Pages

terça-feira, 12 de abril de 2011

Alagoas Ganha Mais 20 Bibliotecas do Programa Arca das Letras

União dos Palmares é uma das cidades contempladas

O Ministério do Desenvolvimento Agrário, por meio da Secretaria de Reordenamento Agrário e da Delegacia Federal do MDA em Alagoas, e o Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas (MMTRP-AL) vão entregar, nesta terça-feira (12), vinte bibliotecas do Programa Arca das Letras para comunidades rurais de 10 municípios de Alagoas. As atividades terão início ás 14h com a capacitação de 40 agentes de leitura, moradores das comunidades que ficarão responsáveis pela administração das bibliotecas. Às 17h acontecerá a solenidade de diplomação dos agentes de leitura e de entrega das bibliotecas às comunidades rurais dos municípios de Anadia, Arapiraca, Canapi, Feira Grande, Igreja nova, Limoeiro de Anadia, Maragogi, Mata Grande, Santana do Mundaú e União dos Palmares

O evento será realizado na sede do MMTRP-AL, na Rua General Hermes, 1481, Bom Parto, Maceió (AL). O Movimento de Mulheres Trabalhadoras Rurais e Pescadoras de Alagoas tem parceria com as organizações não-governamentais Rainbow of Hope for Children (Canadá) e ActionAid (Inglaterra). A organização conseguiu apoio das duas entidades para doação dos móveis-arca para as comunidades que vão receber as bibliotecas. Com a iniciativa o movimento pretende ampliar o Programa Arca das Letras a mais áreas de atuação do MMTRP-AL.

Em 2009, sete comunidades com atuação de grupos de mulheres do movimento receberam as bibliotecas. Em 2010, as bibliotecas foram avaliadas e constatou-se o aumento no número de leitores, a grande frequência de crianças e, também, de leitores adultos e muita procura por literatura infantil, além de melhoria no desempenho escolar dos estudantes. Esses resultados estimularam a busca de parcerias para implantar mais bibliotecas nas áreas do MMTRP-AL.

O Programa Arca da Letras, criado em 2003 pelo MDA, já implantou mais de 8.200 bibliotecas em comunidades de agricultores familiares, indígenas, quilombolas, ribeirinhos e em colonias de pescadores de todos os estados do Brasil. As bibliotecas disseminam informações úteis para o desenvolvimento comunitário e das atividades produtivas e incentivam a leitura no meio rural. Em Alagoas o programa já implantou 120 bibliotecas em 54 municípios. O trabalho nas bibliotecas é realizado por mais de 240 voluntários que emprestam os livros e cuidam para garantir bons resultados na ampliação do interesse pela leitura junto a mais de 31 mil famílias campesinas.

Programação:
12 de abril de 2011 – terça-feira – Maceió/AL
14h – Capacitação de 40 agentes de leitura de comunidades rurais de Alagoas
17h – Solenidade de entrega de 20 bibliotecas rurais Arca das Letras e diplomação dos agentes de leitura

Local:
Sede do MMTRP-AL – Rua General Hermes, 1481, Bom Parto - Maceió/AL
Informações: (61) 2020-0201 (Arca das Letras/MDA) ou (82) 3372-5292 – mmtr-al@uol.com.br
www.mda.gov.br

Audiência Pública









Fotos José Marcelo Pereira e João Paulo Farias

Aconteceu hoje na Câmara Municipal a Audiência Pública sobre a construção do Campus Zumbi dos Palmares, da UNEAL. Estiveram presentes os vereadores palmarinos, o Deputado Estadual Judson Cabral (PT), Ricardo Santa Rosa, representando o Deputado Estadual João Henrique Caldas, o secretário de Educação de Branquinha Gervázio Lopes, Laudirege Fernandes Lima, ex-Reitora da UNEAL, representando o secretário estadual de Educação, o Magnífico Reitor da Universidade Estadual de Alagoas Jairo Campos, o Diretor do Campos Zumbi dos Palmares Reinaido Sousa, o Professor Otoniel Felizardo de Souza, a ex-vereadora Genisete Lucena.

O plenário da Câmara estava lotado com professores, servidores e alunos da UNEAL, de representantes de entidades cívis, populares e imprensa.

O principal objetivo da reunião era a conseguir a união de forças em prol da construção do Campus V. O professor Jairo Campos expôs em seu discurso que a dois anos a UNEAL recebeu da prefeitura de União dos Palmares um terreno para a construção do Campus e até hoje não tem definido nada em relação a sua construção.

De acordo com o Reitor, a Audiência Pública é para buscar apoio para a Istituição como um todo e que ela ocorrerá nas cidades onde a UNEAL tem sedes. Na Audiência de hoje foram coletadas assinaturas e apoio para que possam sensibilizar o Governador Teotônio Vilela, em reunião marcada para dia 14 próximo.

Todos os membros da mesa que fizeram uso do microfone mostraram sua solidariedade à causa e se dispusseram a buscar meios que facilitem a construção do Campus. Além dos membros da mesa, o público presente teve a oportunidade de falar também. Oportunidade bem aproveitada pelo blogueiro e servidor da UNEAL Sérgio Rogério e Genisete Lucena, que falaram da importância da Universidade.

A UNEAL é muito importante para a educação no interior do Estado, assim é também em União dos Palmares e nas cidades vizinhas. A construção do Campus iria melhorar as condições de alunos e professores, também criaria novos cursos e vagas. Ajudando na transformação social da região.

Essa é uma causa que deve ser abraçada por todos os palmarinos e vizinhos.

Minha Mãe Por Sthefany Kelly

Como é bom saber que você existe na minha vida, como é bom sentir o seu abraço, como é bom ouvir teus conselhos, descobri coisas novas, olhar e vê um amor sincero que existe do teu coração humilde.

Mãe, tens o dom te cuidar, te amar, perdoar, acolher, sorrir, brigar, repreender, aconselhar. És realmente a MINHA VIDA. Quantas vezes, me vi dependente desse amor, quantas vezes pedi a Deus em oração pra nunca te levar pra longe de mim, mas eu sei que isso é impossível, porque todos nós um dia vamos.

Hoje nas minhas orações eu peço que demore muito, muito, muito, mais muito tempo pra que ela vá embora. Porque eu não vou superar tanta dor =/ . Toda manhã quando acordo ouço sua voz : Olha a hora!. E La vou eu, tomar banho, comer e ir trabalhar.

Muitas vezes quando demoro pra voltar pra casa na hora do almoço ela liga pra mim, dizendo: Eii, moça vem almoçar não é? Eu falo: Vou sim, chego já, rs. Sei que mãe só muda de nome e endereço, mas a minha mãe Deus não poderia ter escolhido melhor.

Tudo que hoje eu sou devo a ELA, tudo que conquistei e aprendi foi com o esforço e cuidado dessa mulher guerreira chamada:

MARIA MADALENA FERREIRA FORTUNATO (L).

Blog Querido Diario,

Zona Rural de São José da Laje


As fotos que vocês estão vendo foram tiradas em agosto de 2010 para meu TCC em parceria com o estudante Thiago Ramos, da Universidade Estadual de Alagoas UNEAL. O assunto abordado no trabalho foram os impactos positivos e negativos da instalação da Usina Serra Grande, na cidade de São José da Laje.

Além das fotos tivemos que fazer uma pesquisa com moradores da zona rural e da cidade. Por isso viajei algumas vezes ao município. Não vou falar do TCC aqui, porém posso destacar que tanto eu quanto Thiago nos demos bem tratando desse tema.

Algo que me chamou atenção foi a arquitetura dos prédios da usina. Além de serem belíssimas, as construções do século passado estão bem conservadas. Ainda hoje são utilizadas pelos funcionários da usina.

Zona rural por se só já rende boas fotos. Seja pelas paisagens da natureza, pelos animais ou simplesmente pela população do lugar. Mesmo sendo cansativo, já que muitas vezes íamos para o campo fazer as pesquisas, fotografar, colher algum depoimento. Eu sempre ia na garupa da moto (como se ver em algumas imagens) e as estradas nem sempre estão boas e isso era desgastante para ambos.









Click Nas fotos para ver em tamanho maior