Pages

sábado, 22 de dezembro de 2012

Historiador lança livro sobre personalidades palmarinas


Ao completar 60 anos de idade o radialista José Nicanor Filho presenteia os palmarinos com o lançamento do livro Filhos Ilustres, onde ele conta a história de 51 personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da cidade. Nicanor Filho não se limitou a nomes que nasceram no município, mas de todos que foram importantes na história da cidade. No livro o leitor vai se familiarizando com as histórias dos personagens.

O historiador Nicanor Filho escreve desde os 13 anos e é apaixonado por histórias e prédios antigos. Vem daí a vontade de escrever um livro sobre a história de União, nesse caso o livro se concentrou em nomes que foram importantes e deixaram sua marca na cidade. Segundo o historiador "União dos Palmares é uma cidade histórica e de grande importância cultural para o mundo com o legado deixado Zumbi dos Palmares". 

Para concluir o livro foram necessários 5 anos de pesquisas, construindo um banco de dados com informações de palmarinos e entrevistas com seus parentes. A cada encontro iam surgindo outros nomes para possíveis entrevistas. O professor diz que livro fecha uma lacuna na história recente de União dos Palmares. Nele o leitor pode encontrar muitas informações como moradia, comércio e família dos personagens relatados.

Os 51 nomes citados no livro estão em ordem alfabética, o leitor vai ter contato não só com as biografias de personagens que já morreram, como de personagens ainda vivos. Uma grande surpresa fica por conta de nomes não muito conhecidos, como Pacífico Alves Feitosa, Manoel Marques do Couto, Alfredo Marques Neto e tantos outros.

Nicanor disse que fica surpreso quando visita as escolas para divulgar o livro e a grande maioria não sabe quem foi uma pessoa como Dilson Moreira da Costa, que criou o Brasão e a bandeira de União dos Palmares e que desde 1979 lutava pelo o tombamento da Serra da Barriga.   

Nicanor Filho é presidente da ONG Folha da Esperança e trabalha como servidor público de União, a disposição do Selo Unicef. Além dos 51 nomes biografados no livro, o leitor também tem contato com mais 50 nomes, que por falta de informações precisas apenas são citados nomes, profissões e onde eles moravam. Alguns desses nomes podem ser relatados no II volume, que será lançado futuramente.
   
Filhos Ilustres é um o livro é importante não só para profissionais da área da educação, mas para todos os palmarinos que querem saber mais sobre a história da cidade. 

Uma super dica de presente para esse final de ano!!!

 O livro está a venda na ONG Folha da Esperança, na Rua Costa Rêgo, em frente ao Posto de Saúde José de Lima ou pelo fone 9131-9220.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar!
Continue nos visitando!