Pages

segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Escola Rocha Cavalcanti: Projeto Rio Mundaú: Contos, Encontros e Desencontros



Na última sexta-feira, 24, toda comunidade escolar da Escola Estadual Rocha Cavalcanti, realizou o projeto Rio Mundaú: Contos, Encontros e Desencontros. O objetivo não era apenas tratar da questão ambiental, mas mostrar ao público o legado histórico do Rio Mundaú e seus afluentes para a população de município de União dos Palmares. 

Foram desenvolvidos 16 subtemas pelos professores e alunos que ficaram responsáveis para explicar os assuntos pesquisados para os visitantes. 

Na abertura da mostra, a Diretora Geral Sandra Vitorino, fez agradecimentos a todos envolvidos pelo empenho de meses no projeto interdisciplinar. Antes das visitas prestigiarem os estandes o público fui presenteado pela peça teatral Meu Mundo É O Mundaú, que foi dirigido pelos professores Gilmar Oliveira e Luana Tavares. 

A dramatização sobre os encantos e tragédias do rio emocionou a plateia local. Com vestimentas representando personagens como: pescador; orixás; ribeirinhos entre outros. Ao som de batucadas, músicas e paródias os estudantes iam mostrando a importância do Rio Mundaú para a comunidade de União. "É tão raro teatro em União dos Palmares, adorei", disse a mãe de um aluno presente.

A socialização das ações do projeto chamou atenção dos convidados, pelos diversos temas abordados. As primeiras ruas do município, rua da Ponte e rua do Jatobá, foram retratadas pela importância históricas delas já que foram construídas ao lado do rio. Nas pesquisas do professor Cícero Dantas, foram mostrados fotos antigas das ruas antes da enchente de 2010 e, pesquisas com nomes de moradores e comerciantes que moravam nesses logradouros.

Segundo a professora Maria Aparecida Lopes "Cidinha", o riacho macaco foi a primeira fonte de abastecimento de água potável da cidade, com o passar do tempo a população cresceu e o volume hídrico diminuiu, então passamos a usar o líquido do Rio Mundaú. 

A professora Cidinha, coordenadora do projeto, relatou ao blog que o Rio Mundaú tem visibilidade somente para os moradores locais em momentos de seca ou de enchentes. 

"Me chamou atenção no projeto a participação dos alunos, com a orientação dos professores puderam fazer pesquisas, quando o educando entra no processo de investigação ele quebra os muros da escolas e passa construir e reconstruir a história que ele viu nos livros didáticos", comentou Edvaldo Lima.

O idealizador do projeto Rio Mundaú: Contos, Encontros e Desencontros, professor Gilmar Oliveira, falou que num determinado sonho a escola Rocha Cavalcanti deveria homenagear o Rio Mundaú, e a ideia fui abraçada por toda comunidade escola.   

Minhas fotos serviram de ilustração para alguns subtemas. Também fui entrevistado por alunos do 1º ano "C", os alunos retrataram as Comunidades Ribeirinhas, e como ex-morador do Distrito de Rocha Cavalcante, onde ao fundo de nossa residência passava o Rio Canhoto, relatei histórias da época e minha visão atual do rios. 

O evento contou com o apoio do professor Edvaldo Lima, da Sala Verde Serrana dos Quilombos, Centro Educacional Ambiental da SEMED, do Prof. Dr. Lindemberg Lopes, vice-diretor do Campus Universitário Zumbi dos Palmares, Universidade Estadual de Alagoas - CAMUZP / UNEAL, Mário Bispo do SAAE. Fora o apoio da Secretária de Comunicação enm nome de Hermes Marques, da Guarda Municipal, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT) e do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM).

Que venham outros grandes projetos da Escola Rocha Cavalcanti!!!