Pages

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Produtores rurais em União dos Palmares recebem instruções da Adeal

Ação, realizada em parceria com o IMA, ocorreu no povoado Cavaco

Texto de Dorgival Junior

Produtores rurais do povoado Cavaco, zona rural do município de União dos Palmares, localizado na zona da mata alagoana, foram beneficiados com mais uma atividade educativa, envolvendo a Adeal e o Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA-AL), que mobilizou a ação.

Nesta ação, profissionais da Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal (ULSAV) participaram ativamente do trabalho com o IMA. Na oportunidade, à Adeal coube três palestras para um grupo formado por 17 produtores rurais. 

O fiscal estadual agropecuário e engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Cayres, abordou o tema agrotóxicos na área vegetal. Quanto à área animal, as palestras foram ministradas pelos fiscais estaduais agropecuários e médicos veterinários Otto Portela, que abordou o tema brucelose/tuberculose, e George Nicholas, que explanou sobre o tema febre aftosa.

“Nesta ação, a novidade ficou por conta das palestras sobre febre aftosa e de tuberculose. Nos trabalhos anteriores, a iniciativa estava sendo voltada apenas trabalhar a questão da brucelose e do uso correto de agrotóxicos”, esclareceu Fátima Figueirêdo, fiscal estadual agropecuária e engenheira agrônoma, responsável pelo Programa Estadual de Educação Sanitária (PEES) da Adeal.

Mês passado, palestras educativas foram realizadas também em União dos Palmares, com estudantes da Escola Municipal Joaquim Gomes de Araújo, sobre o uso correto de agrotóxicos e o combate à brucelose. A maioria formada por filhos de produtores rurais.