Pages

terça-feira, 24 de maio de 2016

Estudantes palmarinos relatam emoção de conduzir símbolo olímpico em União dos Palmares

Quando a tocha olímpica chegar a Alagoas, no próximo fim de semana, os corações de três estudantes de duas escolas públicas estaduais de União dos Palmares vão bater mais forte. Chayanne Lima Bernardo da Silva, Márcio Lucas da Silva e Rânele Mara Marques Ferreira vão conduzir o símbolo olímpico pelas ruas da cidade. Eles foram selecionados por meio de um concurso de redação provido nas escolas estaduais Jorge de Lima e Rocha Cavalcanti, em parceria com a Secretaria de Educação de Alagoas (Seduc) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

“Será uma honra enorme conduzir a tocha olímpica em minha cidade; estou muito ansiosa por esse momento”, afirmou a jovem Chayanne, de 13 anos, aluna do 9º ano da Escola Estadual Jorge de Lima. A exemplo do colega de turma Márcio, que também tem 13 anos, ela conquistou esse sonho ao vencer o concurso interno de redação, disputado com mais de 70 alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e que teve como tema “A paz e os jogos olímpicos”.

“Escrevi sobre os ingredientes da paz”, revelou Márcio, acrescentando que um “mundo de paz precisa de mais amor, respeito, cuidado e fraternidade”. Já Chayanne abordou o tema da paz como um sonho possível. “A paz é um sonho que podemos conquistar, com atitudes pacifistas que não colocam em risco a vida de ninguém”, escreveu a estudante. Segundo ela, seus pais estão orgulhosos em saber que a filha vai conduzir o principal símbolo olímpico quando a tocha passar pela terra de Zumbi dos Palmares.

Para Rânele Mara, de 14 anos, a condução da tocha é um momento histórico. “Nem em sonho, eu me imaginava conduzindo a tocha olímpica. Estou muito emocionada”, destacou a aluna da 1ª série do ensino da Escola Estadual Rocha Cavalcanti. De acordo com Karina Thais Rodrigues, diretora adjunta da escola, Rânele disputou essa oportunidade com mais de 80 colegas.

Percurso
A professora Elisabete Melo, gerente da 7ª Gerência Regional de Educação (Gere), informa que a tocha deve chegar em União dos Palmares no dia 30 de maio. “Ainda não temos o trajeto oficial da tocha, nem sabemos ainda de quantos quilômetros será o percurso, mas já temos a informação do local da solenidade”, adiantou Elisabete, acrescentando que a cerimônia deverá ser iniciada no Ginásio de Esportes Manoel Gomes de Barros, que fica localizado na entrada de União dos Palmares.

O símbolo olímpico passa por seis cidades alagoanas: São Sebastião, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Maceió, Murici e União dos Palmares. Conforme a programação, no dia 29 de maio, a tocha sai da cidade de Propriá (SE) e segue para o município de São Sebastião, em Alagoas; depois passa por Arapiraca, São Miguel dos Campos e termina em Maceió.

No dia 30 de maio, a tocha sairá da capital alagoana e seguirá para Murici e depois para União, onde vai subir a Serra da Barriga, para uma homenagem no Memorial de Zumbi. Em seguida, ainda no dia 30, o símbolo olímpico será levado para Pernambuco, onde passará por 11 cidades. A viagem da chama, que começou no dia 3 de maio em Brasília, será encerrada no dia 5 de agosto, quando o último condutor da tocha acenderá a Pira Olímpica durante a Cerimônia de Aberturados Jogos, no Maracanã.

por Agência Alagoas