Pages

terça-feira, 19 de maio de 2015

FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO

Padre Iran Junior
Kleber Marques
Luiz Modas
João Igor
Mario Sérgio

As fotos acima foram tiradas por mim e divulgadas no Blog A Terra da Liberdade, idealizado por Franco Maciel. Durante os 3 anos em que ficou no ar era um dos mais acessados e suas postagem repercutiam nos programas de rádios e redes sociais.

Vendo as fotos que os "personagens" Padre Iran Junior, Kleber Marques, Luiz Modas, João Igor, Mario Sérgio e tantas outras pessoas fotografadas podemos ter uma ideia de como algumas paisagens foram mudadas em União dos Palmares. Por exemplo, nas imagens do radialista Kleber Marques a Praça Benon Maia Gomes (entrada da Rua do Jatobá) e a Escola Santa Maria Madalena não existem mais.

Assim também vemos diferenças nas fotos do estudante João Igor na Praça Antenor Uchoa, hoje totalmente acabada por um número cada vez maior de comerciantes e ambulantes. Nos dias de feira a praça vira um estacionamento de motos.

Nosso atual pároco é José Clerinaldo, acima o vemos vestido a camisa do blog do Padre Iran Junior. No prédio da antiga Loja Mana Tecidos, onde o comunicador Mario Sérgio posou para as fotos hoje é a Loja Terno.Com.

É natural para a Geografia que os espaços geográficos sejam constantemente modificados pela sociedade ou pela própria natureza, como foi o que aconteceu em 18 de junho de 2010 com a última enchente que acabou com diversas ruas aqui no município e por isso surgiu outras em lugares diferentes.

Porém, é triste ver o empobrecimento dos palmarinos em diversos aspectos da sociedade. Muitos que viajam para os Estados de Minas Gerais e Goiás para alimentar suas famílias que residem aqui em União.

Os que têm os papéis e canetas nas mãos só pensam "FARINHA POUCA, MEU PIRÃO PRIMEIRO" e não vemos expectativas para anos melhores. Não temos notícias de criação de empregos, mas somos bombardeados por assaltos, assassinatos, falta de médicos/remédios e etc.

Esses dias li em uma rede social de um aluno palmarino "a máquina do desemprego é fábrica criminosa". A frase me deixou triste e me fez pensar o quanto é triste a situação desses jovens sem nenhuma perspectiva em sua própria terra.

Até quando?

O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação já tem local e data definidos

O evento vai acontecer no Hotel Hitz, Lagoa da Anta, Maceió/AL, nos dia 6 a 9 de junho de 2015, conforme programação anexa.

Alagoas foi escolhido para sediar o Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação – FNCE em setembro do ano passado, quando o Presidente do CEE/AL, Jairo José Campos da Costa, participou do último FNCE em Macapá – AP.  Ao aceitar sediar o evento, à época, o Presidente afirmou em redes sociais, sua alegria em aceitar o desafio, afirmando que “é preciso brindar Alagoas com as discussões sobre educação de altíssimo nível como a que é travada no Fórum”.

A programação do evento conta com momentos de integração e farão visita ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, em União dos Palmares-AL. 

A XLIV plenária do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação
Duas novidades serão implementadas nessa edição, a construção de uma Carta do FNCE à sociedade civil brasileira, bem como a publicação de relatos de experiência de cada Conselho através da publicação de artigos científicos, politizando e academicizando a estrutura organizacional do FNCE.  (Acesse aqui e conheça os procedimentos para proceder com a inscrição)

Dessa forma, cada Conselho Estadual selecionará uma produção que será socializada durante a realização do XLIV FNCE e terá sua disponibilização em mídia digital com ISSN.

Texto: Edvaldo Neneu da Silva