Pages

sábado, 5 de janeiro de 2013

"Deixar de ser freira foi uma decisão muito difícil: eu só rezava e chorava" Genilda Medeiros


Quem se desloca até a Igreja de Santa Maria Madalena para resolver algum assunto na área administrativa da Paróquia, encontrará uma turma dedicada e com sorrisos de ponta a ponta para servir a comunidade de União dos Palmares. Ontem, dia 03, ao devolver meu dízimo aproveitei para conversar com minha amiga Genilda de Medeiros Cavalcante. 

De família católica praticante, Genilda Medeiros, sempre teve contatos com outros religiosos da Igreja como as irmãs Missionárias de Jesus Sacrificado, que faziam trabalhos de comunidade de base. Vendo a dedicação e a maneira como as Irmãs trabalhavam com a população, sentiu despertar nela a vontade de seguir os mesmos passos, nessa época tinha 17 anos e já prestava alguns serviços para paróquia como: catequista e encontros vocacionais.

Mesmo convivendo com as irmãs Missionárias de Jesus Sacrificado, Genilda não recebeu convite para participar da Congregação delas e a vontade de seguir a vida religiosa era cada vez maior, foi quando conheceu as Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Amparo em Maceió. Em casa conversando com os pais ela informou sua vontade de seguir à vida religiosa. A princípio seu pai não gostou já que a filha era muito presente na família e caseira. Por ser a filha mais velha, seu João Medeiros era muito apegado a Genilda, dias depois sua mãe conversou com o marido e ele acabou aceitando sua decisão.  

Genilda disse que pensou muito em sua ida para uma Congregação no Rio de Janeiro, uma decisão difícil já que era em União que estava sua família, seus amigos e seu trabalho como professora. Mas o amor maior pela vida religiosa e a Jesus Cristo fez com que ela viajasse Medeiros disse que fazia muitas orações para que Deus a iluminasse sobre essa decisão e assim  "a viagem ao Rio de Janeiro foi minha primeira viagem na vida e sem minha família". Acrescenta.

Na congregação Franciscana de Nossa senhora do Amparo, ela passou 10 anos entre as cidades de Petrópolis, Barra Mansa e Jacarepaguá. Genilda Medeiros disse que os 10 anos que esteve ao lado das demais Irmãs foram fundamentais em sua vida, "foi meu grande retiro espiritual, se fosse para tomar essa decisão faria tudo novamente". A Congregação no Rio de Janeiro era uma escola doméstica, onde as Irmãs cuidavam de meninas carentes. Porém diz que nem tudo são flores, pois conviveu com mais de 20 mulheres de culturas diferentes e em certas ocasiões era muito difícil. Segundo Genilda,  muitas freiras se comportavam como se Jesus não tivesse ressuscitado, viviam mal humoradas e ela não entendia porque era preciso tanto "endurecimento" para servir a Deus. (com lágrimas nos olhos nesse momento)

Fora alguns pequenos conflitos de convivência, ela sofria por não está ao lado da mãe e dos irmãos já que seu João estava muito doente. Em 1990 com a morte do pai e saudades da família Genilda não renovou seus votos temporários, resolveu falar com a superiora e voltou para casa. A decisão de vim embora para Alagoas foi mais difícil ainda, ela disse que nessa época só rezava e chorava. O apoio dos familiares e amigos foi fundamental para seu regresso à casa paterna.

As 45 anos trabalhando como secretária paroquial, ela continua em sua missão espiritual aonde vai às missas na Paróquia de Santa Maria Madalena e continua fazendo suas orações a Deus em um cantinho na sua residência.

Genilda e Eduardo Ferreira  companheiro de trabalho. Nesta foto com as amigas Gorete e Mévylla

Conheça os planos do secretário da Infância e Juventude, Sérgio Rogério

Durante todo o mês de Janeiro o União Urgente estará divulgando para os seus leitores uma serie de entrevistas com alguns dos novos secretários do município, com objetivo de fazer com que o leitor passe a conhecer um pouco do trabalho e das metas estabelecidas nas secretarias do município.

A primeira entrevista a ser divulgada foi feita com o Secretário da Infância e Juventude, Sérgio Rogério nesta sexta-feira (04/01) no prédio da secretaria de cultura, pois a secretaria de infância e juventude ainda não tem sede definida. Em um papo descontraído com a equipe do site, Sérgio se disse contente e entusiasmado com a nova missão.

O novo secretário da infância e juventude nos revelou alguns projetos que ele e sua equipe estão planejando. “Temos vários projetos um deles será realizado logo, logo. Vai ser uma semana de poesia, redação e fotografia. O tema e a data ainda estão para serem definidas, mas com certeza este projeto será realizado”. Disse.

“Vamos procurar os desbravadores, os jovens franciscanos, jovens espíritas, já falei com pessoal do conselho tutelar... Estou procurando todos que trabalham com algum tipo de organização para nos ajudar, quanto mais ajuda melhor”. Destacou Sérgio.

Sérgio também falou sobre a sede da secretaria. “Esse aqui é o prédio da secretaria de cultura, não é o nosso, mas já que não temos teto ficamos por aqui mesmo, a ideia é alugar um local próximo à prefeitura que é um local de maior facilidade de acesso”. Disse o novo secretario da Infância e Juventude.

Sobre a equipe e a parte dos recursos da secretaria Sergio afirmou que ainda não contratou ninguém. “Ainda não contratamos ninguém, só a partir de fevereiro. A prefeitura ainda vai liberar uma determinada quantia para cada secretaria. A secretaria de infância e juventude só pode contratar 3 servidores.” Destacou Sérgio Rogério.

Por fim Sérgio Rogério falou sobre o papel da secretaria dirigida por ele na sociedade. “O objetivo é fazer tudo que venha ajudar a juventude, vamos movimentar a juventude e ponderar objetivos, esse é o objetivo do governo”. Destacou Sergio.
Desejamos ao Sergio Rogério um ótimo trabalho.


Esta foi à primeira das entrevistas feitas pela equipe do site com o novo secretariado do prefeito Beto Baía, amanha divulgaremos a entrevista com Kleber Marques, novo secretário de esportes do nosso município. 
Blog União Urgente

Vamos MALHAR?


Ano novo. Hora de colocar em prática as prioridades que foram traçadas no ano anterior. Para muitos brasileiros é tarefa árdua encontrar uma roupa no guarda-roupa que favoreça uma silhueta mais "fininha". O verão, clima mas esperado pelos brasileiros, é um convite para um mergulho no mar ou passar horas a beira da piscina, mas para isso é preciso estar bem com o próprio corpo.

Diminuir uns números na balança também é para mim prioridade nesse novo ano de 2013, ontem dia 02, fui fazer minha avaliação na academia Corpo Total do amigo Jefferson Marques Amaral, que muito atencioso conversou comigo sobre minha saúde e respondi um questionário que será utilizado para fazer meu programa de exercícios. Segundo Jefferson, essa primeira semana será de testes para analizar meu condicionamento e um programa leve para que meu corpo possa agir positivamente a esses exercícios.   
 
Formado em educação física, Jefferson Amaral começou como instrutor de academia há dez anos, na época a academia era de propriedade da personal trainer Cleônia. Depois que Cleônia foi embora da cidade ele assumiu os negócios a 5 anos atrás. Jefferson disse que o verão favorece o aumento da clientela, pois muitas pessoas estão de férias. Ainda segundo o educador físico, muitas pessoas vêm à academia iludidas por falsas promessas de emagrecimento rápido, já que a mídia produz histórias de pessoas que conseguiram emagrecer usando um determinado medicamento ou fazendo uso de um aparelho de ginástica. E também a influência das celebridades que fazem campanhas por um corpo inatigível para a maioria dos mortais. Sobre isso ele diz "as pessoas hoje em dia têm mais acesso às informações, seja na TV ou internet, mas o importante é sabe filtrar essas informações".

Como jovem de 28 anos, Jefferson tem um público grande de jovens na academia, onde aumenta sua responsabilidade em orientar esses clientes sobre o perigo de anabolizantes e outras práticas erradas para quem quer ter um corpo saudável. Segundo ele, a busca por qualidade de uma vida melhor era para ser o principal motivo para a prática de exercícios. Como praticante de algumas modalidades marciais como o jiu jitsu, divide seu tempo dedicando ao trabalho, aos estudos e sempre fazendo seu próprio horário para manter o corpo e a mente sã.  

A academia Corpo Total, localizada defronte a Praça Basiliano Sarmento, é uma das mais antigas de União, lá o usuário pode utilizar diversos aparelhos de ginástica em um ambiente amplo e ventilado. No primeiro dia do ano alguns clientes já demonstravam disposição para renovar as energias para 2013.
        


 Maiores informações entre em contato com o personal trainer, pelos telefones: 9110-5566 e 9972-0012

Carta de Sanelva Aragão Pereira para seu filho Antônio Aragão

Maurino Véras e Antônio Aragão (barba) e outros locutores na cabine do auto-falante da festa de Santa Maria Madalena em fevereiro de 1972.

Divirta-se

 
Dia 19/01 Leitura na Praça
Você está convidado(a) a comparecer, ler, compartilhar leituras e bate-papo hoje na Praça Padre Cícero a partir das 19:00h. O participante vai encontrar uma grande variedade, literatura infantil, infanto-juveni, religioso, científicos, auto-ajuda, biografias, ficção, romance, institucional e muitos outros gêneros, aproveitem para levar livros que encantam você.

Saiba mais sobre a Leitura na Praça, click AQUI
Dias 19 e 20/01 Festa de São Sebatião em Ibateguara.
Dia 20/01 às 16h Procissão do Mastro.
 
Dia 20/01 na avenida Os Fecha Bar 2013,
com Missinho e Banda Pega Fogo Cabaré.
 Dia 20/01 Os Carroceiros do Amor – 13 Anos com Alcymar Monteiro, Mano Walter e Dj Caroço.

Universitários de União dos Palmares não pagarão transporte para se deslocar até as faculdades



Os mais de 600 estudantes universitários de União, que se deslocam para estudar em Maceió e Murici, não pagarão taxa nos ônibus escolares que fazem o transporte para as universidades. A informação foi prestada pelo presidente da entidade, Igor Monteiro, estudante de Letras.

O problema do deslocamento dos estudantes se arrasta há mais de dez anos, e até o final do ano passado, cada estudante pagava R$28 por semana até Maceió e há pouco mais de um ano, R$18 até Murici.  A luta pela gratuidade é antiga e várias mobilizações dos estudantes de União dos Palmares foram realizadas.

Segundo Igor Monteiro, em 2009, até pneus foram queimados para chamar a atenção do poder público, que pouco contribuiu com a classe dos universitários. No mesmo ano foi criada a Associação Municipal dos Estudantes – AMES, entidade que representa os universitários, mas poucos foram os avanços conseguidos. “Com o passar dos anos, a passagem só aumentava”, disse ele.

Reativada em 2012, a AMES recomeçou a luta pela gratuidade; o ano era de eleição. “Dos dois candidatos a prefeito que foram procurados, apenas o médico Beto Baía (PSD), candidato da oposição que derrotou o ex-governador Manoel Gomes de Barros (PSDB), numa eleição histórica,  assinou um termo de compromisso com a entidade e com a classe dos universitários”, observa Monteiro.

“Beto, sempre em seus discursos nos palanques ou mesmo nas entrevistas, abordava a gratuidade do transporte para os universitários e, em nenhum momento, voltou atrás em sua fala”, explicou o presidente da AMES.

Igor Monteiro destaca que numa reunião no dia 1° de setembro, durante a assinatura do Pacto Nacional Pela Juventude, Beto Baía destacou o seguinte: “Não podemos pensar em juventude sem pensar em educação; o compromisso do meu governo com os universitários será cumprido”.

Segundo o presidente da entidade dos estudantes, após a eleição, a nova gestão foi procurada e reafirmou o compromisso com os estudantes, trabalhou as estratégias para colocar em prática o transporte gratuito. “Foram realizadas reuniões com a Secretaria de Educação e com o secretário Ricardo Praxedes. Ele disse que o prefeito Beto Baía nunca iria se furtar desse compromisso com a classe estudantil de União”, explica.

O presidente da AMES informa que a partir de segunda-feira, 7, os estudantes não pagarão  para ir estudar nas faculdades da capital. “A AMES, entidade que os representa, será a responsável pela fiscalização dos estudantes nos ônibus, elaboração de mapas, avisos e a ponte entre o poder público e alunos”.

“Foi uma vitória da classe estudantil que ficará marcada na história do município, quantos alunos se formaram pagando uma verdadeira fortuna com o transporte, e outros até morreram sem alcançar essa gratuidade”, finaliza Igor Monteiro.

Ascon