Pages

sexta-feira, 4 de abril de 2014

A Semed realizou mais uma capacitação da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro



A Semed realizou mais uma capacitação da Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro. O evento ocorreu no mini auditório da secretaria, no centro da cidade.
Uma média de 80 professores, da cidade e do campo, participaram da capacitação. Todos os gêneros literários estão inseridos na Olimpíada: poesias, crônicas, artigo de opinião e memória literária. Esta formação continuada é uma fase preparatória para a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro e ocorre em todo o Brasil. Neste ano, ocorre a capacitação e formação de professores e somente no ano que vem haverá o concurso.
A OLIMPÍADA
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro, destinada aos professores e alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de todo o país, é realizada de dois em dois anos e neste intervalo de tempo, são executadas ações de formação presencial e a distância para professores.
Também são realizados estudos e pesquisas, elaboração e produção de recursos e materiais educativos com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.
A Olimpíada é dividida em cinco etapas: Escolar, Municipal, Estadual, Regional e Nacional. Os textos são avaliados por Comissões Julgadoras. Os vencedores (professores, alunos e escola) receberão prêmios que variam entre medalhas, notebooks com impressora, tablets, além de livros, microcomputadores e retroprojetor.
A Olimpíada de Língua Portuguesa – Escrevendo o Futuro é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação (Cenpec), Cultura e Ação Comunitária, a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem como parceiros na execução das ações o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Canal Futura.
Ascom / SEMED
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Educação realiza palestras de promoção à paz em comunidade



O Programa Municipal de Promoção á Paz nas Escolas e nas Famílias (PROMEPAZ) está realizando um ciclo de palestras nas comunidades em que estão inseridas as escolas do município. Com o objetivo de fortalecer a comunidade na prevenção à violência e na promoção da paz, a equipe do programa municipal está discutindo com as pessoas as problemáticas das famílias, da sociedade e do convívio escolar. 

Na última quarta-feira (2) foi à vez da Associação dos Deficientes Físicos de União dos Palmares (ADEFUP) localizada no bairro Roberto Correia de Araújo, onde associados tiveram uma palestra com a psicóloga Ana Karina Albuquerque, sobre “Dependentes Químicos”.

O que é dependência, os efeitos, quais são as drogas mais comuns, como reconhecer um usuário, formas de prevenir, meios de recuperar. Foram algumas das perguntas respondidas durante a palestra. 

O objetivo é promover na escola e comunidade a promoção da paz, e a ADEFUP é uma instituição social inserida na comunidade atendida pela Escola Municipal Salomé da Rocha Barros. Revelou a professora e coordenadora do programa, Ana Cardoso.


Ascom / SEMED

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Fotos especiais

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter