Pages

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Juazeiro do Norte Fervilha às Vésperas do Centenário


As bandeiras nas praças avisam a quem chega que Juazeiro do Norte está em dias de festa. Às vésperas do centenário de emancipação, a cidade recepciona os romeiros, que começam a lotar praças, igrejas e pousadas para a romaria do 77º aniversário de morte de padre Cícero, lembrado hoje.

Vindos de todos os cantos do Ceará e do Nordeste, os fiéis se dividem entre as orações nas igrejas, as filas dos ofertórios das missas e as compras no mercado popular. Além do Centenário da cidade, outra novidade da romaria deste ano é o funcionamento de boxes do Centro de Apoio aos Romeiros, em frente à basílica de Nossa Senhora das Dores.

No Horto, a estátua de padre Cícero recebe os últimos acabamentos, para reinauguração marcada para amanhã. Lá, a penitente Maria de Jesus pedia a Deus que na festa do Centenário “reinasse a paz”. “É uma tradição bonita. É uma união de nós todos”, descreve Maria.

Da programação pelos cem anos de Juazeiro, organizada pela Prefeitura, ela destaca a presença do padre Reginaldo Manzotti. “O padre passou. Foi sucesso”, detalha Maria.

Para a alagoana da cidade de Messias, Terezinha da Silva, 63, a romaria deste ano também tem o significado de atrair mais relatos de graças alcançadas. “É muita festa. Quanto mais gente, mais experiências de fé”, explica.

Programação

Hoje, os romeiros lotam a capela e a praça do Socorro na primeira missa do dia, marcada para as 6 horas. Muitos deles ficam na cidade apenas um dia, e não participam dos festejos do centenário, lembrado na sexta-feira (22).

É o caso do servente Jonatha dos Santos, 24, que volta para São José da Lage (AL) por conta do trabalho. “Completo 13 viagens a Juazeiro. Pedi muito a padre Cícero e consegui comprar meu barraco”, agradece.

A aposentada Josefa dos Santos, 73, repetiu a tradição de 50 anos: enfrentou doze horas de viagem de União dos Palmares (AL) até Juazeiro. “Para mim é uma data especial (os cem anos da cidade) pelos milagres de padre Cícero”, resume. Ela atribui ao padre a conquista do sítio onde mora, onde mandou construir capela com imagens do “Padim”, de Frei Damião e de Nossa Senhora das Dores.

SAIBA MAIS

Ônibus com romeiros tombou na subida da colina do Horto no fim da manhã. De acordo com equipe da emergência local, as vítimas foram socorridas com pequenas escoriações.

Lançamento de 15 livros comemorativos, entre edições e reedições, marcaram a programação do centenário ontem.

Na sexta-feira, as celebrações aos cem anos começam às 5h, com alvorada festiva, e se encerram no Parque de Eventos, com show da cantora Ivete Sangalo.

Site O Povo Online

Crianças Brincam de Pular da Ponte do Rio Canhoto em Rocha Cavalcanti







Facebook x Orkut Por Felipe Talles


No fim o orkut é de longe melhor que o FaceBook, o problema são as pessoas que o usam, dai o Facebook torna-se um "Orkut mais metido a besta", não tem aquelas comunidades idiotas, nem aquela pobretada toda.

Os usuários brasileiros que vão para o FaceBook, já vem do orkut com alguma experiência em não "poluir" tanto a rede. Há maneiras de salvar o orkut, mas parece que até o Google já desistiu do pobre, que venha o Google +.

Blog Cinco e Trinta e Cinco