Pages

domingo, 30 de outubro de 2016

5 dicas para se tornar um professor melhor!

Aprenda tudo!


O caminho para se tornar um bom professor de dança é longo. Você precisará de uma base de conhecimento vasta.


Você terá que aprender tudo sobre os estilos de dança que você ensina além de precisar trabalhar estilos que sejam relacionados.


É importante saber diferentes maneiras de ensinar toda essa informação. Como professor eu vou sempre querer saber como outros professores transmitem suas informações. 


Eu não iria apenas fazer aula de outros vários professores (as vezes isso é mais recomendado para professores do que para alunos) mas eu entraria na aula de outros professores para ver se eu conseguiria pegar algo novo. Você precisará ser uma autoridade para ser um bom professor de dança. 


É um processo longo, parabéns por procurar esse post e comece sua jornada.

Entenda estilos de ensinamento e aprendizado.


Você precisa entender todo o básico da dança, conduzir e ser conduzido, técnicas e enfeites, mas você também precisa entender os diferentes estilos para ensinar e aprender. 


Alunos processam as informações de maneiras diferentes, se você estudar esses diferentes estilos você vai conseguir transmitir as informações de formas mais eficientes. Esse é um ponto chave para você começar a aprender os diversos estilos.


Além disso, você também precisa treinar seu estilo de lecionar. Você é centrado no assunto ou nas expectativas do aluno? 


Ambos são estilos válidos, mas entender sua personalidade te ajudará a desenvolver um estilo que se encaixe melhor para você. Tornar-se um bom professor de dança é um processo, sem dúvidas, mas no final você será um professor feliz, melhor sucedido e com alunos que te admiram.

Gere valor


Qual é o seu nicho? Você quer ser igual a todo mundo? Uma vez um professor me disse “Brian, eu nunca vi dois campeões iguais” e aquilo me marcou. 


Mesmo sendo um professor de dança, eu sempre busquei me diferenciar por algo único e exclusivo meu. Preste atenção nos seus pontos fortes e trabalhe eles.


Você é empolgado e dedicado, por exemplo? Excelente, use isso! Faça suas aulas serem divertidas e descontraídas.


Você é mais reservado e técnico? Então se torce um especialista técnico.

Cada dia mais os alunos vão te procurar pelo que você demonstrar ser mais apaixonado, cultive esse sentimento.

Desenvolva sua própria filosofia


Outro professor me disse “Brian, você terá que desenvolver sua linguagem própria para se comunicar com seus alunos”. 


Apesar da dança possuir diversos termos já conhecidos amplamente por todos, alguns conceitos diferentes fogem dessa regra e você terá que saber comunicá-los aos seus alunos.


Nesse momento se torna necessário que você desenvolva sua própria linguagem para se expressar nas aulas. E quanto mais você se dedicar a isso desenvolverá mais ideias para a sua filosofia de dança. 


Demora um pouco para entender esse processo mas, no começo, foque em encontrar palavras-chaves para os seus conceitos. 


Pense em como essas palavras vão possibilitar criar seus próprios conceitos. Um conjunto desses conceitos serão, basicamente, sua filosofia de dança.

Seja sempre um aprendiz


Eu sempre digo aos meus alunos, “Não importa quão viciado você fique na dança, eu sou pior!” 


Eu nunca parei de querer aprender cada vez mais. É um processo sem fim. E aqui vai um pequeno segredo, você vai aprender muito mais quando começar a ensinar alguém. 


O processo simplesmente continuar. Continue fazendo aulas mas quando se tornar um professor, foque bastante em aulas sobre técnicas de ensino.


Pergunte aos seus professores a opinião deles sobre como ensinar alguma informação e não só como executar, isso te ajudará bastante a ter algumas ideias na hora de ensinar, ao invés de ter que descobrir sozinho.


Vamos sempre tentar ser o melhor professor de dança que possamos ser!



Texto por: Brian Barakauskas Traduzido e adaptado por: Marcel Cortinovis e Lucas Esteves