Pages

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Programação do Mês da Consciência Negra - 2013

Hoje tem Show do GoG e Nel do Reggae. Local – Praça Basiliano Sarmento, a partir das 18h

Banda Vibrações vai tocar hoje em União dos Palmares?

Na agenda do site da Banda Vibrações tudo certo pra hoje à noite, veja AQUI. Porém na nova programação que a Fundação Cultural Palmares, mandou para o blog não tem mais a apresentação do grupo. E agora??

Esportistas de Alagoas se reúnem em União dos Palmares para celebrar a capoeira


Aconteceu no final de semana no auditório da Prefeitura Municipal de União dos Palmares, o III Fórum Palmarino de Capoeira e II Campeonato Palmarino de Capoeira. O evento voltado para os praticantes da capoeira contou com nomes importantes do esporte.

Os responsáveis pela implantação da capoeira em União dos Palmares estavam no evento, Lizanel Cândido da Silva (Mestre Jacaré) e Manoel Cabral (Nel do Reggae). Eles foram os primeiros a trazer a capoeira ao município em 05 de janeiro de 1987.

Mestre Jacaré, emocionado, falou das dificuldades da época que vinha de Maceió de bicicleta para as aulas em União. Em sua fala desabafos de quem sempre pediu apoio para a arte da capoeira e nem sempre recebeu um "sim" como resposta. "Hoje aprendi que não preciso de muito, para praticar capoeira, não fico triste quando não vejo um público grande nos encontros", disse. O experiente capoeirista terminou dizendo que os próprios companheiros de esporte não tem respeito pela cultura: "quantas vezes saio de Maceió para os eventos no interior e chego primeiro no lugar, antes que muitos que moram na cidade".

O Mestre Elias Bruno de Lima, Presidente da Associação de Capoeira Quilombo dos Palmares (ACQP), relatou no evento alguns compromissos que tem como presidente da associação e o que os capoeiristas vem ganhando com a união do grupo. Mestre Elias comentou que "enquanto capoeirista temos que ter mais compromisso e com isso poderemos ter mais credibilidade. Com a ACQP podemos ser mais fortes". O mestre lamentou a falta de muitos companheiros no evento.

Há dois anos como presidente da ACQP Mestre Elias falou do lado social do esporte: "todo primeiro domingo do mês os sócios levam algumas cestas básicas para alguns moradores necessitados da nossa cidade. É uma felicidade geral, para nós e, principalmente, para que recebe os alimentos", disse.

O secretario de educação Ricardo Praxedes tranquilizou os capoeiristas dizendo "em 2014 iremos continuar com a nossa parceria, seja apoiando nos eventos como levando a arte da capoeira para as escolas do município". Ricardo Praxedes falou que ficou emocionando com as histórias de muitos que largaram o vício das drogas por apreço ao esporte.

Nel do Reggae aproveitou o momento para dizer: "tudo começa na educação e sabemos o quanto como profissionais podemos ajudar na educação dos estudantes palmarinos". E completou "o esporte não só tira os jovens das drogas, faz muito mais. Eu vejo os resultados nos meus alunos que se tornam responsáveis, amáveis com amigos e familiares". Falando diretamente para o Secretário Ricardo Praxedes, Nel do Reggae disse que a parceria com a secretaria de Educação estava fechada.

Outros mestres falaram que muitos professores de capoeira estão cortando cana em Alagoas e fora do Estado por falta de outra renda financeira. Muitos alunos abandonam as aulas porque também precisam se deslocar para trabalhar em lavouras Brasil afora.

Além dos alunos e mestres de União, estiveram presentes no evento capoeiristas de outras cidade de Alagoas. Estiveram também Maria Aparecida Lopes (Cidinha) da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Ana Maria Cardoso, coordenadora do Promepaz, o radialista Nicanor Filho e o guia de turismo Carlos Vasconcelos. 
 
Todas as fotos AQUI