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sábado, 5 de dezembro de 2015

10 pontos sobre a criatividade que você não aprende na escola

O método brasileiro de ensino atual é algo muito debatido e criticado porque as matérias, que há muitos anos são lecionadas nas escolas, não criam um ser humano para a vida, mas basicamente para que os alunos passem em provas, no vestibular e/ou no ENEM.

Atualmente, a escola é um acumulado de regras, procedimentos e algoritmos. O problema disso? Os alunos decoram e depois que usam se esquecem, pois não há significado maior, um real uso para aquele ensinamento. O conteúdo é apagado da mente porque não há consistência para mantê-lo.



A deficiência no ensino pode ser vista em diversas matérias – como na matemática, já que ela não necessariamente incentiva o desenvolvimento do raciocínio lógico – ou mesmo na falta delas.



Por exemplo, há matérias que estão fora da grade curricular, como nutrição, educação financeira, psicologia e sociologia, e que poderiam contribuir e muito para o desenvolvimento desses jovens.


Temos que pensar que cada ser humano é único. E a pedagogia deve ter como objetivo desenvolver a personalidade de cada um de forma equilibrada e integrada, estimulando um florescimento no jovem que impacte na clareza do raciocínio, equilíbrio emocional e iniciativa de ação.


Essas características podem ser incentivadas através da criatividade que há viva em cada um. A seguir 10 pontos sobre a criatividade que (infelizmente) você não aprendeu na escola:


1. Você é criativo. O artista não é uma pessoa especial, mas cada um de nós é um tipo especial de artista. Cada um de nós nasce como um pensador criativo espontâneo. A única diferença entre as pessoas que são criativas e as pessoas que não são é que as primeiras acreditam que são criativas. Uma vez que você tem uma identidade particular e um conjunto de crenças sobre si mesmo, você se torna interessado em buscar as habilidades necessárias para expressar essa identidade. É por isso que as pessoas que acreditam que são criativas tornam-se criativas.

2. O pensamento criativo é trabalhoso. Você deve ter paixão e determinação em mergulhar no processo de criação de ideias novas e diferentes. E você deve ter paciência para perseverar contra todas as adversidades. Acredite: todos os gênios criativos trabalham apaixonadamente e produzem números incríveis de ideias, das quais a maioria delas são ruins. Shakespeare escreveu 154 sonetos. Alguns são obras-primas, enquanto outros qualquer um poderia ter escrito, e alguns eram simplesmente ruins.

3. Você deve insistir. Quando você está produzindo ideias, você está repondo neurotransmissores ligados a genes que são ligados e desligados em resposta ao que seu cérebro está fazendo, que por sua vez está respondendo aos desafios. Quando você tenta chegar a novas ideias, você está energizando seu cérebro, aumentando o número de contatos entre os neurônios. Quanto mais vezes você tentar obter ideias, mais ativo o seu cérebro se torna, consequentemente, mais criativo você se torna. Se você quiser se tornar um artista, então você terá que pintar todos os dias. Talvez você não se torne outro Vincent van Gogh, mas você vai se tornar mais artista do que alguém que nunca tentou.

4. Seu cérebro não é um computador. Seu cérebro é um sistema dinâmico que evolui seus padrões ao invés de apenas computá-los como um computador. Ele prospera com a energia criativa de experiências reais ou fictícias. Você pode sintetizar uma experiência; literalmente criando-a em sua própria imaginação. O cérebro humano não sabe distinguir a diferença entre uma experiência “real” e uma experiência imaginada. Ou seja, você pode trazer as suas fantasias para a vida.

5. Não há uma resposta certa. A realidade é ambígua. Físicos descobriram que a luz pode ser uma onda ou partículas, dependendo do ponto de vista do observador. A única certeza da vida é a incerteza. Ao tentar obter ideias, é preciso não censurar ou avaliá-las à medida que ocorrem. Nada mata a criatividade mais rápido do que a auto-censura. Pense em todas as suas ideias como possibilidades. O mundo não é preto ou branco. É cinza.

6. Confie em seus instintos. Não se deixe desanimar. Albert Einstein foi expulso da escola; ele falhou no vestibular e foi o único em sua classe de graduação que não teve uma recomendação de um professor. Os pais de Beethoven diziam que ele era muito estúpido para ser um compositor de música. Os colegas de Charles Darwin o chamaram de idiota e que ele estava fazendo “experimentos tolos”, enquanto ele trabalhava em sua teoria da evolução. Walt Disney foi demitido de seu primeiro emprego em um jornal porque “ele não tinha imaginação”. Thomas Edison tinha apenas dois anos de escolaridade formal, era totalmente surdo de um ouvido e foi demitido de seu primeiro emprego como vendedor de jornais e mais tarde demitido de seu emprego como telegrafista; mesmo assim ele se tornou o mais famoso inventor da história dos Estados Unidos.

7. Não existe nada melhor do que o fracasso. Sempre que você tentar fazer algo e não obter sucesso, agradeça pois você aprendeu. Sempre se pergunte: “O que eu aprendi com isso?” e “Isso pode explicar algo que antes eu não saberia como explicar?”. Sempre que alguém lhe disser que nunca cometeu um erro, saiba você está falando com alguém que nunca tentou nada novo.

8. Você não vê as coisas como elas são; você vê a partir de seus olhos. Todas as experiências são neutras. Elas não têm nenhum significado. Você dá a elas significado pela maneira que você escolheu interpretá-las. Se você é um sacerdote, você verá a evidência de Deus em todos os lugares. Se você é um ateu, você vê a ausência de Deus em todos os lugares. Você constrói a sua própria realidade, da maneira que você escolhe interpretar as suas experiências.

9. Não confie em sua primeira perspectiva sobre um problema. Sempre olhe para o problema a partir de múltiplas perspectivas. Lembre-se sempre que os gênios tentam encontrar a perspectiva que mais ninguém observou. Procure maneiras diferentes de olhar para o problema. Pergunte aos seus amigos e estranhos como eles vêem o problema. Peça a uma criança. Como uma criança de dez anos de idade iria resolvê-lo? Peça a um avô. Imagine que você é o problema. Quando você mudar a maneira como você olha as coisas, as coisas já caminham para a mudança.

10. Aprenda a pensar de forma não convencional. Gênios criativos não pensam analiticamente e logicamente. Gênios criativos são pensadores inclusivos, o que significa que eles procuram maneiras de incluir tudo, incluindo coisas que são diferentes e totalmente independentes. Estes novos padrões levam à novas conexões que lhes dão uma maneira diferente de interpretar as informações. Albert Einstein deixou para nós a célebre a frase:
“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado. A imaginação circunda o mundo.”
Por fim, temos que pensar que a criatividade é algo paradoxal. Para criar, uma pessoa precisa ter conhecimento, mas esquecer o conhecimento; deve ver conexões inesperadas, mas não um transtorno mental; deve trabalhar duro, mas gastar o tempo fazendo nada; deve criar muitas ideias, mas a maioria delas serão inúteis; deve olhar para a mesma coisa que todo mundo vê, mas enxergar algo diferente; deve desejar o sucesso, mas abraçar a falha; deve ser persistente, mas não teimoso; e deve ouvir especialistas, mas saber como ignorá-los.
Keep your dreams alive!
 
*Com informações do Creativity Post
Li no http://www.updateordie.com