Pages

sábado, 22 de dezembro de 2012

Fotos Especiais!!!



O aposentado Valdir de Sena Monteiro completa 73 anos de vida. É de origem pernambucana, mas chegou a União dos Palmares em 1950 na companhia do patriarca da família de saudosa memória o empresário Severino de Souza Monteiro. Vieram para trabalhar na Usina Lajinha a convite do então jovem empresário João Lyra. A história de ‘seo’ Valdir poderia ser confundida com muitas outras de homem pacato do interior, não fosse seu passado funcional que teve inicio como tesoureiro da Usina Lajinha.


Na década de 60 foi talvez o primeiro morador de União dos Palmares a sofrer uma tentativa de assalto na estrada União/Maceió (era estrada carroçável) cuja agressão foi sofrida na passagem sobre a linha férrea no local conhecido como ‘Nicho” próximo de uma gigantesca ladeira calçada de pedras que dava acesso ao município de Messias. Valdir que conduzia considerável soma em dinheiro para o pagamento dos funcionários não se intimidou e seguiu o caminho até chegar a um lugar seguro.


No final de 1973 deixou a Lajinha para se tornar um próspero empresário. Fundou a histórica “Fábrica de Correntes” em parceria com seu pai e um irmão que a época chegou a empregar 150 funcionários e concorrer com grandes empresas do sul e sudeste do país que tentaram inclusive comprar a indústria palmarina que fabricava correntes industriais para uso em usinas de açúcar.


Veio a BR-104 e com ela o progresso desordenado associado à cobiça política detalhe que nunca despertou ‘seo’ Valdir para participar dela. Talvez a “quebra” da fábrica de correntes há 20 anos passado fosse uma premonição dos dias de hoje: empresas fechando, desestimulo ao comércio e impostos impraticáveis.


Sem concorrentes na região, Comercial e Industrial de Correntes Ltda. era a maior empresa do seu gênero no Nordeste. A lei de incentivos fiscais da época estipulava a isenção do ICM o que foi negado a “Fábrica de Correntes” pela então “Codeal” (que gerenciava o funcionamento das indústrias privadas, mas era um órgão do governo, portanto, político). 


A empresa necessitava para acompanhar a demanda de pedidos dinheiro para adquirir a matéria prima (na época, um milhão e quatrocentos mil reais), mas o Banco do Brasil também negou. E por fim a inflação foi parceira do fechamento da fábrica, e por conseqüência do desemprego de 150 excelentes profissionais e pais de família. Quase mil pessoas ficaram desamparadas temporariamente à época. Mas a fábrica vendeu seu patrimônio para honrar os encargos trabalhistas de todos.


‘Seo’ Valdir é aposentado pelo INSS. É casado com Maria de Lourdes Sena Monteiro com quem tem duas filhas e cinco netos. É normal vê-lo usando o que sempre souber fazer na vida: a simplicidade e a serenidade. É uma pena que os políticos da terra nada tenham feito para que este pernambucano radicalizado em União dos Palmares continuasse a gerar renda e emprego para a cidade. Aliás, isto é um fator comum ainda nos dias de hoje.


Os prédios da antiga fábrica estão maculados em sua originalidade. Uma escola, um futuro banco, uma indústria que também recentemente fechou e um posto de gasolina. Da ‘Fábrica de Correntes’ só o olhar saudoso e melancólico de “Seo” Valdir um dos maiores contribuintes para o desenvolvimento de União dos Palmares e hoje esquecido e porque não, invejado.

Site Tribuna União

Antiga CIC- Comercial e Industrial de Correntes

Não Foi Acidente! Uma campanha pela vida


As festas de fim de ano chegaram e com elas muita alegrias ao encontrar amigos e familiares em eventos que, geralmente, envolvem bebidas alcoólicas. É no final dessas festas que mora o perigo: a mistura de álcool e direção.

Quem não conhece uma pessoa que morreu em um acidente de trânsito por causa da bebida? As histórias vão se repetindo a cada época do ano e em comemorações diversas. A maioria das vítimas são do sexo masculino e jovens. Homens que estavam no começo de suas vidas e que poderiam ser no futuro bons profissionais e pais de famílias.

A mais nova campanha sobre não beber e pegar o volante se chama Não Foi Acidente. São vídeos e notícias relacionados a vários acidentes no país. A campanha que alerta motoristas e acompanhantes a terem mais cuidado com suas vidas e, principalmente, respeito pela vida do próximo.

Ao sair das festas de natal, ou em qualquer outra, é importante que se tome cuidados para uma volta tranquila para casa. O motorista pode passar a chave para alguém que não bebeu, pegar um táxi ou dormir no local da festa. 

Com esses cuidados as suas futuras comemorações não serão limitadas em uma cadeira de roda ou trazendo para sua família memórias ruins de festas anteriores.


Quando não é a bebida a causa da morte, pode ser outro motivo que escutamos e vemos no dia-a-dia. O filme abaixo mostra 4 exemplos.

Historiador lança livro sobre personalidades palmarinas


Ao completar 60 anos de idade o radialista José Nicanor Filho presenteia os palmarinos com o lançamento do livro Filhos Ilustres, onde ele conta a história de 51 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Nicanor Filho não se limitou a nomes que nasceram no município, mas de todos que foram importantes na história da cidade. No livro o leitor vai se familiarizando com as histórias dos personagens.

O historiador Nicanor Filho escreve desde os 13 anos e é apaixonado por histórias e prédios antigos. Vem daí a vontade de escrever um livro sobre a história de União, nesse caso o livro se concentrou em nomes que foram importantes e deixaram sua marca na cidade. Segundo o historiador "União dos Palmares é uma cidade histórica e de grande importância cultural para o mundo com o legado deixado Zumbi dos Palmares". 

Para concluir o livro foram necessários 5 anos de pesquisas, construindo um banco de dados com informações de palmarinos e entrevistas com seus parentes. A cada encontro iam surgindo outros nomes para possíveis entrevistas. O professor diz que livro fecha uma lacuna na história recente de União dos Palmares. Nele o leitor pode encontrar muitas informações como moradia, comércio e família dos personagens relatados.

Os 51 nomes citados no livro estão em ordem alfabética, o leitor vai ter contato não só com as biografias de personagens que já morreram, como de personagens ainda vivos. Uma grande surpresa fica por conta de nomes não muito conhecidos, como Pacífico Alves Feitosa, Manoel Marques do Couto, Alfredo Marques Neto e tantos outros.

Nicanor disse que fica surpreso quando visita as escolas para divulgar o livro e a grande maioria não sabe quem foi uma pessoa como Dilson Moreira da Costa, que criou o Brasão e a bandeira de União dos Palmares e que desde 1979 lutava pelo o tombamento da Serra da Barriga.   

Nicanor Filho é presidente da ONG Folha da Esperança e trabalha como servidor público de União, a disposição do Selo Unicef. Além dos 51 nomes biografados no livro, o leitor também tem contato com mais 50 nomes, que por falta de informações precisas apenas são citados nomes, profissões e onde eles moravam. Alguns desses nomes podem ser relatados no II volume, que será lançado futuramente.
   
Filhos Ilustres é um o livro é importante não só para profissionais da área da educação, mas para todos os palmarinos que querem saber mais sobre a história da cidade. 

Uma super dica de presente para esse final de ano!!!

 O livro está a venda na ONG Folha da Esperança, na Rua Costa Rêgo, em frente ao Posto de Saúde José de Lima ou pelo fone 9131-9220.