Pages

quarta-feira, 19 de junho de 2013

#ACORDABRASIL


Campanha publicitárias provocam populares para repensarem certas atitudes

Algumas campanhas publicitários já perceberam que certos anúncios não atingem ou sensibilizam a sociedade cível, muitos publicitários mundo afora estão sendo mais diretos nos recados para ver se a população acorda, um exemplo, são as campanhas de conscientização no trânsito onde são usadas cenas de acidentes sérios. Nas propagandas pessoas consumindo álcool, falando ao telefone, em diversos momentos de distração onde acontecem os acidentes. O blog já tinha falando dessa campanha, veja aqui.

Aqui no Brasil cidades como Rio de Janeiro, Minas Gerais e Curitiba já começaram a multar quem joga lixo nas ruas e essas pessoas são associadas a Manés ou Porcas, em alusão ao animal. As emissores de Tvs também fazem campanhas (não tão agressivas) para conscientiza populares, recentemente a Rede Globo fez uma campanha com vários artistas para que as pessoas não fazem das ruas, banheiros públicos. Veja aqui. 
 
Em União dos Palmares é comum ver pessoas lanchando e jogando o resto nas calçadas, nas ruas ou em pontos turísticos da cidade como, em frente as estátuas que estão sempre com lixos por perto. Isso para não falar vários lugares em toda União, o lixo chegar mais rápidos aos ruas levados por condutores de veículos e seus respectivos passageiros que não disfarçam em jogar objetos nas ruas da cidade. Outro problema na cidade são os donos de carros com seus som potentes, não respeitam idosos, crianças, doentes etc. 

A mais nova campanha quem vem com um apelo mais forte foi feita por profissionais da cidade de Bauru, São Paulo, para alertar a população da cidade a ser mais responsável com uma doença que atingem milhares de pessoas no país que é a dengue. Nos cartazes espalhados pela cidade e nas redes sociais, vemos frases como "Dengue. Estúpido é quem não colabora." Segundo Marcio Marcelino, responsável pela campanha "Se a pessoa se ofendeu, é porque está fazendo algo de errado" respondeu quando foi perguntado se não receia de ofender os bauruenses.
   
Essas campanhas publicitárias mesmo tendo sendo feitas para outras cidades, podem e devem ser usadas em muitos municípios do Brasil, como em União dos Palmares, onde o problema da dengue, do lixo, gente condizendo motos sem capacetes, menores dirigente carros etc.

Acorda gente!!!  

 
Campanha nos Estados Unidos alertar população para não usa celular no trânsito
 Campanha de trânsito na Austrália: legendado