Pages

sexta-feira, 20 de janeiro de 2017

Algumas lembranças de minha infância Por José Marcelo Pereira

Esses dias estava lembrando da minha infância no Distrito de Rocha Cavalcante. Lembrei de um tempo onde as coisas não eram fáceis para a população. Época que a sociedade não tinha acesso a benefícios federais. Hoje, a qualidade de vida subiu muito, mas ainda estamos longe de um patamar ideal.

Quando criança o tempo o era mais lento, devagar. Porém, a criatividade estava tinindo na molecada. Pau, pedra, garrafa e lata se transformavam em diversos brinquedos em nossas mãos. A felicidade estava em percorrer as ruas com carros fabricados por nós.

A rua, o quintal de nossas casas eram palcos para brincadeiras, traquinices na hora de "roubar" frutas no vizinho desavisado. Até uma pescaria era uma aventura. Sabíamos os nomes dos peixes, nadávamos, pulávamos no rio.

A Barra do Canhoto continua sendo um lugar pequeno. Para desfrutar de um doce que eu gostava, o puxa puxa, ou figurinhas para completar os álbuns eu pedia pra algum aluno que estudava em União dos Palmares e ficava ansioso para quando o carro dos estudantes chegasse e eu estaria com minhas "mercadorias".

Época de ir a pé na estrada de terra até a Fazenda Guanabara estudar, ou posteriormente atravessar os trilhos do trem para ir a Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, onde hoje leciono.
   
Toda a tecnologia de hoje tem tirado o espaço da garotada para essas brincadeiras, os espaços ao ar livre ou até mesmo o "roubo" de frutas no quintal vizinho.

São tempos diferentes. O romantismo que presenciei e vivi talvez muitas crianças e adolescente não queiram para a sua vida hoje. Hoje as crianças têm mais liberdade, porém muitas não sabem o que fazer com elas. São tempos bem distintos. 

Então fica registrado aqui essas saudosas lembranças que vieram em forma de filmes na minha cabeça. E no futuro veremos os textos de muitos que vivem no mundo cibernético.

Que venham histórias emocionantes!

Imagens Google