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sábado, 15 de dezembro de 2018

Inserção da tecnologia no currículo de Geografia

Imagem Google

A educação no Brasil precisar urgentemente de um olhar criterioso para que possamos avançar na qualidade de ensino e aprendizagem. Professor/a sabe das mazelas que é ensinar sem ter na autonomia para reprovar alunos que “brincaram” o ano letivo inteiro e, devido ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), as direções das instituições escolares Brasil afora recusam a desaprovar estudantes por uma posição inferior no ranque das piores escolas.

Estamos aprovando “TODOS” e, de qualquer maneira. Não podemos reclamar dos alunos que chegam ao ensino médio / universidades sem saber interpretar um simples texto. Pior, como serão os futuros profissionais nas mais diversas áreas que estamos inserindo no mercado de trabalho.   

E, as novidades para uma valorização do ensino público brasileiro pode ser incluído com as Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Porém, as escolas precisam estar melhor estruturadas, ter profissional de apoio, ter equipamentos digitais, computadores e internet.

Sem esquecer de investir/valorizar o mentor principal de cada instituto o MESTRE, que vai intermediar as atividades e as informações que diariamente chegam até os estudantes. A velocidade da globalização não pode ser ignorada pelos governos, caso essa situação continue acontecendo nossa nação continuará nos piores índices no que se refere a educação mundial.

Professores e funcionários precisam incentivar que os discentes sejam agentes de conhecimentos e transformação social. As TICS podem ser uma ferramenta no auxílio de deixar o alunado no centro do protagonismo, realizando trabalhos e tarefas numa área que muitos dominam que é a informática.
Essa nova metodologia de “ativar” os alunos em sala de aula pode não ser aceitar com facilidade, já que o novo assusta e isso demanda tempo para ver os resultados positivos ou negativos.

Entretanto, não podemos mas fica de braços fechados ou simplesmente reclamando da atual situação do ensino brasileiro. 

José Marcelo Pereira da Silva
Graduado em Geografia pela UNEAL.