Pages

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros completa 49 anos

 Antes
 Hoje

"Já tive muito dificuldade quando trabalhava na rede privada, pois alguns alunos não pegavam na mão do outro por ser negro" Cleonice da Silva



Entrevista: Professora Cleonice da Silva.

Jmarcelo Fotos: Cleonice quais lembranças você tem da sua infância em Rocha Cavalcante?

De quando brincava de ser professora das colegas e das paneladas que era sensacional (cozinhava os miúdos da galinha, feijão e arroz).

JMarcelo Fotos: Falando do distrito, também conhecido como Barra do Canhoto, o que mudou nele do tempo em que você brincava com seus  amigos para os dias atuais

O Conjunto novo depois da enchente, as duas praças reformadas pelo prefeito José Pedrosa e a pista tão sonhada que foi construída e infelizmente o dono das dragas vieram de Murici destruí-la, pois infelizmente é difícil lutar sozinha quando você sabe que poucos mandam nos espaços que moramos principalmente a extração da areia do nosso Rio Canhoto.

JMarcelo Fotos: Como era a Cleonice aluna?

Posso lhe dizer que era uma excelente aluna, que gostava de me espelhar nas melhores professoras da época, estudava muito para passar nas provas e ajudava minha mãe em casa e ainda vendia picolé, roupas na feira e trabalhava em supermercado. Achava que ficar esperando pelos meus pais para ter algum dinheiro seria desnecessário pois poderia fazer isso de forma muita simples.

JMarcelo Fotos: Como iniciou na profissão de professora? O que é ser Professor/a?

Iniciei através de um convite pelas professoras: Verônica Marques e Verônica Cândido, estudava 8ª serie e tinha 14 anos. Para mim foi tudo diferente do que brincava em casa, mas consegui. Ser professor é, muito antes de ser uma profissão, uma das formas mais genuínas do amor. Como já dizia o grande mestre Paulo Freire, “eu nunca poderia pensar em educação sem amor. É por isso que me considero um educador: acima de tudo porque sinto amor”.
Porque professor vai além. Além das tarefas estabelecidas em contrato, além das horas a que ultrapassamos na escola sem nenhum outro dá valor e além da ideia de que aquilo é apenas um meio para se ganhar a vida.

JMarcelo Fotos: Você atualmente é coordenadora na Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros e já trabalhou na antiga Escola Cenecista Santa Maria Madalena e no Colégio José Correia Vianna. Em sua opinião qual a diferença do ensino nas redes pública e privada?

A responsabilidade em manter tudo certo, ou seja, a cobrança é maior, mas o Ensino em si é considerado o mesmo dependendo muito do profissional que esteja à frente da sala de aula. E para mim foram aprendizados gratificantes e trabalhar nessas duas Instituições foi um sonho alcançado. 

A diferença para mim é também como são selecionados os professores da rede privada todos tem que ter Pedagogia, já na rede pública é colocado o que tem magistério incompleto ou completo prejudicando a evolução da aprendizagem de muitas crianças. Desejo muito que as Escolas públicas possam ter a mesma disciplina com alunos, participação dos pais, cobranças dos coordenadores, responsabilidade e dinamismo dos educadores.

JMarcelo Fotos: Como é ser negra na Terra de Zumbi dos Palmares?

Para mim é orgulho de mostrar que cor não salva nem um ser Humano. Já tive muito dificuldade quando trabalhava na rede privada, pois alguns alunos não pegavam na mão do outro por ser negro, trabalhei muito a Cidadania e religião. Depois de alguns meses consegui o resultado do aluno que não aceitava tocar na mão do colega vi o resultado chegar de forma gratificante  todos se abraçavam e puderam descobrir que não temos que ter preconceito com o outro.

JMarcelo Fotos: Falando em cultura afro, o que falta para o turismo étnico se desenvolver aqui no município de União dos Palmares?

Muita coisa meu amigo e tudo só resolverá quando existir um político que dê valor a sua cultura. Descobrindo que é através da cultura que melhora a economia local e crescem-se trabalhos para população. Minha expectativa é de lá na Serra ter um museu com tudo que já foi encontrado e termos grupos de danças, teatro, bandas afros e tantas outras coisas que fico sonhando em um dia poder ver acontecer nesta nossa Terra.

JMarcelo Fotos: Como educadora e cidadã de um distrito carente que é Rocha Cavalcante, como você analisa a atual situação econômica do município? 

Uma das piores, falta de saneamento, coleta do lixo que antes era quatro vezes por semana e hoje uma vez ninguém sabe quando e se for descrever aparecerão tantas outras. 

JMarcelo Fotos: O que você dá nota 10 e nota 0 aqui em União?

No momento é difícil dá nota 10, e 0 para a falta de fiscalização da retirada de areia do nosso rio Canhoto, pois foi através de tudo isso que perdemos de vez nossa pista.

JMarcelo Fotos: Você e seu esposo são Espíritas Kardecistas, qual é a principal doutrina espírita? Qual a finalidade da Campanha do Aborto que é feita anualmente por vocês? 

É o conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras de Allan Kardec que constituem a Codificação Espírita: O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno e A Gênese. Este trabalho tem como finalidade trazer à tona alguns dados a respeito da questão da prática do aborto, analisando-os sob a ótica da religião, da legislação, da saúde e da emoção. 

Portanto, através de Seminário com  debates alertaremos alunos e convidados, a necessidade de estar repensando o direito à vida. E ajudamos junto com a comunidade local e colegas de outras cidades a doar enxovais para gestantes carentes do Distrito.

JMarcelo Fotos: Como é a Cleonice esposa e mãe da linda Maria Rita? E o que a maternidade está lhe ensinando de melhor ou mais difícil? 

Procuro ser uma excelente esposa dando sempre atenção para meu esposo e ser a mãe de Maria Rita foi um sonho que não quero acordar jamais, agradeço muito a Deus todos os dias por este presente. Que força! Que poder! Que coragem! Ser mãe é ser de aço e coração. A maternidade me ensinou a não perder as ações que minha Maria faz a cada dia seu desenvolvimento está nos encantando e difícil é vê-la chorar sem saber o que está sentindo ou leva-la ao Posto Médico para tomar vacina (ser furada na perna), mas como é para o bem dela tento me segurar.

JMarcelo Fotos: Cleonice obrigado pela entrevista e fique a vontade para se despedir de nossos leitores.

Caro leitores espero que possam conhecer um pouco de mim, pois o bom da vida, é que mesmo que possamos mudar o que ficou para trás, ela nos dá a oportunidade de escrever uma nova história e essa é a minha...


 Cleonice, Jacó e Maria Rita