Pages

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

No mês da luta contra a Aids Secretária de Saúde traz ações de prevenção em União dos Palmares

Na manhã desta segunda-feira (02), a Avenida Monsenhor Clóvis Duarte de Barros foi palco de comemoração ao dia Mundial de Luta Contra a AIDS, realizada pela secretaria de Saúde do município.

Com o lema “Amor, Sexo e camisinha, isto não é perversão”... É prevenção! Uma unidade móvel da saúde foi montada no centro da cidade, e durante todo o dia, profissionais ficaram realizando os testes rápidos e precisos de HIV e Sífilis, com objetivo de promover saúde próxima à população. Durante todo o mês de dezembro a secretaria de Saúde e as Unidades de saúde – PSF- vão realizar estes testes, palestras e distribuição de preservativos.

Alagoas é o quarto Estado no Brasil com maior número de casos de AIDS, e União dos Palmares está entres as primeiras cidades nesse ranque, é o sexto município com maior índice de pessoas com esta doença. “Estamos aqui não somente para diagnosticar, mas principalmente para prevenir”, disse a enfermeira Weslanny. “A AIDS não é mais uma doença de grupos como antes, hoje a AIDS é uma doença de pessoas, todos precisam está atentos, prevenidos”, acrescentou.

A comemoração foi idealizada pela secretaria de Saúde em parceria com o NASF (Núcleo de Assistência à Saúde na Família), o CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento), e o NUPS (Núcleo de Promoção a Saúde). Dezenas de pessoas estiveram no local realizando os testes, e foram acompanhados pelos profissionais de saúde. Este ano, a campanha que é internacional trabalhou o tema “Prevenção da AIDS nos Jovens”.

 Por: Natally Tenório – Secom/PMUP

Meu 1º ano como Professor!