Pages

sábado, 27 de agosto de 2011

Feliz Dia do Psicólogo Por Saulo de Tarso

Como Podemos definir uma atividade de um psicólogo dentro de uma perspectiva num contexto amplo e moderno do qual estamos vivendo, visando primordialmente a singularidade do individuo inserido nesse contexto sócio cultural?

Sabemos a priori que teoricamente que a psicologia está voltada a atender a demanda de pessoas das quais estão sofrendo ou se martirizando a problemas mentais, sejam eles quais forem, ou algum tipo de desajuste em sua psique, todavia, tal trabalho em determinada área do qual o psicólogo irá agir diante a situação que lhe foi dada pelo o paciente. Vejamos mediante a tal situação, que isso irá dificultar o papel social do psicólogo, pois o mesmo irá analisar o paciente de uma forma restrita sem saber o que vem passando no seu contexto histórico social e a sua singularidade nesse contexto que lhe foi inserido.

Dessa forma os Psicólogos têm que arrumar meios nas quais resultará em um estudo social desse paciente para que possa haver um entendimento em todo seu contexto social, histórico e cultural para que possa haver intervenções das quais irão resultar numa melhora de conduta a ser seguida ou ampliada para determinado paciente, dessa forma, a psicologia iria ampliar estudos e caminhos aos pacientes que lhe vem com queixas pessoais.
Visto assim, a psicologia de forma clara tem determinadas situações a serem vencidas, pois as dificuldades em seu campo são de forma imensurável, pois a atualidade em que vivemos é uma realidade a ser vencida, pois a mesma atualidade em que nos engrandecemos como pessoas ou profissionais é a mesma que resulta em um campo competitivo onde o próximo tem a idéia criada de vencer toda aquela dificuldade que lhe é mostrada.

Então a Psicologia tem que ter um formato de pesquisa-ação de forma qualitativa, ou seja, ”[...] uma possibilidade de alcançar não apenas o que se pretende conhecer e estudar, mas também o de criar conhecimentos a partir da realidade.” (Cruz neto, 1994).

Dessa forma, Thiollent (2003) fala: “[...] possibilita a intervenção ou inserção do pesquisador na situação a ser investigada, desempenhando um papel ativo na própria realidade dos fatos a serem observados [...]”, que dessa forma a ser estudado seria uma psicologia renovada, não limitada, se inserindo num contexto histórico e compreendendo o funcionamento daquilo em que chamamos de “sociedade”. De acordo com Cruz Neto (1994), “esse instrumento permite ao pesquisador registrar as suas percepções, questionamentos e informações, favorecendo a construção de um conhecimento mais próximo do contexto de pesquisa.”

Portanto, o que nos resulta é um muro a ser passado ou uma batalha a ser vencida para que possamos nos inserir e construir mais conhecimentos nos interligando cada vez mais ao nosso campo de pesquisa, nunca nos limitando, sempre procurando novas indagações a serem respondidas no contexto histórico de um individuo analisado na perspectiva do mesmo inserido no meio social.

Não obstante, a importância do Psicólogo nos dias atuais é de uma crucial importância para que haja a ‘cura’ daqueles em que procura uma intervenção ou um aconselhamento psicológico, dessa forma o profissional irá interpor suas práticas profissionais.

Feliz dia do Psicólogo.