Pages

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Cine Cultura: Madame Satã

Na segunda edição do Cine Cultura, o filme apresentado foi Madame Satã, da diretora Karin Aïnouz. O filme, baseado em fatos reais, retrata a vida da cultura marginal urbana do Rio de Janeiro no início do século XX. Madame Sa era malandro homossexual e negro, que vira artista, mas é preso várias vezes.

O público presentes as sessões ainda é tímido, já que o número de pessoas não passa de 20. Por outro lado, quem acompanha as sessões faz elogios ao projeto. A palmarina Mávila Támires, que mora a dois anos e meio na cidade de São Miguel dos Campos, fez elogios ao projeto, mas lamentou a falta de prestígio por parte da população. "As pessoas reclamam que não tem nada diferente na cidade e quando tem não veem prestigiar", disse Mávila.

"Cadê os intelectuais da cidade?" questionou o Secretário de Cultura Elson Davi, sobre a falta das pessoas que justamente pediam mais ações culturais. Outros pontos que chamaram a atenção, no Cine Cultura, para Clezivaldo Mizael e Adelino Ângelo é sobre a forma como o está sendo divulgado o projeto. Já que apenas algumas pessoas estão indo.

Zema explica que a intenção é formar um público. Por isso, que nessas primeiras sessões o público ainda é pequeno. Ainda de acordo com Zema, sobre a divulgação do projeto, estão sendo distribuído cartazes em escolas e locais públicos, além da divulgação na internet. Onde está boa parte do público-alvo: as pessoas que desejam uma ação cultural voltada para o cinema.

Na minha opinião o público irá aumentar a cada filme, isso vai acontecer naturalmente. Porém cartazes nas escolas e divulgação nas rádios locais tendem a chamar mais o público.

A terceira exibição será dia 27 de agosto o filme a ser exibido ainda não foi escolhido. O projeto é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Cultura e o Cineclube Lanterna Mágica.


Click nas fotos para ver maior