Pages

sábado, 25 de fevereiro de 2012

7 Mortes em 7 Dias Por José Zema Maria



União dos Palmares, como tantas outras cidades pequenas do país, tem se assustado com a violência que vem tomando conta das ruas. O que mais tenho lido desde ontem, sexta 24/02, é "7 mortes em 7 dias". Realmente, é de se espantar.

Muitos falam da "escalada" do crack como o motivo principal para essa violência. Afinal, 9 em 10 cidades já presenciam a droga nas ruas. Embora o coonsumo da droga tenha aumentado, principalmente, nas cidades pequenas e mais afastadas dos grandes centros, onde tudo é mais precário. Sabemos que não é só isso. E cidades onde há uma péssima qualidade na prestação de serviços básicos (educação, saúde e segurança) aliada à falta de opção de lazer e cultura e, tambem, da falta de trabalho cria-se um am
biente "perfeito" para o que vemos agora: UNIÃO DOS PALMARES OCUPA O 70º LUGAR NO RANKING DAS CIDADES MAIS VIOLENTAS DO PAÍS.

Não. Não sou eu que estou dizendo. Quem afirma o dado acima é o Instituto Sangari (http://migre.me/83bNE). União ocupa a 70ª posição num universo de 5.564 cidades no Brasil.
É claro que "7 mortes em 7 dias" assustam. Mas alguém sabe dizer quantos foram mortos em 1995? em 2001? 2011? Ou quantos já foram esse ano, até hoje? Pergunto ainda, alguém sabe dizer quantos foram assaltados, violentados ou quantas esposas apanharam do marido? Ou você acha que toda a violência não está interligada? Mas a grande pergunta a se fazer, e ser respondida, é "QUANTOS JÁ FORAM PUNIDOS PELO CRIME QUE COMETEU?"

Toda essa onda de violência na cidade tem 3 fatores alarmantes: a BANALIDADE, a PERVESIDADE e a IMPUNIDADE. Matar em União por mixaria se tornou a coisa mais banal do mundo. A vida humana aqui parece não ter valor. Além disso, muitas dessas mortes apresentam um requinte de pervesidade nunca visto antes. Sempre acordamos com um corpo sem cabeça, ou cheio de balas ou com um pau enfiado... Mas o pior de tudo é a sensação de impunidade, que tem aumentado. É ela que leva uma pessoa a matar a outra em frente a Delegacia de Polícia Civil as 8 da manhã, por exemplo. União continua com um número baixíssimo de presos e condenados.

Por outro lado, a inoperância dos governos municipal e estadual tem contribuído para o aumento da criminalidade. Precisamos que as ações saiam dos papéis e cheguem à população. Todos devem gozar de educação, emprego, saúde, moradia, segurança e lazer. Uma cidade justa com seus habitantes é uma cidade melhor.

Acredito que algo pode ser feito pela nossa cidade. Mas precisamos deixar o medo de lado e encarar o problema. Cobrar dos órgãos competentes as medidas necessárias, para que esse problema seja resolvido, é o mínimo que podemos fazer.

Amanhã haverá uma reunião na praça do Colégio Rocha Cavalcanti, às 20h, para se discutir a violência em nossa cidade. Por isso convido a todos para que se REÚNAM, DISCUTAM, PROPONHAM e COBREM uma SOLUÇÃO


Blog Zema's Blogs

Parabéns Artur!!!




Click para ver maior