Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Zumbi dos Palmares é maior que todos os problemas

Mais um 20 de novembro celebrando o Dia da Conciência Negra no Brasil e os mesmos problemas de anos anteriores. Na cidade de União dos Palmares, onde está instalado o Parque Memorial Quilombo dos Palmares, na Serra da Barriga, hoje aconteceu as diversas homenagens ao Lider Negro Zumbi dos Palmares. Na programação grupos culturais de União e de outras cidades de Alagoas. A novidade foi o lançamento do selo e do cartão postal que será comercializado pelos correios em um tiragem limitada.

A Serra da Barriga ainda carece de um acesso melhor, além disso, o antigo refúgio dos quilombolas, tem problemas visíveis como: as palhas que cobrem as ocas, restaurante e demais espaços na serra estão deterioradas, bancos quebrados, caixa de som sem funcionar, dentre outros. Em 2010 eu já havia escrito algo sobre o problema, veja aqui. Genisete Lucena, representante da Fundação Cultural Palmares, informou hoje que na próxima semana começarão as reformas no parque e que possivelmente acabem antes dos 6 meses previstos. Lucena, acredita que com a reforma no parque, o acesso à Serra pode sair, já que não adiantará gastar tanto e só usar o parque no verão.

Esse ano o antecipamento do feriado para dia 16, fez com que muitos não podessem vim à Serra da Barriga. Muitas pessoas ligadas aos movimentos negros aproveitaram o espaço no palco para repudiarem a decisão do Governo do Estado e da Universidade Federal de Alagoas. Com a estiagem a Lagoa dos Negros deu um susto nas pessoas que lá estavam, pois estava praticamente seca.

No centro e em bairros afastados de União dos Palmares, a "dúvida" era se os estabelecimentos comerciais fechariam ou não e para não correr riscos a maioria dos empresários manteve tudo aberto. Quem não acompanhou a programação cultural esse ano na cidade se perguntava diariamente "Quem vem cantar este ano?" Muita gente não gostou de saber que não haveria nenhuma atração nacional. Pior para o turista e visitante local que, além de não ver nada caracterizado sobre o dono da festa na cidade, tem que pagar 15 reais (moto) ou 40 reais (táxis) para subir ao topo do platô da serra.

Mas a Serra da Barriga é maior. É bonito ver a dedicação dos religiosos de matriz africana nas homenagens aos lideres negros. É contágiante ver a felicidade dos capoeiristas. É esperançoso ver muitas de crianças lá. Enfim,  é renovador subir/descer a SERRA DA BARRIGA.

Viva Zumbi dos Palmares!
 
Lagoa dos Negros

Muita Emoção na Entrega de títulos e comendas


Aconteceu na noite de segunda-feira dia, 19, no auditório do Centro Antônio Gomes de Barros a cerimônia de Títulos de Cidadania Palmarina (TCP) e a entrega da Comenda Zumbi dos Palmares, onde foram entregues aos homenageados 12 títulos e 04 comendas. O presidente da câmara de vereadores, de União dos Palmares, Bruno Praxedes, abriu o evento que foi um dos mais emocionantes já vistos na cidade. O auditório estava repleto de  familiares e  amigos dos homenageados.

O diretor do Campus Zumbi dos Palmares (UNEAL), Reinaldo Sousa,  natural de Nossa Senhora Aparecida, no município de Sergipe, foi o primeiro a ser chamado para receber o Título de Cidadão Palmarino (TCP), o geógrafo disse que num “Estado como Alagoas, carente não só de educação, receber um título como esse é uma responsabilidade grande”. E acrescentou  "eu era mais feliz quando era ignorante, pois os conhecimentos adquiridos me deixam angustiados.". No final agradeceu ao vereador Bruno Praxedes dizendo que o título que recebeu dá forças para ver o Estado melhor, um país melhor.

O Juiz Federal Titular da 3ª Vara da Seção Judiciária de Alagoas, o Sr. Paulo Machado Cordeiro, recebeu o TCP das mãos do vereador Benedito José (Biu da Barra).Natural do Rio de Janeiro, implantou em União a Vara da Seção Judiciária, que no próximo ano terá uma sede própria na cidade. Radicado a mais de 20 anos em Alagoas, agradeceu dizendo “ Essa honraria que estou recebendo é para toda a justiça federal de Alagoas.
Bastante emocionado, o cantor e imitador Marlon Rossy, agradeceu a classe artística da União dos Palmares pelas parcerias que formadas nos anos que morou na cidade. Natural de Atalaia, o Maior Imitador do Brasil, título que conquistou no programa Tudo é Possível, da Rede Record, disse que o TCP, era muito importante porque ele se considera palmarino, na ocasião contou que populares de Atalaia sentem "ciuminhos" do carinho que ele sente por União. Marlon disse que sua família estava em São Paulo e concluiu dizendo que isso só foi possível pela ajuda que recebeu na cidade quando fazia um show e a sociedade comprava o ingresso.

A cada convidado a emoção tomava conta do auditório, a professora Ana Cardoso, natural de Santana do Mundaú, agradeceu ao vereador Fabian Holanda pelo título e ofereceu o prêmio para sua família presente ao evento e aos demais professores do município. Ana disse que foi muito feliz pela escolha da profissão, já que ama o que faz. O antropólogo Scott Joseph Allen, foi representado por Ruthe Barbosa, na carta que escreveu, falava da felicidade de trabalhar na Serra da Barriga, onde iniciou suas pesquisas em 1995 e que para ele a Serra da Barriga é muito importante para o mundo. Natural de Portsmouth, nos Estados Unidos, o professor agradeceu todo apoio ao prefeito Areski Freitas e a Elson Davi que foi seu aluno pela contribuição com a cultural local.  

O músico Jarbas Leite, natural de São Benedito do Sul, Pernambuco, disse que o pai foi muito feliz por ter trazido a família para morar em União dos Palmares. Jarbas disse que todos vieram de trem para a cidade, contando outras histórias da vida cultural palmarina, o ex-jogador de futebol do Zumbi e Bangu, disse que "essa noite é uma das mais importantes da minha vida". Gabriel Cavalcante representou o Pastor Edson Gomes, mas preferiu não falar pelo homenageado. Na platéia outros evangélicos foram prestigiar o pastor que nasceu em Maceió. 

Mãe Neide Oyá D'Oxum, natural de Arapiraca, disse que não poderia estar mais feliz, pois “receber o TCP na terra de Zumbi dos Palmares é algo maravilhoso”. A Yalorixá está trabalhando em União desde 2010 com a unidade do Grupo União Espírita Santa Bárbara (Guesb), que fica situado no Povoado Santa Fé. Estiveram presentes outros religiosos de Matriz Africana. Outros homenageados com o Título de Cidadão palmarino (TCP), foram: Antonio Tarcísio da Silva, natural de Primavera em Pernambuco, Drª Maria do Socorro, que trabalha no Posto de Saúde da Família do Distrito de Rocha Cavalcanti, Joberon Custódio, pernambucano da cidade de Ribeirão, Joberon servidor público do município, chegou em União em 1976. Ministro Humberto Eutáquio que é natural de Maceió.

A Comenda Zumbi dos Palmares foi entregue a Elizabeth Henrique da Silva neta em memória ao Mestre Caboclinho que morreu este ano. A palmarina Maria Clara Bugarim, que foi considerada pelo ex-presidente Lula da Silva uma das 100 mulheres mais influentes do Brasil, falou de sua infância e juventude feliz na cidade e do amor que sente pela família, alguns estiveram presentes no auditório.

O advogado Welton Roberto, disse que se sentiu um guerreiro com Zumbi dos Palmares, em uma de suas falas ele mencionou o Hino de União dos Palmares. Nascido em Osasco, São Paulo, o professor da UFAL, falou que “é preciso ter coragem para se ter liberdade”. O Secretário de Cultural de União dos Palmares, Elson Davi, fez um dos mais bonitos discursos da noite citando a importância da nossa cultura e dos nomes que nasceram aqui. O antropólogo, muito emocionado, não concluiu suas falas porque já estava em lágrimas.  

Areski Freitas mencionou todos os nomes que foram homenageados e disse que cada um contribuiu de alguma forma com o desenvolvimento de União dos Palmares. Kil, como é conhecido na cidade, disse que essas homenagens eram extensas a outros palmarinos de coração. O vereador Bruno Praxedes, agradeceu os demais vereadores por terem contribuídos com os prêmios da noite. Com exceção do vereador Gildo Brito, os demais vereadores compareceram ao evento onde entregaram os títulos aos homenageados e outros a exemplo de Edvan Correia Santos (Bobo), aproveitaram a ocasião para falar do evento que foi elogiado por todos.

O fotógrafo Clezivaldo Mizael e o jornalista Carlos Conce foram os mestres de cerimônia. A noite ainda contou com a participação da modelo Aline Ferreira, do reitor da UNEAL Jairo Campos, da Secretaria de Turismo Izabel Maia Gomes e outras autoridades.    
 
Mais fotos click, AQUI