Pages

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Funcionários do hotel, agentes de turismo desestimulam a visita ao Quilombo dos Palmares, perguntando: "Por que vocês querem ir pra lá? Não tem nada lá" Disse a escritora carioca

A frase foi dita pela escritora carioca Sonia Rosa que relatou das dificuldades para realizar o sonho de conhecer o solo sagrado do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em União dos Palmares, AL.
Foi uma tarefa hercúlea para chegar até aqui a Serra, ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
O que mais me causou surpresa foi o desconhecimento do próprio povo alagoano por essa história tão fartamente rica, acontecida neste sitio histórico. Há certa resistência coletiva de dar visibilidade a história de Zumbi e tantos heróis negros.
Na praia do Gunga busquei informações com um rapaz negro, de uns 24 anos e perguntei-lhe da Serra e ele respondeu que não sabia de qual Serra eu falava, e muito menos conhecia Zumbi.
Em Maceió não foi diferente funcionários do hotel, agentes de turismo desestimulavam a visita dizendo: Por que vocês querem ir lá? Não tem nada  lá. .É muito difícil a subida, etc e tal.
E ao contratarmos com uma taxista em Maceió, o Welligthon ele disse: Dirijo a 20 anos e nunca nenhum turista me pediu informações sobre como ir à Serra.
Por que colocam tantas dificuldades para chegar até aqui? Por que invisibilizam a história de pret@s? Questiona Sônia.  E, acrescenta:-  outro grande problema é a flagrante ausência de sinalização.
Por que não há sinalização?
Depois dos relatos indignados de Sonia e seu marido, o músico Maneco Dias, perguntei-lhes da impressão de  conhecer a Serra  da Barriga e Maneco afirmou: A energia espiritual é muito forte,mas a estrada  é uma desgraça.

É hoje: Celebração 50 anos de sacerdócio


Será dia 11 a entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga


Uma série de eventos em Maceió e União dos Palmares, em Alagoas, marcam as comemorações do Mês da Consciência Negra e da entrega do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga, onde no passado existiu o célebre Quilombo dos Palmares. As atividades começam na próxima quarta-feira, 8 de novembro, e seguem até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra.

A programação é fruto de parcerias da Fundação Cultural Palmares (FCP) com instituições como Ministério da Cultura (MinC), Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Governo de Alagoas e Prefeitura de União dos Palmares. Na quarta-feira, às 19h, acontece a abertura oficial da XV Reunião da Comissão de  Patrimônio Cultural (CPC) do Mercosul, no Teatro Marechal Deodoro, na capital alagoana.

A Conferência continua na quinta-feira (9) e sexta-feira (10), na Associação Comercial de Alagoas, no bairro histórico do Jaraguá, em Maceió. Na sexta, às 11h, haverá apresentação do Plano de Gestão da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul.

No sábado (11), às 11h, acontece a Cerimônia de Certificação da Serra da Barriga como Patrimônio Cultural do Mercosul, com a participação do presidente da Fundação Palmares, Erivaldo Oliveira, de autoridades federais, municipais e estaduais e representantes dos quilombolas, do Movimento Negro e de outros setores da sociedade civil.

A Fundação Cultural Palmares é responsável pela gestão do Parque Memorial Quilombo dos Palmares, espaço que reconstitui um pouco da história dos afro-brasileiros que se rebelaram contra a escravidão. A FCP teve participação ativa na campanha que culminou na concessão do título de Patrimônio Cultural do Mercosul à Serra da Barriga. No dia 20 de novembro, durante as comemorações da Consciência Negra, será instalado o Comitê Gestor e apresentado o dossiê que embasou a candidatura da Serra da Barriga.