Pages

terça-feira, 14 de julho de 2015

Tudo o que você precisa para manter a calma sob pressão (e sair por cima dessa)

Imagine uma situação de stress que você tenha passado recentemente. Uma só. Não consegue? Imagine-se então no papel de um vendedor. Sua meta trimestral deve ser batida, pois, caso contrário você corre sério risco de perder o emprego. Imagine, então, que você não atendeu um telefonema de um cliente chave e seu chefe, insistentemente, tenta entrar em contato e você evita atendê-lo. Você está no trânsito (parado), com calor, encaminhando-se à reunião de metas com a chefia, quase perdendo o emprego, tentanto ligar para o cliente (para fechar seu negócio) que agora não o atende e recebendo chamadas insistentes de seu chefe. Ufa! Mantenha a calma se puder.

Estas situações ocorrem diariamente, em maior ou menor grau com todos, em diversas funções e cargos possíveis. Dos operacionais aos de alta gestão. É uma situação que nos une.

Manter a calma e o foco nestes momentos é crucial para obter sucesso e manter a sua saúde pessoal e profissional em dia. É complicado, mas seguem algumas dicas que irão ajudar-lhe:

Dica #1: A Síndrome do Peru Bêbado

É comum que algumas pessoas percam a cabeça e o raciocínio lógico sob pressão. Conheço histórias de pessoas que gritam, correm de um lado para o outro, tentam fazer tudo ao mesmo tempo e, no final, terminam por não fazer nada. Na verdade elas fazem sim: atrapalham quem quer trabalhar e resolver logo a situação de crise.

Sob pressão, pare e respire. Se preciso, feche os olhos. Respire. Acalme-se, por mais crítica que seja a situação. A diferença entre quem resolve problemas e quem só atrapalha está no autocontrole. Você já viu alguém que realmente resolve problemas estar nervoso e perdido durante a situação emergencial?

Podem ocorrer casos onde a maioria das pessoas partem em disparada, como se fossem uma manada de touros ensandecidos. Não faça isso. A influência das massas é maléfica para o raciocínio e a perda da razão.

Sente-se, acalme-se, respire, raciocine e atue. Mantenha o foco na resolução dos problemas e na sua cadeia de solução.

Dica #2: Foco

Por mais difícil que seja, mantenha o foco. Houve situações onde, sob pressão, consultores detiveram o ímpeto de diretores pomba-gira que queriam mostrar trabalho em meio à uma situação de resolução de problemas.

Apesar da carteirada, o foco na resolução do problema foi mantido e a solução encontrada rapidamente. A calma foi mantida, as audioconferências seguidas e a solução atingida no menor tempo possível. Sucesso. Consultores inteligentes. Diretores perus.

Manter o foco é uma arte. Como Morgan Freeman disse no filme "Seven: 7 pecados capitais": "Precisamos nos livrar das emoções". Em meio à crise, as emoções afloram e tudo parece prioridade. Porém, trace um plano e mantenha o foco nele, pois ele é a sua tábua de salvação.

Dica #3: Seja responsável

Situações de crise e stress, sejam elas quais forem, pedem medidas rápidas. Apesar disso, não seja leviano consigo mesmo ou com a sua equipe (gestores inclusos neste texto). Sob pressão, atue com responsabilidade lembrando que você está lidando com pessoas e carreiras. Seja assertivo e dê a sua opinião no momento correto. De preferência de cabeça fria e sem emoções.

Nunca mova-se apenas para mostrar comprometimento. Já presenciei situações assim que terminaram mal. Alguns profissionais gostam de aparecer apenas em momentos de crise. Eles creem que isso é marketing pessoal. Eles podem até estar corretos, desde que o façam corretamente. Para saber mais sobre como fazer seu marketing pessoal da forma correta, leia o artigo "6 maneiras de fazer seu marketing pessoal de forma elegante e eficiente".

Dica #4: Seja você mesmo

Seja sincero consigo mesmo. Como é o seu comportamento mediante uma situação de stress? Se você sabe como atuar, atue. Se não souber, afaste-se. Não queira aparecer mais do que o necessário conforme dito acima.

Aproveite a chance para experimentações: Teste-se quanto à manutenção do seu foco e, também, quanto à aplicação dos seus conhecimentos. As crises, apesar do stress, são situações ótimas para o aprendizado. Veja-as como benéficas ao seu desenvolvimento, uma vez que correr delas é impossível.

Independente do seu cargo, controle-se. Siga estas dicas simples e treine a si mesmo. Mantenha o foco e desenvolva sua carreira da melhor forma possível.