Pages

sábado, 29 de outubro de 2011

Queimadas da palha de cana-de-açúcar


Ontem por volta da 16h, o céu palmarino ficou escuro com a fumaça das queimadas da palha de cana-de-açúcar parecia que ia chover. Nessa época do ano é comum cair a fuligem em toda a cidade, como resultado das queimadas na zona rural do município.

Click nas fotos pra ver em tamanho normal

Blog JMarcelo Fotos Completa um Ano!!!






O blog JMarcelo Fotos completa hoje 1 ano de vida e eu nem imaginava que estaria aqui escrevendo algo sobre a data. A minha história com a fotografia vêm dos tempos que eu colocava fotos na minha página do Orkut.

As fotos de União dos Palmares sempre fizeram muito sucesso e rendia vários comentários, lembro que depois que comecei colocar fotos antigas da cidade e sociedade palmarina, o acesso ao Orkut aumentou muito e tive que fazer outro perfil.

Nesse período, conheci o Franco Maciel na Uneal onde cursavamos Geografia, hoje formados. Franco utilizava as minhas fotos para postagens no seu blog A Terra da Liberdade e logo depois as pessoas começaram a associar a minha imagem ao seu blog, tudo foi muito natural e acredito que foi uma parceria especial para ambos.

O blog JMarcelo Fotos foi criado na necessidade de expor as fotos, já que outras redes sociais estavam surgindo e as pessoas que antes estavam no Orkut migraram para o Twitter, Facebook e Blogs. Hoje não só publico fotos, também opino sobre os assuntos relacionados à União.

Quem acompanha as fotos desde o tempo do Orkut ver que muita das postagens são do meu dia a dia, onde vou levo a máquina fotográfica e tudo vira matéria para o blog. Algo engraçado é que meus amigos dizem que são vítimas das minhas fotos, isso porque os mesmos fazem parte do conteúdo das matérias que publico.

Eu procuro sempre engrandecer a cidade ou as pessoas que estão ao meu lado, o prazer que tenho de tirar uma foto de uma pessoa conhecida é a mesma que tiro das crianças na periferia. Nada de denegrir a imagem de ninguém, tenho o cuidado de até não aceitar comentários anônimos, mesmo que esses comentários sejam elogios as pessoas e ao Blog.

É claro que nem sempre as fotos são para engrandecer, moramos em uma cidade que cresceu muito nos últimos anos e temos problemas grandes, comuns em centros urbanos, como; poluição sonora, lixo por toda parte, trânsito caótico, cidadães vivendo em barracos e etc. Mesmo assim procuro fotografar e escrever com responsabilidade.

Nesse um ano o blog recebeu um presentão que foi a votação no Prêmio Maria Mariá onde o JMarcelo Fotos, ganhou o prêmio de melhor Blog Cultural, concorrendo com blogs especiais.

Quero fazer um agradecimento especial ao meu irmão José Maria, aos amigos Dallas Diego e João Paulo Farias pela colaboração.

E não poderia esquecer de agradecer aos leitores que todos os dias estão aqui, procurando notícias, se programando para os eventos, mandando seus comentários, vendo as novidades da cidade e pricipalmente se vendo nas fotos.

A todos meu muito obrigado e vamos nos diverti muito.

Sucesso para TODOS!!!

José Marcelo Pereira da Silva