Pages

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

LUTO: "Ela não desistiu nunca de mim, e eu nunca vou desistir dela!" João Igor Macena

 João Igor Macena e Lurdinha Macário
 
Sobre foco, força e fé! 

Um dia uma mulher resolveu adotar uma criança, ela trouxe esse bebê com dias de nascido... Essa mulher havia meses antes perdido seu primogênito, mas transferiu todo amor e dedicação aquela criança. 

Ela ensinou-lhe os primeiros passos, deu educação, cultivou o senso critico e gosto pela boa musica, além do respeito por todas as pessoas! Nessa relação afetuosa, tinha sempre o embate de ideias, ambos com o gênio forte... Nem sempre estavam afinados, mas nunca deixaram de sentir amor fraternal, esse menino cresceu, e entre as turbulência da sua adolescência pode sanar dores e problemas ao lado dessa mulher de fibra, esse menino chorou suas dores juvenis no colo dessa super mãe. 

Anos depois, essa mãe que já há muito tinha saúde fraca, recebe a notícia de está com um grave problema, crises por cima de crises, tratamentos, cirurgia e enfim um quadro estável e cuidadoso de saúde, mas Deus colocaria mais uma provação na vida dessa família e agora, mais uma doença pra abalar as estruturas de todos que a amam, dessa vez algo mais grave do que essa mulher já passou, hoje ao visitar a mãe na UTI, as lágrimas e o mau pensamento foi quase inevitável aquele rapaz, e o 'eu te amo' que veio a fluir naquela conversa, surgiu da necessidade de precisar, acima de qualquer coisa afirmar:' eu to aqui' , ' você vai ficar boa' , 'tenha fé' ...havia um suspiro de alívio de toda tensão e um coração apertado. 

Essa mulher, é a minha mãe e esse garoto sou eu.

Ela é meu alicerce e sempre fui fraco demais, pequeno demais e até irresonsavel demais... Mas ela não desistiu nunca de mim, e eu nunca vou desistir dela! Agora é com Deus, peço forças e saúde... Não consigo imaginar minha vida sem todas as broncas e elogios dela, sem tê-la na minha formatura, sem vê-la brincar e ser a vovó dos meus futuros filhos... Sem ter pra quem ligar no momento de aperreio... Sem ter com quem dividir a felicidade de cada projeto realizado. 

Então, esse texto é sobre fé.. e eu acredito que ela vai superar mais essa! Que Deus a proteja!

OBS: Texto escrito ontem por João Igor Macena.
 
Kleber Marques, Lurdinha Macário e Kiko Viana

Conselheiros da 7ª CRE são empossados em União dos Palmares

São 224 novos conselheiros escolares de 14 escolas em sete municípios alagoanos

A Secretaria da Educação e do Esporte (SEE), por intermédio da 7ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), deu posse a mais 224 novos conselheiros escolares, em evento realizado no auditório da sede da CRE, em União dos Palmares, com a presença de gestores, coordenadores, professores, funcionários e pais, representando os quatro segmentos da comunidade escolar.

Como explica Rosário Sarmento, coordenadora da 7ª CRE, os novos conselheiros têm a missão de estabelecer parceria, fiscalizar e contribuir na gestão escolar dos municípios de União dos Palmares, Colônia Leopoldina, São José da Laje, Branquinha, Murici, Ibateguara e Santana do Mundaú. “A posse dos conselheiros é o primeiro momento de formação, e os membros de cada segmento têm uma grande responsabilidade com a gestão democrática das unidades de ensino”, afirmou.

Segundo Rosário, cada conselheiro escolar em seu município terá como meta, a partir de agora, fazer valer a gestão democrática com tomada de decisões, participando efetivamente da administração e do processo pedagógico, além de acompanhar a aplicação dos recursos financeiros.
 
Gestão democrática

José Petrúcio Sobreira, assistente administrativo da Escola Estadual Aristeu de Andrade, em Colônia Leopoldina, assume pela segunda vez como conselheiro escolar. Ele afirma que o papel de cada um dentro da gestão escolar é de grande importância para o desenvolvimento da escola. “Meu compromisso é de colaborar ainda mais com a gestão e espero contribuir para uma escola de qualidade”, assegura.

Para Arthur Ferreira, técnico da 7ª CRE, a posse dos conselheiros representa um momento muito importante para a gestão democrática, já que o Conselho vai trabalhar de forma integrada com os diretores das escolas da rede estadual. “Essa integração tem um grande significado, de modo a exigir, cobrar e ser vigilante em todas as instâncias da escola na administração e no acompanhamento pedagógico”, reconhece.

Edvalda Diniz, diretora da Escola Estadual Padre Teófanes, em São José da Laje, a composição do Conselho Escolar só trará apoio e benefícios para a gestão democrática. Segundo ela, além de sugestões os novos conselheiros vão fortalecer ainda mais o processo administrativo, pedagógico e financeiro da instituição.

“Em nossas reuniões mensais vamos decidir, de forma colegiada, sobre compras, cardápio e como priorizar os recursos do PDDE”, garante Edvalda. Segundo ela, na próxima reunião estará em pauta a avaliação de 2014 e a definição de metas para o ano letivo de 2015.