Pages

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Manhã recreativa na Escola Municipal Antonio Gomes de Barros

Em mais uma ação da programação da II Edição da Semana do Bebê em União dos Palmares, a Secretaria Municipal de Educação promoveu nessa quarta-feira, (11), no ginásio da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros uma manhã recreativa para os alunos, que contou ainda com a presença das crianças da Escola Municipal Papa Paulo VI, situadas no Distrito de Rocha Cavalcante. 

Os pequenos foram contemplados com a palestra “Manhã Saudável pela Primeira Infância” e ainda assistiram a apresentação teatral “Turma dos Chaves com as Crianças – Brincando e Aprendendo com Alegria na Primeira Infância”, conduzida pelo circo do ator e diretor circense Silvio Pontes.
ASCOM SEMED

Direção Geral: Dagoberto Manoel
Texto: Maísa Pereira
Fotos: Leonardo Bastos
Colaboração: Ana Lorena

União dos Palmares receberá o espetáculo 'Narrativas em Movimento' versão modernizada do circo

 Resultado do programa Rumos foi divulgado nesta segunda-feira; projetos alagoanos vão rodar com caravana circense e mostrar história quilombola

Alagoas teve dois projetos contemplados na 17ª edição do programa Rumos, realizado pelo Itaú Cultural. 'Furnas dos Negros', média-metragem de Wladymir Franklyn, e a intervenção 'Narrativas em Movimento', da Núcleo Zero, estão entre os selecionados da iniciativa, que divulgou o resultado em uma coletiva de imprensa em São Paulo nesta segunda-feira (9).

'Furnas' pretende contar a história da comunidade quilombola de Tabacaria, em Palmeira dos Índios, a primeira e única do País a ter recebido a titulação de terras. Símbolo de resistência, o local possui quatro pontos sagrados de culto, que agora serão mostrados pela primeira vez em um trabalho de audiovisual. 
 
Já Narrativas em Movimento vai levar caravanas circenses a seis cidades de Alagoas. Penedo, Marechal Deodoro, Piranhas, Água Branca, União dos Palmares (Serra da Barriga) e Porto Calvo serão as contempladas com a ação, que vai mostrar uma versão modernizada do circo, com tecnologias como holografia e projeção mapeada.
 
Ao todo, 117 projetos foram selecionados no edital, que terá um investimento de R$ 15,5 milhões. Este ano, foram 12 mil inscritos, sendo 79 de Alagoas. Os 500 finalistas foram lidos, cada um, pelos 26 membros da Comissão de Seleção, composta por 30 avaliadores das mais diversas áreas de atuação e regiões do País.
 
"A cada ano, o Rumos se renova com as provocações trazidas pelos inscritos, que estão sempre propondo novos olhares e novas propostas", apontou o diretor do Itaú Cultural, Eduardo Saron, acrescentando que a ideia do programa é propor uma parceria com os vencedores.
 
Desde 2013, o Rumos passou a ser um modelo aberto de edital, englobando todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas e com a promessa de oferecer mais liberdade para que artistas, produtores e pesquisadores possam definir as regras de produção e apresentação de suas obras.
 
As propostas foram separadas em três campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artístico-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras).

Membro da comissão de seleção, a atriz produtora e contadora de histórias Karla Martins, do Acre, se disse surpresa com a qualidade do que foi apresentado. "Fiquei impressionada com a qualidade e a dinâmica. O processo cultural do País passou a refletir o pensamento político. Vimos muito a questão racial, LGBT e indígena se mostrar com intensidade, quase como um pensamento sociocultural".

Fonte: Gazeta Web