Pages

quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Funcionários do hotel, agentes de turismo desestimulam a visita ao Quilombo dos Palmares, perguntando: "Por que vocês querem ir pra lá? Não tem nada lá" Disse a escritora carioca

A frase foi dita pela escritora carioca Sonia Rosa que relatou das dificuldades para realizar o sonho de conhecer o solo sagrado do Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga em União dos Palmares, AL.
Foi uma tarefa hercúlea para chegar até aqui a Serra, ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares.
O que mais me causou surpresa foi o desconhecimento do próprio povo alagoano por essa história tão fartamente rica, acontecida neste sitio histórico. Há certa resistência coletiva de dar visibilidade a história de Zumbi e tantos heróis negros.
Na praia do Gunga busquei informações com um rapaz negro, de uns 24 anos e perguntei-lhe da Serra e ele respondeu que não sabia de qual Serra eu falava, e muito menos conhecia Zumbi.
Em Maceió não foi diferente funcionários do hotel, agentes de turismo desestimulavam a visita dizendo: Por que vocês querem ir lá? Não tem nada  lá. .É muito difícil a subida, etc e tal.
E ao contratarmos com uma taxista em Maceió, o Welligthon ele disse: Dirijo a 20 anos e nunca nenhum turista me pediu informações sobre como ir à Serra.
Por que colocam tantas dificuldades para chegar até aqui? Por que invisibilizam a história de pret@s? Questiona Sônia.  E, acrescenta:-  outro grande problema é a flagrante ausência de sinalização.
Por que não há sinalização?
Depois dos relatos indignados de Sonia e seu marido, o músico Maneco Dias, perguntei-lhes da impressão de  conhecer a Serra  da Barriga e Maneco afirmou: A energia espiritual é muito forte,mas a estrada  é uma desgraça.

2 comentários:

  1. Nasci e me criei ai em União dos Palmares, sempre participeicom orgulho de muitas atividades culturais e sendo pra mim uma das mais importantes fiz parte da banda afro revolução durante amor e conhecendo muito bem a história de nosso município fico indignada com a carência de divulgação.Hj moro em São Paulo há 15 anos onde já arrumei muitas discussões por conta de divulgação de histórias falsas:onde nos livros de história daqui a Serra da barriga é localizada em Palmares/PE. Onde até discuti várias vezes com os professores de historia de minhas filhas. Fui outro vez convidada a falar sob a história de Zumbi dos Palmares na escola delas.
    E vendo esse relato não me surpreendo pois fora de União á a história é muito distorcida.
    Até acho q seria um grande tema á a ser implantado em pautas aos nossos dirigentes.
    Boa noite.
    Acompanho e gosto muito do seu trabalho.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito triste o desinteresse dos GOVERNOS em não divulgar a luta do LÍDER NEGRO ZUMBI DOS PALMARES. Mas tenho esperança que Zumbi e muitos guerreiros que viveram no Quilombo dos Palmares, ainda sejam reconhecidos.

      Olhe vc mesma dando sua contribuição, para que a história certa, seja contada.

      Mudando de assunto... Vc tem fotos da época em que morava aqui e fazia parte da banda?

      Abraços.

      Excluir

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!