Pages

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Movimentos agrários ocupam terreno de usina em União dos Palmares, AL

Eles reivindicam a desapropriação de terras para a reforma agrária e assentamentos de famílias de trabalhadores rurais.

Integrantes de diversos movimentos agrários ocuparam, nesta terça-feira (11), o terreno da Usina Laginha, no Município de União dos Palmares. Dentre as reivindicações está a desapropriação de terras para a reforma agrária e para assentamentos de famílias de trabalhadores rurais.
Segundo a coordenação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), houve um acordo entre os movimentos e a antiga administração da massa falida do Grupo João Lyra, mas houve uma mudança nessa administração.
“Nós temos sentido que o acordo que foi firmado para resolver o problema das famílias foi paralisado. Viemos para cá com o sentido de que o acordo realizado seja retomado e medidas concretas sejam tomadas para resolver essa questão”, falou a coordenadora do MST, Débora Nunes.
A reportagem do G1 não conseguiu localizar o representante da massa falida.
Segundo a coordenadora do movimento ágrario, o acordo era de que 1.500 hectares da Usina Guaxuma fossem destinados para a reforma agrária, e o terreno da Usina Laginha destinado para os assentamentos das famílias.
Cerca de mil famílias participam da ocupação, segundo Débora. Mas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Crises, da Polícia Militar, cerca de 400 pessoas estão no local.
“Fomos até o local juntamente com equipes do 2º Batalhão, e entramos em contato com o presidente o Iteral [Instituto de Terras e Reforma Agráfia de Alagoas] , que foi ao local e a gente pode iniciar um canal de negociação para viabilização da solicitação desse movimento”, falou o tenente Thiago Almeida.
Ainda de acordo com o tenente, os movimentos não chegaram a invadir a área das máquinas, apenas o pátio da usina. Não há previsão para a saída dos movimentos.
Além do MST, participam da ocupação integrantes da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Movimento Terra Trabalho e Liberdade (MTL), Movimento Luta pela Terra (MLT), Movimento de Libertação dos Sem Terra (MLST), Movimento Via do Trabalho (MVT), Movimento Unidos pela Terra (MUPT) e Terra Livre.

Fonte G1