Pages

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Atletas de Gana vão ser convidados para visitar a Serra da Barriga

A seleção de Gana chega a Maceió no dia 11 de junho, e os alagoanos já se preparam para receber os ganeses, que elegeram a capital como um CTS (Centro de Treinamento de Seleções), durante a Copa do Mundo de 2014, que será realizada no Brasil a partir do dia 12. Pensando em dar aos africanos uma recepção diferente, a Secretaria de Turismo de União dos Palmares criou uma agenda com uma série de atividades culturais e turísticas, que envolvem desde a visita a histórica Serra da Barriga a apresentações de dança de capoeira.

Os ganeses estreiam no Mundial somente no dia 16 de junho, diante dos Estados Unidos. Antes disso, terão pelo menos quatro dias para treinar no Estádio Rei Pelé, onde ficarão por 25 dias. E durante essa passagem por Alagoas a delegação de Gana poderá conhecer alguns pontos turísticos que têm ligação com parte da história da escravidão no Brasil. 

A Serra da Barriga foi por muito tempo o refúgio dos escravos durante a dominação portuguesa e holandesa. A intenção da Secretaria de Turismo de União dos Palmares, onde fica a Serra, é levar parte da comitiva ganesa para conhecer um pouco da África em Alagoas. Outro ponto que será visitado, caso os ganeses aceitem o convite, é a Muquém, maior comunidade quilombola do estado. 

O Engenho Anhumas, onde tem uma famosa senzala, que foi cenário do filme de Cacá Diegues Joanna Francesa, de 1973, também deve ser visitado. Além dos pontos turísticos que englobam ainda o Parque Memorial e o Centro Cultural, a seleção de Gana entrará em contato com a história de Zumbi dos Palmares, o herói negro.

Capoeira e culinária
O artesanato do município, como os trabalhos de barro e a cerâmica, serão apresentados à comitiva, que poderá desfrutar também dos sabores da terra, com a culinária quilombola. Além disso, os alagoanos pretendem receber os ganeses no aeroporto com danças de capoeira. A secretária de turismo de União, Jacineide Maia, destaca a contribuição da seleção de Gana para a valorização do turismo da cidade.

- A vinda deles é de grande importância para nós. Não poderia ter vindo uma seleção melhor, já que Gana tem forte ligação com as nossas raízes negras. Estamos elaborando uma série de eventos que irão promover o turismo do nosso município. Temos um potencial cultural/turístico muito grande, e, através de Gana, poderemos expor isso ao mundo. Estamos muito felizes - disse.

Copa do Mundo
 
Os ganeses estão no Grupo G, que conta ainda com EUA, Portugal e Alemanha. Apesar de ter jogadores de destaque como Michael Essien, Sulley Muntari e Kevin Prince Boateng, os africanos estrearam em copas há apenas oito anos, participaram de apenas três mundiais: em 2006, 2010 e 2014. 


Foi mais longe na sua segunda participação, conseguindo chegar às quartas de final, perdendo para o Uruguai em um jogo dramático na disputa de pênaltis. Agora, o técnico Appiah Akwasi espera levar sua equipe mais longe no Mundial de 2014, no Brasil. Mas antes da estreia, os ganeses encaram no dia 31 de maio, os holandeses, em jogo amistoso em Roterdã. 
Fonte: Viviane Leão
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo, através do Facebook, AQUI na comunidade do blog AQUI onde vocês encontram conteúdo exclusivo e podem me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Doméstica de 36 anos de idade comete sudicídio na periferia de União dos Palmares

A doméstica Givanilda da Silva de 36 anos de idade, mãe de uma criança de menos de 02 anos praticou suicídio utilizando uma corda de nylon amarrada a um caibro no lado lateral de sua residência localizada na Quadra X1 casa 06 do Conjunto Habitacional Newton Pereira na periferia de União dos Palmares.
Parente da desditosa cidadã que estavam no interior da residência quando conversaram com a TRIBUNA UNIÃO disseram que toda vida a senhora Givanilda foi uma mulher equilibrada que cuidava diariamente dos seus afazeres domésticos e de sua família. ‘Era uma pessoa com ótimo relacionamento com os amigos e vizinhos’ disse uma vizinha.
O suicídio foi descoberto por uma vizinha por volta das 09:25 da manha deste domingo que transitava na rua. ‘Inicialmente não acreditei no que vi porque 'Giva' como todos a chamavam sempre foi uma mulher de bem’ contou aos presentes a domestica que chorava bastante.
Segundo a família da vitima, o esposo havia saído para uma padaria próxima para comprar pão quando as pessoas vieram avisar do ato de sua mulher. Dona Givanilda integra uma tradicional família de trabalhadores em diversos ramos de atividade de União dos Palmares.
Fonte: Tribuna União

Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 por Kadu Oliveira



A copa do mundo é um evento que mexe com as emoções de todo um país e no Brasil essa paixão é levada muito a sério, porém esse ano o Brasil é quem vai receber as seleções de todo mundo para que o show mundial aconteça em solo brasileiro, e num ano marcado por sucessões de manifestos onde os jovens levaram as ruas suas reivindicações, esse evento está causando inúmeras discussões em que envolve saúde, educação e todas as questões referentes aos descasos em que a sociedade vem vivendo. 

Assim como nas manifestações, as críticas que vêm sendo lançadas também acabam por ser banalizadas por pessoas que só querem usar das situações para causar transtornos. É claro que muita gente está realmente preocupada com a precariedade das condições de vida dos brasileiros, porém com a internet e essa onda de curtidas e compartilhamentos, os assuntos viram meros objetos de comoção que atraem os famosos likes.

Sou fã do meu país, gosto desse clima de copa do mundo, fico imensamente feliz com a realização dela no Brasil, mas me interessa muito mais a saúde, a educação, o emprego, as artes. Preferia ver o meu país sediando a base da educação, promovendo a saúde e levando lazer e arte para o povo. 

Moro numa cidade que me inquieta, tem uma base para o crescimento da cultura que tem de raiz, mas não têm o consenso de quem poderia torná-la o que todos nós merecíamos que fosse. Eu olho para a estação e vejo monumentos, vejo a história de União sendo contada através de esculturas e replicas de objetos do passado, vejo um espaço pra capoeira, um espaço cultural ao ar livre, vejo o cheiro, o sabor, o som, vejo arte por toda parte, vejo em cada ponto estrategicamente uma figura importante e marcante de nossa história sendo representada, vejo isso e vejo mais, vejo que tudo que vejo é somente o que desejo e que não passa dos sonhos que estão cada dia mais distantes. 

Quisera dizer aqui que ainda espero que isso aconteça, mas seria hipocrisia da minha parte, acho que quem deseja ver mudança, não deseja ser político.


Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos