Pages

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

#EuSouProfessor/a

Por que estudar Geografia

Descubra mais sobre a área de Geografia. Saiba o que esperar do curso e do mercado de trabalho

Depois de terminar o ensino médio surge a necessidade de fazer uma escolha: qual o curso de graduação? Algumas pessoas já tem a resposta antes da formatura, outros ainda precisam refletir na escolha. Se você está no segundo grupo, a Universia Brasil reuniu tudo o que você precisa saber sobre o curso de Geografia para ajudar você nessa decisão. Confira a seguir como é o curso, e quais são as possibilidades de trabalho para quem se forma em Geografia.
TRABALHANDO COM GEOGRAFIA

O geógrafo é responsável pelo estudo dos aspectos físicos da Terra e da ocupação humana no espaço terrestre. A área envolve tanto a Geografia física, que faz a análise do relevo, do clima e da vegetação, quanto os estudos sobre a relação do ser humano com o espaço geográfico que habita.

O profissional desse ramo pode atuar como cartógrafo na elaboração de mapas, fazer roteiros para excursões ecológicas em áreas de preservação, atuar no trânsito planejando sistemas de mobilidade, fazer um planejamento agrícola, analisar imagens capturadas por satélites, trabalhar como professor, entre outras funções.

Além disso, há bastante espaço no mercado educacional, para atuar como professor. Ao optar por essa carreira, o formado poderá atuar tanto no Ensino Fundamental, como no Ensino Médio e Ensino Superior. O importante é que o profissional escolha qual a faixa etária que tem mais facilidade de trabalhar para executar um bom trabalho.

O CURSO DE GEOGRAFIA

A duração média do curso de graduação é de 4 anos e, desde o vestibular, o aluno pode optar pela licenciatura ou pelo bacharelado. Ao escolher a primeira opção, algumas disciplinas voltadas para a Pedagogia, como Psicologia da Educação e Didática, serão parte da grade curricular. No entanto, é importante sempre checar a grade curricular da instituição de ensino que irá estudar, porque algumas são bem específicas e pode acontecer de o aluno não se interessar pelo enfoque dado pela instituição.

No caso do bacharelado, algumas disciplinas com as quais os estudantes terão que lidar ao longo da vida acadêmica são Geografia Física, Humana, Metodologia, entre outros. Ao formar-se nessa carreira, o profissional também pode ingressar no universo acadêmico, buscando estudar a fundo um recorte da Geografia que considerem de extrema importância.

#EuSouProfessor/a