Pages

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A Política Local Ainda é Levada Com Punhos de Ferro, Mas Logo a Ferrugem Corromperá e Logo se Acabará." Clezivaldo Mizael


" Eu sou viciado em internet, durmo com o computador na cabeceira da cama e acordo com ele."

Marcelo: Como é seu nome completo?

CM: Minha família tem um nome emblemático e o nome que vem desde meus antepassados é MIZAEL, é um nome de origem Hebraica, que significa "quem é como D’us", ou "quem é semelhante a D’us", por isso amo meu nome. Meu nome completo é Clezivaldo Mizael da Silva.

Marcelo: Quando você nasceu seus pais já eram separados?

CM: Sim, infelizmente e não é fácil para uma criança ou jovem passar pela infância sem o carinho e atenção de uma família unida.

Marcelo: Você foi criado por quem?

CM: Por minha avó materna chamada, Quitéria Gomes.

Marcelo: Onde você passou sua infância?

CM: Boa parte aqui em União dos Palmares, na Usina Laginha estudei na Escola Nossa Senhora de Lourdes, morava ao lado da Casa Grande onde passei minha infância, que saudades de lá... Tive professores muito queridos. Em 1997 fui para Guarulhos em São Paulo, onde passei quase três anos.

Marcelo: Você tem irmãos, como é o seu convívio com sua família?

CM: Tenho sete irmãos, (número da perfeição), hoje tenho o melhor convívio com todos os meus irmãos, família paterna e materna. O parente mais próximo que eu tenho contato é com a família de Carlos Mizael, meu tio, lá, sinto-me dentro de casa, sou considerado um verdadeiro filho que o casal não teve.

Marcelo: Há quanto tempo mora no Bairro Roberto Correia de Araujo?

CM: Desde o ano 2000 quando cheguei de São Paulo e vim morar com minha mãe e avó materna.

Marcelo: Sua família sempre foi evangélica?

CM: Não! A primeira pessoa a conhecer a igreja evangélica foi minha mãe, em seguida minha avó, meus irmãos eu resisti por muito tempo, mas hoje sou um cristão da classe de: “restauradores”, (Eu creio em toda a bíblia) como real palavra do Senhor, regra de fé e vida. Por Cristo Jesus.

Marcelo: Existem quantas denominações de Igrejas Adventistas, você faz parte de qual?

CM: Hoje só no Brasil existem seis diferentes igrejas adventistas até o momento. Eu sou Adventista do Sétimo Dia Movimento de Reforma, o grupo mais restaurador de todas do ramo “adventistas”.

Marcelo: Onde são feitas as reuniões?

CM: Hoje nós nos reunimos no bairro Roberto Correia de Araújo, temos o interesse real de novamente abrir nosso local público de reuniões, como já tínhamos. Este semestre deve ser inaugurado. Porém no estado tem templos em Arapiraca, Maceió, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco e outras cidades. No Brasil estamos em todos os estados e no mundo em 204 países.

Marcelo: Vocês da Igreja “Adventista da Reforma”, tem uma alimentação diferenciada, o que você não come?

CM: Todos os reformistas, não comem carne, são vegetarianos estritos, alguns ainda se alimentam de ovos, leite e derivados, são chamados de lacto-ovo-vegetariano. É uma forma mais saudável de viver e preservar aquilo que a bíblia chama de “Templo do Espírito Santo” o corpo. Veja em 1 Coríntios 3:16,17. Além disso, as mulheres usam roupas mais compostas, não usam jóias, não pintam cabelos, não há banhos mistos nas praias ou banhos, a santa ceia é ministrada com um único cálice e praticamos o ósculo santo (beijo da paz) e nossos membros são instruídos a não participarem de movimentos políticos.

Marcelo: Porque tem tantas Igrejas Protestantes hoje no mundo?

CM: Eu cheguei a uma conclusão, D’us para não permitir que a verdade fosse destruída pelos imperadores, generais, reis e outros poderes que perseguiram e mataram cristãos em diversas épocas, chamou homens e mulheres para levar avante sua palavra, porém quando eles recebiam a luz, eles (os homens) fecharam as portas da mente para ouvir as outras revelações do Senhor, os primeiros deles foram os católicos que quando introduziu dentro do Cristianismo doutrinas e dogmas pagãos então vieram os Luteranos, Calvino, batistas (que restauraram o batismo bíblico, por imersão), Anabatistas até chegar aos Adventistas (ex Milleritas) que (restauraram o ensino da volta de Jesus e a guarda dos 10 mandamentos), sobre as outras igrejas eu compreendo que são na verdade dissidências de outras que já existem há centenas de anos. Desde os tempos de Caim e Abel, pensamos como: “Para adorar a D’us eu não preciso deixar isso ou aquilo, eu posso adorar da maneira que meu coração deseja”. Fez com que nos nossos dias além de um único caminho existam vários, no entanto é possível encontrar o caminho da verdade. A Salvação esta só em Jesus Cristo, no entanto para encontrá-lo de verdade é preciso estar na estrada certa. Hoje como resultado destes pensamentos, temos mais de 35 mil denominações cristãs no Brasil e no mundo. E ainda aparecerá mais pode acreditar! Porém nos últimos dias ficarão só duas igrejas. Acredite!

Marcelo: Você acabou de chegar da terra de Padre Cícero, como evangélico o que você achou?

CM: Eu achei a cidade bonita, é uma cidade cheia de problemas como qualquer outra, o esgoto passa na portas dos restaurantes no centro da cidade, praças mal iluminadas, assaltos constantes, enfim a única coisa que em Juazeiro achei fascinante foi a fé de milhares de pessoas num D’us, que mesmo após séculos de história, ela permanece viva. Fiquei triste, no entanto ao ver que tantas pessoas ainda buscam encontrar a cura, salvação, graça mediante sacrifícios ou votos diante de D’us ou de uma imagem de um seguidor do Criador. Jesus disse só há um mediador entre o homem e o Pai, “Jesus Cristo, o caminho, a verdade e a vida” só basta Crer. Lutero pregou isso há centenas de anos atrás e a humanidade ainda hoje não entendeu.

"Como a maioria dos eventos católicos, vejo uma veneração muito grande pelos Santos, tenho certeza que se Maria Madalena estivesse entre nós ela reprovaria muita coisa que existe hoje entre o povo de D’us, são tradições acrescentadas em séculos de encobrimento da verdade."

Marcelo: Qual a sua opinião a respeito de quem freqüenta as religiões africanas?

CM: Vejo que as religiões são um meio para buscar e adorar ao Senhor, o Grande Arquiteto Do Universo, em cada região, país, tribo, língua existem modos diferentes criados para adorar ao D’us Eterno. As pessoas só precisam entender que além das tradições e rituais existe um Senhor ‘pessoal’ que quer se manifestar em nossa vida, Ele nos criou nos salvou e virá nos buscar. Devemos nos preparar para a nova terra que ele prometeu que não será igual à este mundo aqui. Nosso espelho deve ser Jesus. Respeito os seguidores da fé africana em suas diferentes matizes.

Marcelo: O que significa pra você a Serra da Barriga?

CM: Além de lugar histórico, tenho ali um lugar de adoração, de paz, de calma... Fala-se muito de guerra, luta de batalhas que aconteceram naquele solo. No entanto para mim a serra é muito mais que isto, estive lá várias vezes e por dois Sábados (Shabatt) estive com minha família e irmãos visitando o lugar e ao findar da tarde realizamos o ocaso do sol (culto de encerramento do sábado, que é feito geralmente às 05h30min) e não me recordo de uma imagem mais emocionante do que a que eu vi lá. Víamos perfeitamente o sol se pondo no horizonte ao concluir o culto olhamos para o céu e vimos uma lua cheia, bem pertinho de nós, tão grande, tão meiga. Foi emocionante, inesquecível.

Marcelo: Viveremos de turismo cultural algum dia na cidade?

CM: Eu acredito que sim, algumas cidades não demoraram tanto como a nossa está, talvez por que a comunidade daqui não participa tanto das discussões das ações, só cobram e nada fazem. Aqui em união são poucos que realmente amam esta terra e muitos dos que dizem que amam é só por fachada, utopia. Mas ainda verei esta cidade vivendo basicamente do turismo religioso, ecológico ou cultural, nossas raízes não são fracas são forte e conseguiram sobreviver durante mais de centenas de anos.

Marcelo: Onde você estudou aqui em União e qual sua formação hoje?

CM: Estudei na Escola Carlos Gomes de Barros, to no ensino médio, me atrasei por alguns motivos pessoais, mas nunca deixei de estudar, amo ler, amo historia, religião, conhecimento é tudo para mim, há alguns ano eu fazia iogurte na empresa de meu tio, hoje tenho outros planos, estou trabalhando no que gosto, tive a oportunidade dada pelo Areski Damara e pelo Tony Lima (in memória) agradeço a Deus pelas pequenas coisas que tenho na vida. No momento estou fazendo um curso profissionalizante pela empresa Cursos24horas, é jornalismo online e comunicação pessoal. Pretendo ainda fazer jornalismo ou se for da vontade do Senhor, quero fazer Teologia (estudo da bíblia, origens, exegese, entre outros) para formação pastoral. Eu acredito que o conhecimento secular é importantíssimo, mas não devem ser levados como o centro da vida, alguns são formados e inteligentíssimos, porém são ignorantes, vazios dentro de si, não conseguem encontrar no dicionário termos tão importantes na vida de um ser humano como o respeito, humildade e compaixão.

Marcelo: Você é o presidente da UMES, por que as comemorações do dia do estudante não são tão culturais?

CM: Nos últimos dois anos realmente as comemorações não foram, sinto muito por isto, no entanto isso não quer dizer que a Umes não trabalhe, hoje temos a formação do Coral Carlos Gomes que tinha sido extinto e estamos reestruturando o mesmo com o apoio da direção escolar, temos o grupo de Hip-hop da Escola Paulo Sarmento, no dia 11 de Agosto deste ano, realizaremos o FEMUSA “Festival de Musica e Arte” que foi realizado em 2007 a primeira vez o Programa Anual Aluno Nota 10 II Edição, além do show musical.

Marcelo: Falando em lazer, o que falta aqui em União dos Palmares?

CM: Tanta coisa, em primeiro lugar acho que o essencial aqui seria um teatro, em seguida um cinema, lugares para recreação real das crianças, espaço de esportes para a juventude, como: piscina, quadra de basquete entre outros esportes. E falando de lazer nada melhor que lazer com aventura, um trilha melhor para a Serra da Barriga seria incrível.

Marcelo: Estamos comemorando os festejos de Santa Maria Madalena, como você ver o evento?

CM: Como a maioria dos eventos católicos, vejo uma veneração muito grande pelos Santos, tenho certeza que se Maria Madalena estivesse entre nós ela reprovaria muita coisa que existe hoje entre o povo de D’us, são tradições acrescentadas em séculos de encobrimento da verdade, que os pontífices foram implantando, mas só a título de conhecimento veja o que disse o Papa Pio IX, em Junho de 1867 afirmou ser “o Papa sacerdote do Senhor altíssimo e que em matéria de Fe e moral “sua palavra é a irrevogável e infalível”

Eu respeito muitos meus irmãos e amigos católicos os amo por sua fé por sua força, por sua coragem e vitalidade de continuar nos caminhos do senhor, os verdadeiros católicos são exemplos de obediência a Fé. No entanto digo como Pedro e os demais apóstolos: “... mais importa obedecer a Deus do que aos homens.” Atos 5:29.

Marcelo: Há quanto tempo é casado. Sua esposa é daqui de União dos Palmares?

CM: Sou casado há oito meses, sim ela é daqui de União, eu a conheci na escola Carlos Gomes, ela cantava no Coral, não só me apaixonei pela voz dela como pela pessoa que ela é.

Marcelo: Sua mulher estava grávida e perdeu o filho. Vocês já superaram a perda do bebê?

CM: Sim, minha fé e a dela esta firme naquele que é justo e conhece todas as coisas, foi difícil, eu estava trabalhando na hora que recebi a informação sai correndo em direção ao hospital para estar ao lado dela, superamos a perda e vamos aguardar a orientação médica para poder receber do Senhor um presente dos Céus da próxima vez.

Marcelo: Você é filiado a algum partido?

CM: Não sou, alguns meses atrás cogitei participar, mas minha fé não aceita alianças políticas, os Adventistas da Reforma mantém uma grande distância do mundo política, eu tive de escolher ou permanecer na igreja ou ir para a política, lógico que não sou louco, fiquei do lado da verdade.

Marcelo: Como você vê a política local?

CM: Ainda é levada com punhos de ferro, mas logo a ferrugem corromperá e logo se acabará. Quero dizer que a política muda, novos nomes aparecem, novas pessoas, o tempo é o senhor da razão e com ele a verdade vira torço para que estes novos nomes dêem valor a historia de nossa terra e lutem por ela. Pelo seu crescimento e sucesso de nosso povo.

Marcelo: Pretende ser candidato a vereador nas próximas eleições?

CM: Não. Jamais.

Marcelo: Quais são os maiores problemas de União dos Palmares?

CM: Saneamento básico, falta de emprego, poucas opções de cursos universitários, ruas escuras, esburacadas, são tantos que nem quero lembrar. Mas vejo um grande avanço em nossos dias.

Marcelo: O que você faz nos seus momentos de folga?

CM: Adoro ler, assistir filmes (antigos claro!), navegar na internet, estudar, cozinhar e o melhor de todos: adoro fotografar!

"Aqui em união são poucos que realmente amam esta terra e muitos dos que dizem que amam é só por fachada, utopia."

Marcelo: Qual foi a melhor viagem que você já fez?

CM: Salvador, Bahia (fui a passeio e terei fotos muito bonitas). A outra viajem inesquecível na minha lua de mel, que foi aqui pertinho na cidade de Maragogi, mas foi lindo além do tratamento especial de lá do hotel que foi fantástico.

Marcelo: Você é viciado em internet?

CM: Honestamente, Sim! Durmo com o computador na cabeceira da cama e acordo com ele. Eu fico fascinando com o avanço da comunicação da tecnologia, gosto disso e sempre procuro estar informado de tudo. Às vezes fico até madrugada trabalhando, tentando fazer com que os serviços da ‘Secom’ seja cada vez melhor, porém nem sempre conquistamos todos, na verdade nunca ficarão seja comigo ou sem mim há sempre um problema a ser resolvido, chega o momento em que ao invés de idéias, opiniões, o que ouvimos são criticas cheias de maldade e indiferença e isso desmotiva qualquer funcionário, pessoas como estas não deveriam ter o mínimo apoio para crescerem, se estiverem no topo um dia, humilharão aqueles que ainda não conseguiram subir. Sinto profunda tristeza por estas pessoas.

Marcelo: Quais os projetos para o site UNIÃO NOTÍCIAS?

CM: São vários, mas no momento pretendo me dedicar ao meu trabalho, tenho alvos a alcançar na vida o união notícia é um deles, claro! Mas ainda esta engatinhando chegará à maturidade não falta muito tempo. E sem sombra de duvida será um dos melhores sites de nossa região. O objetivo é este, estamos criando a base, firmando parcerias, melhorando nosso material, nos capacitando para dar o melhor de nós. O Jornalismo em União dos Palmares poderá e tem que ser diferente.

Marcelo: Deixe sua mensagem!

CM: Marcelo quero dizer a todos que chegaram até aqui nesta leitura, que como palmarino pretendo contribuir com o crescimento da minha terra, seja na UMES, seja na Secom, seja com o Coral ou simplesmente como um cidadão, assim como todos os que moram e vivem aqui também sou falho, simples, propicio a errar, porém tenho em mente e coração o ardente desejo de ser melhor, de crescer. Parabenizo você e seu blog por nos manter informados e principalmente pelo belíssimo trabalho de não nos fazer esquecer nossa historia, quem fomos, quem somos. Sem sombra de duvida este trabalho será eternizado pela internet e serás lembrado com grande prestigio pela sociedade que esta surgindo. Obrigado por esta oportunidade e um forte abraço. Visitem o site União Notícia, a Web Rádio Liberdade e o meu blog pessoal.

Shalon

Click nas fotos pra ver em tamanho normal

Inauguração do Restaurante Kúuku-Wáana

A inauguração foi neste sábado dia 29/01/2011, o restaurante vai funcionar de quinta-feira a sábado das 10:00 ás 18:00 horas.

Click nas fotos pra ver em tamanho normal