Pages

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Genisete Lucena é Nomeada Representante da Fundação Palmares em Alagoas


A Representação da Fundação Cultural Palmares em Alagoas, com sede no município de União dos Palmares, tem nova direção. Uma Portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira 01, através do Presidente da Fundação Palmares, Eloi Ferreira, nomeia para o cargo de Chefe da instituição, a ex-vereadora e atual Presidente do Partido dos Trabalhadores em União, Genisete de Lucena Sarmento.

A nova representante da Palmares no Estado vem desde o ano de 1985 acompanhando a luta dos negros em União dos Palmares, quando o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, através do Professor Zezito Araújo, iniciou os trabalhos de pesquisa na Serra da Barriga e com os quilombolas da região. Na função de diretora de cultura de União nos anos de 1997 e 1998, Genisete apresentou num workshop promovido pela Fundação Palmares em 98, a criação de um escritório da Fundação no município, que fora instalado no ano de 2010 no estado que abrigou o maior quilombo das Américas.

Genisete Lucena recebe com felicidade o novo cargo e promete dar o melhor de si em relação à aplicação das políticas públicas para os afro-descendentes no Estado, que é o foco da Fundação Palmares. “Irei visitar as sessenta e cinco comunidades quilombolas de Alagoas”, disse a nova diretora. Genisete frisa que irá buscar parcerias com o Governo do Estado, Prefeitura e demais órgãos governamentais, e diz ainda, que irá usar a ligação política da Fundação Palmares com o Programa de Erradicação da Miséria do Governo Federal para por em prática nas questões afro- descendentes em Alagoas. “Sinto-me orgulhosa de estar participando da equipe da Presidenta Dilma Rousseff e honrada por assumir esse cargo na Fundação Palmares na minha terra, prometo trabalhar de forma incansável”, conclui Genisete. Lembrando ainda, que terá um carinho especial pelo Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que se encontra com sua estrutura danificada.

A ex-vereadora pelo município de União dos Palmares preside desde 2009 o Partido dos Trabalhadores (PT) e fala que pretende se licenciar da função de presidente do PT municipal para se dedicar exclusivamente ao novo desafio no cargo de diretora da Fundação Palmares em Alagoas.

Extraído do Diário Oficial da União - Reprodução









Site O Relômpago

Maninho Fala do Novo Horário da Coleta de Lixo

O Secretário Municipal de Meio Ambiente, Manoel Bernado de Melo (Maninho) informou ao blog que este mês haverá panfletagem nas ruas de União dos Palmares para orientar a população sobre o novo horário da coleta de lixo na cidade.

De acordo com Maninho o antigo horário de coleta de lixo era puxado e os funcionários da infra-estrutura não davam conta dos trabalhos, já que o carro coletor, passava em determinada hora e logo após a rua já estava suja.

Maninho nos falou que antes de implantar o novo horário noturno, foram feitas pesquisas e análises dos hábitos da comunidade. Com a panfletagem e orientação, a população estará ciente sobre a importância desse projeto. O secretário acredita que haverá uma maior participação de todos.

Hoje um dos problemas em relação a coleta de lixo na cidade é que muitos pontos comerciais não aderiram a causa, colocando o lixo em plena luz do dia.

Cineclube Lanterna Mágica, Apresenta Dançando no Escuro

Atribuir o cinema como um meio consciente de cultura/intelecto, é a proposta do Cineclube Lanterna Mágica. Numa trincheira do comercial/autoral, a significância para a sociedade de um meio de comunicação artístico, distribui oportunidades de descobrimento, sentimento, cultura... Dentro de uma utopia pessoal num retângulo iluminado.

E com uma parceria do Cineclube e a Secretaria de Cultura do município de União dos Palmares, nasceu o Cine Cultura, projeto semanal de audiovisual, onde possibilita à aproximação da sociedade para o conhecimento do cinema, embasado em crítica, manifestação e pensamento.

Fundado em julho deste ano por Traum Bendict e José Maria (Zema), a idéia transformou-se em um projeto concreto rapidamente, para aliar toda a falta de demanda de nossa cidade para a cinefilia, e buscar sem critérios, os que compartilham de um interesse cultural, que até o momento, neste segmento é escasso. Contudo, o Cineclube acredita numa mudança, dentro de uma perspectiva lenta, mas crucial para o desenvolvimento da arte cinematográfica.

O Cine Cultura, tem suas sessões todos os sábados a partir das 19hr no auditório da Prefeitura de União dos Palmares. Em sua programação são exibidos dois curtas-metragens, e por final, o filme principal (longa-metragem). Neste primeiro mês, o cinema nacional foi o foco, mas enveredaremos no cinema como um todo, não deixando de esquecer obras importantíssimas que modificaram nossa forma de percepção do mundo e do ser.


Próximo edição dia 03 de Setembro

Contatos:

Traum Bendict: 9125-2705

Zema: 9381-0242

Twitter:

@traum_bendict

@zemauniao

@lanterna_magica