Pages

terça-feira, 18 de abril de 2017

"Meu primo sentirei muito a sua falta! Estou muito triste com a sua partida, que Deus lhe coloque num bom lugar" Por Márcio Rodrigues


A postagem abaixo é do dia 03 de março, e falava do evento Trilha do Tesouro Perdido que aconteceria próximo domingo, dia 21 de Abril.  As informação da trilha eu peguei na página do Facebook do Luan Douglas onde o próprio agradeceu pela divulgação.

Agora, ficamos sabendo desse trágico acontecimento. E eu pergunto onde vamos parar com tanta violência? Espero que esse crime não se torne mais um número na estatística dessa violência.

meus pêsames aos familiares!  


Alguns mensagens de alunos e amigos.
 
"Jaime vai pro ataque, que eu jogo a bola pra você"
"Jaime, vem fica aqui na defesa, que eu vou subir pro ataque"
Vai com Deus professor, nem da pra acreditar que você se foi, gente boa, extrovertido... resenhava como ninguém. Há quase 1 semana atrás, estava tirando onda de mim, porque meu time não tinha vencido o dele ainda. Vai com Deus meu amigo, que Deus o receba de braços abertos.

Jaime Novais

Meu Deus uma pessoa tão boa como o professor Luan Douglas, ver sua vida ser tirada de uma forma tão trágica, onde vamos parar. Vai com Deus meu amigo. #luto 

Kátia Galvão

Professor valeu pelos o momentos que passamos junto na Ed Física Luan Douglas você sempre vai estar em nossos corações.#LUTOSAUDADESETERNA

Victor Adams

Que Deus te coloque em um bom lugar meu amigo, irei guardar todas as lembranças boas que vivemos dos teus cuidados e conselhos, das suas brincadeiras...Sei que agora está no céu ao lado de Deus. Fica Com Deus meu amigo sentiremos muito sua falta. #LutoLuan 

Taiiane Maria
 
Eu não conhecia mas parecia ser uma boa pessoa, um professor a quem muitos gostavam e admirava bastante, sinceramente não da pra acreditar. Vemos em televisão, jornais e noticiários, coisas sobre o mundo e a cada dia o mundo vai ficando pior e a bandidagem vai aumentando. Escrevo isso com lágrimas nos olhos, fico triste por ter pessoas que amam fazer o mal a alguém, não só com este rapaz mas com muitos aí que tenho visto que hoje em dia estão morrendo por motivos pequenos, da pra ver o quanto esse mundo precisa de Deus, mas como existe o tal do Livre Arbítrio, devemos escolher que caminhos vamos percorrer e permitir que Deus entre nos nossos corações que é disso que o mundo precisa, pois quem planta o bem colhe o bem. QUE DEUS TE COLOQUE EM UM BOM LUGAR E CONFORTE OS CORAÇÕES DOS SEUS FAMILIARES E AMIGOS, VAI COM DEUS Luan Douglas

Ronilson Rodrigues 


#luto
Guardarei essa imagem (foto) como uma dos nossos momentos mais alegres meu amigo. 10/11/2015

Tarciso Alberto 

Luan Douglas, ser humano integro e de bom coracao, amigo e leal. Meu primo, sentirei muito a sua falta! Obrigado por sua consideracao para comigo ainda em vida. Estou muito triste com a sua partida, que Deus lhe coloque num bom lugar. LUTO.
Saudades!

Márcio Rodrigues  
 


No próximo mês, dia 21, feriado / dia de Tiradentes, acontecerá em União dos Palmares a Trilha do Tesouro Perdido. As inscrições para o evento serão feitas a partir de 10 de Março.

"Na inscrição você irá adquirir uma camisa manga longa do evento, vai ser tooooop. Os participantes são de União, Maceió e de outras cidades do Estado de Alagoas, não fique de fora, breve anúncio em rádios, sites, carros de som que irão divulgar". Escreveu Luan Douglas, responsável pelo passeio.

A maioria das trilhas ecológicas são organizadas por professores de educação física, que junto com seus alunos e convidados, exploram as belezas do meio ambiente palmarino. Esses grupos de esportistas também fazem um alerta para os perigos que veem sofrendo a Mata dos Frios, zona rural de União dos Palmares que é alvo constante de queimadas criminosas. 

Segundo Luan, "Lembrando que existe um número máximo de inscrições. Programe-se já! Para caminhar pelas trilhas, serras, estradas, lamas e Vááárias cachoeiras para você desfrutar, das paisagens belíssimas do município.

Obs: *Haverá ônibus para os inscritos de União dos Palmares, ida e volta... 

Evento: Trilha do Tesouro Perdido
Responsável: Luan Douglas
Contato: 82 99381-0902
Quilômetros: 15 KM
Valor: 30,00 (ganha camisa do evento)
Largada: Quilombo Park Hotel
Café da manhã: 07:00
Largada: 08:00

Apoio: Prefeito Kil, Zé Alfredo e Posto Serra da Laje, Lojas Adrys, Cia do Bolo, GM3 Lanches, EP, Açai do Macarrão, RG Veículos,  Delicius Burgue, LéoLylas Pizzaria, Alianças Motos, Academia X Treme, Kiko Lanches. BR  Construções,  Simbora Trekking, União Gás e Érica Nutricionista. 

De União dos Palmares: o mundo de barro da artesã Dona Irinéia

Mestra do Patrimônio Vivo é reconhecida internacionalmente

Texto de Teresa Machado

É no simbólico povoado do Muquém, comunidade de descendentes quilombolas, localizada no município de União dos Palmares, onde são criadas obras de grande e expressivo valor artístico. Nas mãos de Irinéia Rosa Nunes da Silva, a Dona Irinéia, 68 anos, o barro avermelhado vira cabeças, vasos, panelas e se transformam em histórias de lutas e conquistas dos moradores dos Quilombos dos Palmares.

Mestra artesã do Patrimônio Vivo de Alagoas, desde 2005, Dona Irinéia é considerada uma das maiores ceramistas do Estado. Os traços quilombolas de sua arte não negam a ancestralidade da artista, que usa apenas barro, lenha e talento para criar suas peças.

Aos vinte anos, Irinéia começou a ajudar sua mãe a moldar panelas de barro para colaborar no sustento da família. Mais tarde, iniciou a produção de peças para fiéis pagarem promessas, em Juazeiro, no Ceará. Para Dona Irinéia foram essas encomendas que fizeram sua “imaginação acontecer”, quando passou a moldar o barro com mais criatividade. “Depois que eu descobri minha arte acabou meu sofrimento”, disse.

Ao lado de seu marido, Antonio Nunes, o Toinho, ela encontrou novas possibilidades para o trabalho com o barro. Os vasos e panelas passaram a ser substituídos pelas famosas esculturas, hoje conhecidas em todo país e até internacionalmente.
“Ele também mexia com barro quando era jovem. O pai de Toinho fazia telha e ele ajudava no acabamento. Depois que a gente se casou ele começou a ir buscar barro ali no barreiro e a gente começou a fazer algumas coisas além de panela e jarro. É que o povo encomendava mão de barro, cabeça e outras partes do corpo pra poder pagar promessa. E a gente fazia tudo”, explicou a artesã.

A fabricação de artefatos de cerâmica reflete um modo de fazer tradicional da comunidade que produz e vende essas louças utilitárias há gerações. Dona Irinéia é mãe de 11 filhos. Os filhos e uma cunhada também ajudam na produção das peças. Em virtude das dificuldades físicas próprias da idade, a ceramista repassou algumas técnicas de produção para os familiares que auxiliam com a confecção da conchinha e do nariz, enquanto D. Irinéia molda as demais partes das obras.

O processo para o trato com a matéria-prima é feito de forma totalmente artesanal: retiram o barro dos barreiros, pisoteiam, amassam, moldam e queimam as peças que, sem nenhum tipo de pintura, ganham uma coloração avermelhada natural.

Os objetos criados são bastante peculiares, frutos das memórias e vivências de Dona irinéia. As cabeças negras são as que têm mais encomenda, “o pessoal gosta de botar nas piscinas, em pousadas”, observa Irinéia. As cabeças negras que trazem lábios, nariz, olhos, orelhas e cabelos delineados de forma sensível e expressiva. As peças são produzidas de diversos tamanhos, ornamentações e penteados. A pequena escultura com pessoas em cima de uma jaqueira se tornou um clássico, devido ao seu valor histórico. Em 2010, palmarinos do Muquém enfrentaram uma enchente do rio Mundaú e tiveram que subir na árvore para sobreviver. Mônica, filha da artesã, foi uma das pessoas salvas graças aos galhos da árvore redentora.

Em 2004, Dona Irinéia foi finalista do Prêmio Unesco de Artesanato da América Latina e Caribe. Em seu ateliê, nos fundos de casa, a artesã conta que envia as peças para São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. Em 2015 esculturas da artesã foram levadas para Itália, a convite da Expo Milão, uma feira que reúne obras de arte de 140 países.

Em 2013, Dona Irinéia Nunes virou personagem do livro A menina de barro, da escritora Gianinna Bernardes, com ilustrações do alagoano Pablo Perez Sanches. A obra conta a história de uma família que morava às margens do rio Mundaú, no interior de Alagoas, e vivia a partir da criação de objetos feitos do barro colhido na beira do rio. Certo dia, a chuva foi tanta que fez o rio transbordar, carregando tudo que havia pela frente. Para se salvar, a família teve que deixar quase tudo para trás, inclusive as peças de barro feitas com tanto amor. Durante a enchente, o ateliê de D. Irinéia ficou debaixo de água, e cerca de duas mil peças de cerâmica se perderam na enxurrada.

Dona Irinéia carrega com orgulho o reconhecimento da arte que aprendeu com sua mãe, que vai além das fronteiras da comunidade isolada de quilombola. Ela usa sua multiplicidade de talentos para dar vida ao barro. É através dele e a partir de seu saber popular que modela sua própria identidade, projetando a imagem de seu povo no mundo. É do barro, da argila, da terra molhada com água que a arte e a criatividade de dona Irinéia vão se espalhando e ganhando o mundo. “Quando estou longe do barro não estou feliz. Ele é minha vida”.

Registro do Patrimônio Vivo

É considerada Patrimônio Vivo de Alagoas  a pessoa que detenha os conhecimentos e técnicas necessárias para a preservação dos aspectos da cultura tradicional ou popular de uma comunidade.

Os mestres devem ter os trabalhos estabelecidos no estado há mais de 20 anos, repassando às novas gerações os saberes relacionados a danças e folguedos, literatura oral e/ou escrita, gastronomia, música, teatro, artesanato, dentre outras práticas da cultura popular que vivenciam.

Atualmente, quarenta mestres da cultura popular alagoana fazem parte do Registro do Patrimônio Vivo. O RPV foi estabelecido através da Lei Estadual nº 6.513/04, posteriormente alterada pela Lei nº 7.172/10. Os contemplados recebem, mensalmente, uma bolsa no valor de um salário mínimo e meio, concedida pelo Governo de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Cultura.

Fonte: Agência Alagoas

Fotos: Casamentos Antigas

Click nas fotos para ver em tamanho maior