Pages

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Oficina gastronômica divulga culinária quilombola na terra de Zumbi dos Palmares

 Parte das comemorações do Dia da Consciência Negra, ação terá participação de Mãe Neide Oyá D’Oxum, gastrônomos e professores

A mestra do Registro do Patrimônio Vivo de Alagoas e chef Maria Neide Martins, a Mãe Neide Oyá D’Oxum, apresenta a Oficina Gastronômica Sabores e Saberes da Terra de Zumbi, de 12 a 16 de novembro. O evento será realizado no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, em União dos Palmares, e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

A oficina visa organizar, promover e desenvolver a cultura quilombola tendo como base as tradições gastronômicas dos quilombos em Alagoas. A secretária de Cultura de Alagoas, Mellina Freitas, ressalta que a cozinha alagoana ainda não é lembrada pela culinária quilombola, apesar dos grandes avanços nos últimos anos.

“O conhecimento é um elemento diferenciador do mercado gastronômico em âmbito nacional. Quando um turista visita Alagoas, ele deve conhecer essa culinária típica, que é uma verdadeira aventura gastronômica. A oficina é de grande importância para dar mais visibilidade a ela”, afirmou a secretária.

Além dos conhecimentos gastronômicos da culinária afro, os participantes poderão conhecer um pouco mais da história e da cultura dos quilombos. "Esta é uma ação de divulgação dos saberes da cultura afro-brasileira e de fomento ao desenvolvimento da população, atendendo aos anseios da comunidade e dos pequenos negócios deste território”, explica Cláudia Puentes, da comissão organizadora.

As inscrições podem ser feitas pelo formulário online disponível no link http://bit.ly/InscricaoOficinaGastronomica. A oficina contará com uma equipe interdisciplinar, formada por gastrônomos e professores de diversas áreas das Ciências Humanas, que tratarão do contexto cultural a partir de diálogos transversais com os participantes. A atividade conta também com o apoio da prefeitura de União dos Palmares e da Fundação Cultural Palmares.

Programação

12/11 - Abertura da Oficina e palestra sobre Transmissão do Conhecimento, às 15h, no Auditório da Secretaria de Educação

13/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

14/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

15/11 - Aula teórica e prática, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

16/11 - Aula teórica e prática e finalização da Oficina, das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Cozinha do Parque Memorial Quilombo dos Palmares

Em Brasília, prefeito Kil garante recursos para creches e quadras públicas

Com a atual crise que a enfrenta a economia brasileira, os municípios vêm sofrendo com o cancelamento de vários repasses de verbas federais. Nos últimos dias, o Ministério da Educação paralisou diversas construções de creches e quadras em todo o país. Um quadro que está mobilizando vários prefeitos à Brasília para tentar reverter a situação. 

O prefeito de União dos Palmares, Areski Freitas (Kil), foi um destes casos. O gestor esteve nesta quarta-feira (07/11) em reunião com representantes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), na capital do Brasil, junto com o Diretor de Gestão, Articulação e Projetos Educacionais, Leandro Dami, e os deputados federais Isnaldo Bulhões e Maurício Quintella, onde garantiu a manutenção dos recursos para a continuidade das obras de quadras e creches que estão em andamento no município. “Jamais vamos permitir que a crise do Governo Federal impeça obras importantes para o desenvolvimento da cidade”, afirma o gestor. 

Em sua estadia em Brasília, o prefeito ainda esteve reunido com o ministro da saúde, Gilberto Occhi, em busca de viabilizar recursos para a saúde pública de União.
 
Secom