Pages

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Professor: confira o que você NÃO deve dizer aos seus alunos

 A maneira de tratar os estudantes durante as aulas pode fazer toda a diferença no aprendizado

Ser um bom educador é uma tarefa que envolve muitos desafios. Para garantir um bom aproveitamento das aulas e fazer com que os alunos rendam, o professor deve estar bem preparado para lidar com a turma da melhor maneira possível.


A maneira de tratar os estudantes durante as aulas pode fazer toda a diferença no aprendizado e na motivação da classe. È necessário que o educador saiba como lidar com diferentes perfis ao longo de sua carreira.

Confira a seguir as principais atitudes que um professor NÃO deve assumir em sala de aula:

1- Não deixar claro as propostas das atividades
Os alunos precisam identificar o sentido das suas tarefas para manter o interesse nelas. Lembre-se: as normas acadêmicas muitas vezes não são significativas para eles. Caso você não esteja conseguindo manter a atenção da turma, está na hora de procurar mudar o padrão das atividades trabalhadas em sala.

2- Forçar os alunos a lerem alto
A leitura é, sem dúvida, fundamental para a alfabetização dos alunos. Entretanto, não é confortável para alguns alunos muito tímidos lerem em voz alta. Procure não obrigá-los a lerem em voz alta caso eles realmente não queiram. Isso evitará possíveis situações constrangedoras.


3- Preocupar os estudantes
Bons professores não motivam os seus alunos através com medos ou preocupações. Encontre uma outra saída para incentivar a turma a participar das aulas.

4- Definir objetivos “vazios”
Procure auxiliar o estudante para que ele persiga metas significativas. Não diga aos seus alunos para procurarem estabelecer seus próprios objetivos sem mostrar a eles como fazer isso da melhor maneira possível.

5- Sempre unir a escola com o “mundo real”
Procure não iludir os estudantes. Existem certos assuntos que não serão usados por eles, dependendo da área profissional escolhida.

6- Comparar os alunos
Nunca compare os seus alunos com irmãos, pais ou amigos. Isso pode fazer com que ele perca a sua própria personalidade.

Incorpore essas dicas no seu perfil de professor e alcance ainda mais sucesso em sua carreira!