Pages

sábado, 19 de novembro de 2011

Aluna do Colégio Monsenhor Clóvis é Eleita a Mais Bela Negra Palmarina

A vencedora Aline Ferreira, Artur seu irmão e seu noivo Elcinho

Ontem em comemoração ao Mês da Consciência Negra, aconteceu mais um concurso aqui em União dos Palmares. O evento foi realizado na estação ferroviária, ao lado do mercado de artesanato. Com um dos maiores públicos até agora registrado, visto que a quadra ao lado da prefeitura municipal ferve semanalmente com jovens e adultos.

Com 11 belas palmarinas no palco mostrando seu talanto na passarela, representando escolas, associações, ruas e povoado do município, a festa do começo ao fim foi muito elogiada pelo público presente. O guia turístico Cleiton Santana foi quem coordenou as meninas, com o aval da secretária de turismo Izabel Maia Gomes.

Aline Ferreira a vencedora do concurso falou ao blog que não imaginava que sairia da festa com o título de campeã, já que na opinião dela, a vencedora seria a 3ª colocada Andressa Araújo.

Aos 16 anos Aline disse que a sua família também não acreditava na sua vitória, já que a mesma não é totalmente negra.

"Sou misturada" disse Aline, a cor da candidata foi um ponto que muitos que exaltavam no evento. Contestaram, já que as outras candidatas eram negras. Em relação a isso Aline falou ao blog: "Negro não é aquele que tem a cor preta, negro é aquele que é desendente de Zumbi".

Aline Ferreira agora só pensa em representar União dos Palmares nos eventos culturais que irão acontecer nos próximos meses e diz, "Espero que essas festividades sejam tão especial como foi essa noite". Concluiu.

















Click para ver as fotos maior

Lavagem da Praça e Casa Jorge de Lima Não Teve Participação dos Religiosos Palmarinos


Aconteceu ontem 18, a Lavagem da Casa do Poeta Jorge de Lima e da Praça Basiliano Sarmento. A concentração do evento teve inicio ás 16:00 horas na Prefeitura Municipal de União dos Palmares.

Com um percurso que saiu da prefeitura a praça, os religiosos de matriz africana cantaram e dançaram com suas roupas, que representam orixás de sua religião. Por onde a caminhada passou via-se curiosos que paravam para observar. Eram pessoas que estavam voltando para casa ou funcionários de lojas do centro.

Esse ano o número de adeptos no cortejo foi menor do que o ano passado, visto que nenhum religioso palmarino se encontrava no evento. De acordo com a secretária de turismo Izabel Maia Gomes todos que fazem parte da religião aqui na cidade foram convidados, porém, ela não soube explicar o motivo da falta dos mesmos.

Ontem no Povoado Muquém eu encontrei Pai Sérgio D'ODÉ e Mãe Polly D'YEMANJÁ e eles me informaram que iriam participar do cortejo. Porém os mesmos não foram.

A missa que juntou duas religiões na Matriz de Santa Maria Madalena, foi celebrada pelo Pe. Francisco Carlos. Depois da missa houve a lavagem com a participação dos alunos do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB) coordenado por Mãe Neide.