Pages

sábado, 21 de dezembro de 2013

Então... É Natal!

Mês. De acordo com o dicionário formal, a palavra mês significa uma das doze partes do ano. Dezembro é uma dessas doze partes. O mês de dezembro é comemorado pelos Cristãos como sendo alusivo ao nascimento de Cristo. Cristão é toda pessoa que segue os ensinamentos do cristianismo. Cristianismo é o conjunto de religiões que seguem os ensinamentos de Cristo. Cristo é a pessoa considerada, pelos cristãos, como o filho de Deus.

Deus. Nomenclatura empregada para designar um ser supremo que comanda todas as coisas e que é pai de Todos. Todos é um adjetivo que se supõe não deixar nada de fora. Fora, contudo, é a expressão mais comum entre os pobres no mês de dezembro, no natal dos cristãos que acreditam em Cristo e que se dizem filho de Deus.

No comércio, os juros abusivos que levam milhares ao endividamento. A obrigatoriedade dos funcionários usarem um chapéu vermelho do natal americano e de sorrirem mesmo quando querem chorar. Nas ruas crianças usando uma espécie de asas com comercial nas costas, a fim de seduzirem clientes para as lojas. Nos calçadões das grandes cidades, jovens iludidos com o emprego rápido de final de ano. Comemorando sua escravidão moderna. Nas igrejas, mesmo cristãs, alusões a mesas fartas, mesmo não sendo esta a realidade de todos, mesmo sendo, todos, filhos do mesmo Deus.

Nas ruas, garotos nos sinais pedindo por um único pão, quando nas casas, “todos os filhos de Deus” se regozijam com perus, caviar, ao som de música erudita e muitas palavras cristãs. Nas casas, o sentimento de conforto, segurança, abastança. Nas ruas a dor do abandono, da insegurança, mesmo na fração do ano em que se comemora o cristianismo e a herança paterna de Deus.

“Então... é Natal, e o que você fez? Então... é natal, a festa Cristã do velho e do novo, do amor como um todo. Então... bom natal, e um ano novo também... que seja feliz quem souber o que é o bem”.

Meu feliz natal a todos que acreditam em um natal de verdade. Num natal do bom Deus. Não da C – Cola. 

É hoje


Informania


Outro canal

A Voz do Robertão é um blog feito com matérias exclusivas do Bairro Roberto Correia de Araújo, aqui em União dos Palmares. Veja AQUI