Pages

quarta-feira, 4 de outubro de 2017

Professores de União dos Palmares entram em greve por tempo indeterminado

Categoria pede reajuste salarial de 7,64% e ajustes no Plano de Cargos e Carreiras. Prefeitura alega crise e ofereceu aumento de 3%.


Professores da rede Municipal de União dos Palmares, Zona da Mata de Alagoas, entraram em greve por tempo indeterminado nesta quarta-feira (4). Eles pedem reajuste salarial de 7,64 %, além de ajustes no Plano de Cargos e Carreiras.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores de Educação de Alagoas (Sinteal), a prefeitura chamou a categoria para negociar, e ofereceu um reajuste de 3%. A proposta não foi aceita pelos trabalhadores.
Procurada pela reportagem, a assessoria de comunicação da Prefeitura de União dos Palmares informou que não pode oferecer reajuste superior a 3% por conta da crise financeira. A queda no repasse do Fundo de Participação dos Município (FPM) é apontada como um dos impeditivos para um aumento na proposta.
A prefeitura informou também que além do percentual de aumento se comprometeu a não descontar dos servidores os dias parados e a abrir uma nova negociação em 2018.

Negociação

Segundo Darci Acioli Silveira, secretária de Assuntos Municipais do Sinteal, a greve foi aprovada por assembleia realizada pelos servidores do município.
“Nós estamos pedindo um reajuste de 7,64%, de acordo com a Lei do Piso Nacional. O município apresentou uma proposta menor, mas sabemos que a prefeitura pode aumentar esse percentual. Acreditamos que há condições de dar nosso aumento, e estamos trabalhando para que a prefeitura enxugue a folha para conceder o que pedimos”, explica Darci.
Ainda segundo ela, a categoria se comprometeu a manter os 30% mínimos de funcionamento das escolas, como manda a lei. “É impossível a rede parar 100%, porque além de respeitar a legislação, temos muitos temporários e monitores contratados nas unidades de ensino”.
Uma passeata pelas ruas do município marcou o início da paralisação. Na sexta (6), os servidores farão uma nova assembleia para avaliar os rumos da greve. O Sinteal diz que até lá espera receber uma nova proposta da prefeitura.

Fonte: G1

#ACORDABRASIL

Hoje é dia do Agente Comunitário de Saúde