Pages

quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Serra da Barriga receberá certificação do Mercosul


A Serra da Barriga, um local de resistência e de importância histórica será palco de eventos que celebram o Dia da Consciência Negra, no próximo dia 20 de novembro.

Antigo Quilombo dos Palmares terá sua certificação como Patrimônio Cultural do Mercosul no próximo dia 11. No período, estão programadas diversas atividades relacionadas à data, frutos de parcerias entre o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Fundação Cultural Palmares (FCP), Ministério da Cultura (MinC), Governo de Alagoas e outras instituições públicas e da sociedade.

Ainda no dia 11, autoridades estarão presentes e farão uma visita guiada ao Parque Memorial Quilombo dos Palmares e uma encenação feita com artistas locais, que também farão um show aberto à comunidade. Implantado em 2007, em um platô no alto da Serra da Barriga, o parque recria o ambiente da República dos Palmares, maior e mais organizado refúgio de negros das Américas durante o período escravocrata. O quilombo também abrigou índios e brancos. 

O local reconstitui algumas das mais significativas edificações do Quilombo dos Palmares. Com paredes de pau-a-pique, cobertura vegetal e inscrições nos idiomas banto e iorubá, avista-se o Onjó de farinha (Casa de farinha), o Onjó Cruzambê (Casa do Campo Santo), o Oxile das ervas (Terreiro das ervas), as ocas indígenas e a Muxima de Palmares (Coração de Palmares).
Presidência Pro Tempore brasileira 

O Iphan tem a atribuição de representar o governo brasileiro na Comissão de Patrimônio Cultural do MERCOSUL, sendo responsável pela ampliação da representatividade dos bens brasileiros reconhecidos como de importância para a integração cultural latino-americana. Atualmente, o Brasil possui três bens declarados Patrimônio Cultural do Mercosul: Ponte Internacional Barão de Mauá, localizada em Jaguarão no Rio Grande do Sul e Rio Branco, no Uruguai; As Missões Jesuíticas Guarani, como bem transfronteiriço envolvendo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia; e o recente reconhecimento da Serra da Barriga, localizada em União dos Palmares, no Estado de Alagoas.

A Serra da Barriga, Parte Mais Alcantilada, bem nacional acautelado pelo Iphan desde 1986, foi declarada Patrimônio Cultural do Mercosul dentro da temática de identificação cultural dos Cumbes, Quilombos y Palenques, juntamente com a Cimarronaje Cultural: el Patrimonio Cultural Inmaterial del Pueblo Afrodescendiente en el Ecuador”, como proposta de integração da contribuição dos povos de origem africana na construção cultural da América do Sul.

Tal reconhecimento posiciona a Serra, em União dos Palmares, assim como o Estado de Alagoas, como local de referência à memória e à integração cultural dos países que compõem o Bloco.

O reconhecimento internacional da Serra da Barriga representa um compromisso do país envolvendo especialmente a União, o Governo do Estado, assim como a sociedade civil, na proteção, conservação, promoção e gestão do bem.

No dia 20, será lançada a publicação do dossiê de candidatura da Serra da Barriga ao título de Patrimônio Cultural do Mercosul. Iniciativa empreendida pelo Departamento de Articulação e Fomento do Iphan em conjunto com a Superintendência do Instituto no Estado de Alagoas, e com o apoio da Fundação Cultural Palmares, do Ministério da Cultura e das instâncias locais alagoanas, mobilizando diversos atores em prol da promoção do sítio, é o terceiro bem brasileiro declarado Patrimônio Cultural do Mercosul. Na ocasião, também será instalado o comitê gestor da Serra da Barriga.


Graduado em Comunicação Social pela UFAL e bacharel em Letras pela UNEAL. Ganhador dos prêmios, Banco do Brasil de Jornalismo em 2002 e Prêmio Mário Pedrosa de Jornalismo em 2009. Hoje é assessor de comunicação na cidade Arapiraca.

Instituto Raízes de África promove roda de diálogo na Serra da Barriga

Mês de novembro estará repleto de encontros, conversas e atividades culturais

Texto de Tais Albino

No mês em que se celebra o Dia Nacional da Consciência Negra, o Instituto Raízes de África se mobiliza com palestras, rodas de diálogo e espaços culturais para aproximar os jovens da história do povo negro e prestar contas das atividades realizadas durante o ano.  O projeto ‘Ayê Conversas em Série’ é apoiado pela Secretaria de Estado da Ressocialização e Inclusão Social (Seris) e Secretaria de Estado da Comunicação (Secom).

A primeira ação do projeto foi promovida  na quinta-feira (2), no Espaço Abdias Nascimento, na Serra da Barriga, em União dos Palmares. O encontro contou com a presença de jovens e adolescentes da periferia e representantes de movimentos sociais. De acordo com a presidente do Instituto Raízes de África, Arísia Barros, a proposta é celebrar e agradecer a luta do povo negro ancestral e ainda levar esse conhecimento para os jovens.

“Queremos partilhar conhecimentos para os jovens neste novembro negro e aproveitamos este mês para prestar contas das ações realizadas. O Instituto cria espaço para que pessoas reflitam sobre consciência negra durante o ano todo”, disse Arísia Barros.

O poeta, dramaturgo, escritor e líder negro Abdias Nascimento foi um dos homenageados. Abdias foi um dos maiores ícones da luta contra a discriminação racial no Brasil e suas cinzas foram depositadas na Serra da Barriga.

‘Ayê Conversas em Série’ está em sua primeira edição e terá continuidade pelo mês de novembro com rodas de conversas, sarau afro, espaços dramatizados e outras atividades.

A próxima ação vai acontecer no Presídio Feminino Santa Luzia.