Pages

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Exclusivo: Depoimento de Armando Assunção, autor do hino de União dos Palmares, para o blog JMarcelo Fotos


Meu pai chamava-se Sebastião Armando Assunção e minha mãe Aline Lins Assunção.Tiveram quatro filhos: Maria Celeste, Maria de Nazaré, Antônio Cleber (Falecido em 1964, então com 16 anos de idade), e eu: José Armando Lins de Assunção. Sou o último filho dos meus pais. Quando  eu nasci meus pais moravam numa casa situada em frente a praça Antenor de Mendonça Uchôa, depois mudamos para a rua Dr. Antônio Arecipo. Passei minha infância e juventude nesta casa.

Gostava de ouvir música num velho rádio que havia lá em casa, aprendia algumas musicas e gostava de me sentar numa cadeira de balanço e soltava a voz. As músicas que gostava nessa época eram canções românticas na voz de Moacir Franco, Nelson Ned, Ângela Maria, Luis Gonzaga e algumas canções mais antigas na voz de Francisco Alves, Orlando Silva, Agnaldo Timóteo etc. Havia também outras músicas que o serviço de alto-falantes do Sr. Maurino Veras mantinha na sua programação diária.

Na minha pré-adolescência surgiu o interesse pelo violão, era inicio da jovem guarda: Roberto Carlos, Golden boys, Renato e seus blue caps etc estavam agora presentes na vida daquele garoto. Havia uma rapaziada que se reunia na pracinha (Era assim que chamávamos a praça Antenor Uchôa) Jévio, Dida Lyra, João Lyra e outros que não lembro o nome. Eles se reuniam para tocar e cantar.

Eu ficava observando como tocavam as músicas e voltava para casa sonhando em aprender a tocar violão e cantar todas aquelas canções. Passei a existir dentro desse universo maravilhoso que é a música vivi uma infância tranquila em União. Na época ainda era uma cidade que podíamos sair a qualquer hora e jogar futebol em plena rua não havia notícias de assalto ou qualquer ameaça a tranquila União dos Palmares.

Estudei no grupo Rocha Cavalcante, Jorge de Lima e depois conclui o primário como assim se chamava o ensino fundamental. Conclui o ensino médio no Colégio Santa Maria Madalena.  Após essa etapa rumei para Maceió onde cursei  o científico no Colégio Moreira e Silva e cursei Psicologia no Cesmac. Atualmente estou concluindo o curso de Pós-Graduação em Psicologia Jurídica. Trabalho como psicólogo no NASF  (Núcleo de Assistência a Saúde da Familia) no estado de pernambuco onde resido desde 1997.

Seguindo  a trajetória musical, paralelamente ao meu trabalho como psicólogo, nunca deixei de trabalhar como musico. Continuo me apresentando em espaços de arte como fazendo apresentações pelo Brasil. No ano passado fiz um programa da tv câmara de Brasilia-DF, "Programa Talentos", que foi ao ar para todo o Brasil.

Estou com um novo projeto em andamento para gravação de um novo CD e os trabalhos seguem normalmente com a escolha do repertório. Estarei em São Paulo no próximo mês para, juntamente com a editora musical finalizar-mos a questão de liberação de musicas etc. Os meus parceiros de música são: Beto Santana, Luciano Holanda, Luis Carlos Ângelo e Heraldo de França.

Os Cds. que gravei pela gravadora Movie Play (Gravadora Portuguesa) segue em catálogo pelos países europeus. Estive me apresentando  no Teatro Municipal de Lisboa em Portugal em virtude do destaque que obtive nas apresentações que realizei em São Paulo através da secretaria Municipal de Cultura daquele estado. Tenho uma canção na trilha sonora do filme "Benjamim", a canção chama-se " O amor está no ar" de autoria de Agostinho dos Santos.

A minha história musical começou em União quando formei meu primeiro grupo de baile, nós nos reuníamos na festa da padroeira e juntos formamos uma banda. Nessa época eu tocava bastante com o Thales, um músico que não mora mais em União, porém ganhamos nosso primeiro dinheiro como músicos. Essa experiência nos mostrou que seria possível ganhar dinheiro fazendo musica.

Eu sempre gostei de caminhar entre as serras de União dos Palmares, principalmente a Serra da Barriga, reduto histórico do Quilombo dos Palmares. Todas as vezes que estive na serra do Quilombo percebi que havia uma energia singular e diferenciada, de certa forma consegui captar essa energia e transformá-la em verso.

Creio que a sutileza espiritual de Zumbi me fez sentir a grandeza daquele guerreiro que lutou pela liberdade do seu povo. A história de Zumbi esta atrelada a cidade e União dos Palmares, portanto eu acredito que não foi por acaso que fui agraciado em escrever em poucos versos a história desse povo maravilhoso que existiu antes de todos nós. Zumbi é o verdadeiro guerreiro da liberdade, contra todos os dominadores e exploradores daquela época. É Zumbi o eterno guerreiro da liberdade, eu, sou apenas um cidadão palmarino que pude lhe prestar uma homenagem através da minha arte como músico e artista que sou. Ao meu lado na construção dos versos estava o meu colega de andanças pela serra Antônio  de Almeida Soriano, hoje engenheiro agrícola no Rio Grande do Norte.

Sinto-me honrado e agradecido por ter escrito e música do o Hino de União dos Palmares. O professor Dilson Moreira defensor da história dos negros que ao tomar conhecimento desta música procurou encaminhar juntamente com a professora Maria Mariá ideia de transformá-la, a música em hino. Seguindo as etapas normais a câmara de vereadores votou e o prefeito Rosiber de Oliveira sancionou, transformando a canção: Zumbi, Grito de Liberdade, no Hino Oficial de União dos Palmares.

Meu caro Marcelo, gostaria de abrir um espaço  para falar de uma pessoa importante nos meios de comunicação em União dos Palmares nas décadas de 50, 60,70 e inicio dos anos 80, foi meu pai Sebastião Armando Assunção que com seu  espirito empreendedor levou para a sociedade palmarina o que havia de melhor naquela época que era o cinema.

Foi com o cinema que nós todos aprendíamos com os filmes e todos sonhavam e se divertiam com os vários flmes  apresentados durante a semana. O cinema era mágico e por muitos anos foi o mais importante meio de entretenimento do povo palmarino. Faça uma pesquisa sobre isso, você vai se surpreender  com a riqueza cultural daquela época. Meu pai foi um homem importante para o seu tempo, tinha uma visão privilegiada, pois ele sabia escolher os filmes que trariam diversão e conhecimento para a sociedade palmarina. A televisão ainda não tinha todo esse espaço que tem hoje e não tinha destruído  os valores morais das famílias brasileiras.

Hoje nós presenciamos o vasto repertório de banalidades e falta de respeito ao ser humano. Minha impressão é que a nossa civilização é decadente e não existe nenhuma perspectiva de melhora. Podemos ouvir certas "músicas" que banalizam a mulher e fazem apologia aos vícios que degradam e aniquilam milhares de jovens.

É como se tudo isso fosse normal, é como se esses comportamentos bizarros fossem um padrão"aceitável" de conduta. Eu digo NÂO a essa total falta de respeito as pessoas que vivem e trabalham honestamente para o crescimento desse nosso querido e amado Brasil.

Marcelo, percebo que a nova equipe do governo municipal de União dos Palmares, tendo como líder meu amigo de infância e juventude Beto Bahia  tem se preocupado no resgate dos valores históricos da nossa cidade, bem como na valorização dos seus artistas. Beto é um homem preparado, sua equipe é formada por pessoas comprometidas com o resgate desta rica e promissora União dos Palmares.

Quero agradecer e lhe parabenizar pelo seu trabalho e sua dedicação. Acredito que podemos mudar muitas coisas com planejamento e trabalho.

Abraço a todos vocês que sempre me trataram com carinho e respeito, estarei sempre a disposição para contribuir com este trabalho de engrandecimento e valorização da nossa terra, a terra do Zumbi dos Palmares. Viva União dos Palmares! Viva a Liberdade!

José Armando Lins de Assunção