Pages

sábado, 7 de abril de 2018

Gincana: "Drogas, diga não! Educar é o melhor caminho para prevenir"

Neste sábado, 07, as escolas do município de União dos Palmares realizaram aulas dinâmicas em suas instituições. A Gincana: "Drogas, diga não! Educar é o melhor caminho para prevenir" reuniu alunados e professores em um único propósito: a conscientização do uso das drogas na vida do ser humano. A proposta da secretária de Educação de União dos Palmares, Rimelc Shirley Lins, e equipe pedagógica da SEMED é sensibilizar e conscientizar as crianças e adolescentes quanto aos perigos do uso de drogas.

O projeto envolveu toda a comunidade escolar nas produções das atividades apresentadas e prestigiadas pelos alunos da educação infantil (linguagem e mensagens lúdicas) até os educandos que frequentam o ensino fundamental II.

A diretora geral Sandra Vieira e a coordenadora Cleonice da Silva lançaram o desafio aos professores e estudantes da Escola Municipal Dr. Antonio Gomes de Barros, situada no Distrito de Rocha Cavalcante. Os trabalhos deveriam contemplar: artes visuais, poemas, paródias, danças e peças teatrais. No auditório do Antonio Gomes a gincana foi prestigiada por todas as turmas e avaliada pelos olhares atentos dos professores.

As professoras Isabel Stevam e Adriana Inocêncio, juntamente com os alunos dos 7º anos, formaram um lindo coral cantando a música "O Careta" de Roberto Carlos. A professora Isabel iniciou seu trabalho com um vídeo e finalizou sua participação com slides de imagens sobre drogas e as modificações nefastas na vida dos usuários.

Os alunos do 9º anos, orientados pelos professores José Marcelo e Marcia Telma, apresentaram peças teatrais abordando o tema proposto. As equipes abusaram do humor e a plateia constantemente respondia com boas gargalhadas. Com falas e gírias dos seus vocabulários, eles passaram a mensagem para seus "PARÇAS" na prevenção do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

Participaram ainda das atividades os profissionais: Marcio Roberto, Tarciso Alberto, Quitéria Santana, Edjane Gomes e Josineide Bino, além dos funcionários de apoio e alguns pais e estudantes do vespertino. 

Pela celebração e comentários dos envolvidos o evento / exposição foi um sucesso pela importância de debatermos os perigos e os riscos com o envolvimento com drogas.

Que venham outros temas! 




Um poema heroico de Castro Alves, em homenagem ao Quilombo dos Palmares

O poeta baiano Antônio Frederico de Castro Alves (1847-1871) é símbolo da nossa literatura abolicionista, motivo pelo qual é conhecido como “Poeta dos Escravos”. No poema “Saudações a Palmares”, Castro Alves reafirma o caráter social da sua poesia e revive lembranças dos tempos de colégio.  
 
SAUDAÇÃO A PALMARES
Castro Alves
 
Nos altos cerros erguido
Ninho d’águias atrevido,
Salve – País do bandido!
Salve – Pátria do jaguar!
Verde serra onde os palmares
– Como indianos cocares –
No azul dos colúmbios ares
Desfraldam-se em mole arfar!…

Salve! Região dos valentes Onde os ecos estridentes Mandam aos plainos trementes Os gritos do caçador! E ao longe os latidos soam… E as trompas de caça atroam… E os corvos negros revoam Sobre o campo abrasador!…

Palmares! a ti meu grito! A ti, barca de granito, Que no soçobro infinito Abriste a vela ao trovão. E provocaste a rajada, Solta a flâmula agitada Aos uivos da marujada Nas ondas da escravidão!

De bravos soberbo estádio, Das liberdades paládio, Pegaste o punho do gládio, E olhaste rindo p’ra o val: “Descei de cada horizonte… Senhores! Eis-me de fronte!” E riste… O riso de um monte! E a ironia… de um chacal!…

Cantem Eunucos devassos Dos reis os marmóreos paços; E beijem os férreos laços, Que não ousam sacudir… Eu canto a beleza tua, Caçadora seminua!… Em cuja perna flutua Ruiva a pele de um tapir.

Crioula! o teu seio escuro Nunca deste ao beijo impuro! Luzídio, firme, duro, Guardaste p’ra um nobre amor. Negra Diana selvagem, Que escutas sob a ramagem As vozes – que traz a aragem Do teu rijo caçador!…

Salve Amazona guerreira! Que nas rosas da clareira, – Aos urros da cachoeira – Sabes bater e lutar… Salve! – nos cerros erguido – Ninho, onde em sono atrevido, Dorme o condor… e o bandido!… A liberdade… e o jaguar!

Parabéns, Jornalistas!