Pages

terça-feira, 5 de março de 2019

União dos Palmares nas imagens de Maria Mariá

As imagens dessa postagem são conhecidas em União dos Palmares. Elas foram catalogadas pela Professora / Historiadora Maria Maria de Castro Sarmento, mulher além do seu tempo que colecionou e garimpou na cidade e região diversos objetos da época e de outras décadas para hoje podemos ver como era o "Cotidiano" do palmarino no passado.

Quem estudar ou estudou HISTÓRIA sabe que conhecer o passado é fundamental para que possamos compreender certos costumes e hábitos até hoje. Ao tempo que aprendemos com nossos antepassados para não errar no futuro.

É justamente as fotografias antigas que mostram uma cidade totalmente diferente da atual. Vejamos pela lindíssima arquitetura que tínhamos anos atrás. No presente, poucos prédios foram conservados pelo agentes do capitalismo selvagem. Casarões foram derrubados para construções de propriedades "modernas" para abrigar um comércio mais dinâmico para abastecer o município e cidades circunvizinhas.      

Vejamos os exemplo da Vila Magdala, residências da Praça Basiliano Sarmento, antiga prefeitura entre outras. Nas fotos vemos uma União pacata, fazendo jus as cidades dos interiores. Os transportes da época eram poucos e os habitantes usavam a força animal para viajar, transportar alimentos e trabalhos pesados no campo. 

Diferente que hoje que temos "até" congestionamento de carros nos horários de pico nos principais acessos de entrada e saída da cidade.  

Agora é preservar tudo que envolva nossa cultura, construções, monumentos etc,  para que as próximas gerações terem orgulhos de seus conterrâneos, assim, como temos dos antepassados. 

A exemplo de Zumbi dos Palmares, que lutou pela liberdade de negros, brancos e índios no Quilombo dos Palmares, Jorge de Lima, comerciantes, garis, artistas, profissionais da saúde / segurança e tantos anônimos que contribuíram com o crescimento de  União, Salomé da Rocha Barros (palmarina de coração) e milhares de PROFESSORES que educaram o povo da Terra da Liberdade.