Pages

segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Iteral inaugura escritório regional em União dos Palmares

móvel pertence à Seagri e tem sido utilizado para o apoio dos trabalhos técnicos e central de informações à população

 Texto e fotos: Helciane Angélica Santos Pereira
  
O escritório regional do Instituto de Terras e Reforma Agrária de Alagoas (Iteral) situado ao lado da Casa do Poeta Jorge de Lima, no centro da cidade em União dos Palmares, nem foi oficialmente inaugurado e já tem sido procurado e elogiado pelos agricultores, pecuaristas e gestores locais.

Nesta quarta-feira (20.09), o diretor-presidente do Iteral, Jaime Silva, foi conferir de perto a infraestrutura, limpeza e organização do prédio. O gestor dialogou com os servidores e ficou surpreso com o fluxo de pessoas que estão indo até o local, principalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras quando ocorre a feira livre no município.

No momento, o escritório tem sido utilizado pelos técnicos agropecuários, agrônomo e técnico de agrimensura que estão realizando o cadastramento, laudos e regularização fundiária dos imóveis rurais localizados em União dos Palmares, Branquinha e Santana do Mundaú. Mas, com este investimento, vamos fortalecer e ampliar os nossos trabalhos”, exaltou Jaime Silva.

Para a agricultora Valdinez Cordeiro Alves – presidente da Associação dos Pequenos Agricultores da Comunidade Chapéu de Pena, composta por 30 famílias beneficiadas no Programa Nacional do Crédito Fundiário – o escritório aproximará ainda mais os agricultores familiares do Governo do Estado e facilitará o acesso às informações.

Eu fiquei muito surpresa quando vi a placa com o nome do Iteral e aproveitei para visitar. Sou de Santana do Mundaú e sempre tinha que viajar até Maceió para resolver as coisas, e aqui em União, a gente vem sempre e tá mais perto. Eu já vim duas vezes para resolver a questão de documentação dos assentados que o banco estava pedindo e foi mais prático”, ressaltou Valdinez.

Ao todo, será beneficiada a população da região da Zona da Mata, composta por onze municípios: Atalaia, Branquinha, Cajueiro, Capela, Flexeiras, Ibateguara, Joaquim Gomes, Murici, Santana do Mundaú, São José da Laje e União dos Palmares.

O imóvel é de propriedade da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri), e atualmente, é utilizado por duas autarquias: Iteral e o Instituto de Inovação para o Desenvolvimento Rural Sustentável de Alagoas – Emater/AL. 

A cerimônia de inauguração ocorrerá no mês de outubro.