Pages

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Conheça quais são as características de um bom professor


Embora muitas vezes ensinem as mesmas matérias, cada professor tem o seu próprio método de ensino, que em geral, varia conforme a área escolhida e a faixa etária dos estudantes. Entretanto, não é tão simples definir um bom educador apenas pelo seu modo de conduzir as aulas, já que parte da classe pode apresentar um bom rendimento e a outra não.

É normal que dificuldades entre professores e estudantes apareçam no decorrer do ano letivo. Nesse contexto, algumas atitudes podem ser fundamentais para superar os momentos difíceis e manter a motivação da turma dentro e fora da sala de aula. A seguir, separamos  

5 dicas para tornar o seu plano de ensino o mais eficiente possível. Confira:

1 - Identifique o perfil de cada estudante
O primeiro passo para garantir uma boa aula é conhecer o perfil dos alunos, identificando os principais pontos fracos e fortes. Analise cada estudante individualmente, e veja como trabalhar melhor com o ritmo de cada um.

2 - Explore o potencial de cada aluno 
Procure motivar os alunos constantemente, incentivando-os a buscarem novas fontes de conhecimento que extrapolem os conteúdos vistos em sala de aula. Identifique o potencial de cada estudante e sempre esteja disposto a auxiliá-lo para que ele consiga melhorar.

3 - Seja bem-humorado
O senso de humor é fundamental para conduzir as aulas de uma maneira mais leve e positiva. Isso pode aumentar o interesse dos alunos pela matéria, fazendo com que enxerguem os assuntos abordados em classe de uma forma diferente.

4 - Aceite sugestões da turma
É importante saber ouvir os alunos e dar importância para a opinião deles. Peça aos estudantes um feedback sobre as suas aulas e dê espaço para críticas e sugestões. Isso o ajudará a crescer e os dois lados serão beneficiados por essa troca de ideias.

5 - Trabalhe em conjunto
Trabalhe conjuntamente com os pais e esteja sempre disposto a ouvi-los e aconselhá-los. Conversar com as famílias é ótimo para conhecer melhor o perfil dos alunos, entendendo quais são as principais dificuldades e necessidades de cada um.

Fonte: Universia Brasil