Pages

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Projeto Pioneiro De Ajuda a Obesidade Tem Sua Primeira Reunião Em União Dos Palmares

Maria Jaqueline Vivela dos Santos (jaleco verde) Assist. Social, Díria Mônica Faturista Hospitalar, Maria Do Rosário Feitosa Diretora Administrativa, Kathalyne Aglaya Psicóloga e Antônio Marcos Nutricionista.

Ontem aconteceu a primeira reunião do Grupo de Apoio a Obesidade, aqui em União dos Palmares, a iniciativa foi de Díria Mônica, funcionário do Hospital São Vicente De Paulo e abraçada por outros profissionais da área de saúde.

A palestra foi aberta pela Diretora do Hospital, Maria do Rosário pontualmente as 14:00h. Em suas primeiras palavras ela agradeceu as pessoas que se encontravam nas instalações da Escola Santa Juliana. Ela ressaltou a importância do grupo de apoio, onde cada um vai superar seus medos e limites ajudando o próximo.

A psicóloga Kathaline Aglaya no momento em que se apresentou disse que estava emocionada, ao mesmo tempo se sentia feliz por saber que outras pessoas também acreditam nesse sonho. Para ela, a partir daquele momento todos vão se beneficiar em conjunto. Kathaline nos dizia que além das reuniões que teremos quinzenalmente, os pacientes/amigos também podem ter o apoio dos profissionais no próprio hospital. A partir daí foi feito uma dinâmica com o grupo, onde se formaram sub-grupos e com isso passamos a conversar com os outros convidados.

A própria idealizadora do projeto, a estudante de Letras, Díria Mônica deu um depoimento onde falava da sua própria experiência com outro grupo de apoio que tem na cidade de Maceió e por motivos particulares resolveu trazer esse projeto para União. Díria falou sobre os cuidados com a ansiedade e como se comportar em relação às futuras perguntas, que virão dos curiosos.

Dr. Antônio Marcos falou da importância de uma boa alimentação, aliada com exercícios físicos. ao tempo que deu dicas e respondeu algumas perguntas. O nutricionista entregou uma ficha que será devolvida nas próximas reuniões. No primeiro momento foi feito uma pesagem individual e a entrega de uma solicitação para exames de sangue, com essas informações o médico e a equipe do hospital passarão os respectivos regimes ao grupo.

A reunião ainda teve a participação de Lira, da Pastoral da Criança, que relatou para o grupo o trabalho que ela e as outras voluntárias vêem fazendo com mães e crianças que tem o problema da obesidade.

Na primeira reunião um total de 35 pessoas escutaram e deram suas opiniões a respeito do projeto pioneiro aqui em União dos Palmares, na apresentação e no lanche que foi oferecido ficou evidente a felicidade de todos naquele momento.

Além dos encontros, o grupo se comunicará e terá informações através da criação de um blog e de um perfil no Orkut.






A próxima reunião será no dia 11 de Maio ás 15:00h
Local Escola Santa Juliana, em frete a Praça da Alimentação

Escola Estadual Rocha Cavalcanti: 83 Anos Contribuindo Na Construção De Uma Escola Pública De Qualidade


ESCOLA ESTADUAL ROCHA CAVALCANTI - PATRIMÔNIO HISTÓRICO PALMARINO

Construída na segunda década do século XX, a Escola Estadual Rocha Cavalcanti foi inaugurada no dia 28 de abril de 1928, representando para a cidade de União dos Palmares um dos elos de formação das consciências palmarinas ao longo dos séculos. Seus traços neoclássicos, que lhe conferem o título de mais belo exemplar arquitetônico em nossa terra, deleitam as almas dos palmarinos e visitantes.

Nossa escola está localizada na zona urbana de União dos Palmares. Por ser um prédio histórico, no centro da cidade, é fácil de ser encontrado. É bem conhecido, pois foi a primeira escola construída na zona urbana do município. Seu nome foi dado em homenagem ao Dr. Francisco da Rocha Cavalcanti, fazendeiro de grande projeção na agricultura e na pecuária local, além de destaque na política que o fez vice-governador do Estado.

Esta unidade de ensino vem oferecendo os serviços de iniciação aos estudos há 83 anos. Muitos palmarinos tiveram acesso “às primeiras letras” nas suas dependências, tais como Maria Mariá de Castro Sarmento e muitas outras pessoas que hoje são referência na história da região e que atuam ou atuaram como educadores nesta instituição.

Seu funcionamento está autorizado pela Resolução 054/2010 CEE/AL, publicada no Diário Oficial do Estado de 16 de junho de 2010, e Portaria nº. 508/2010, publicada no Diário Oficial de 26 de julho de 2010. As atividades são distribuídas durante os 03 turnos, nas cinco salas de aula e laboratórios de informática e de ciências. Temos 157 alunos matriculados no Ensino Fundamental (3ª ao 5ª ano), 484 alunos no Ensino Médio - Modalidade Normal (1ª ao 4° ano), além do Programa de Formação de Docentes em Exercício (PROINFANTIL). Este programa funciona mediante parceria com uma universidade e a Secretaria Estadual de Educação, porém é jurisdicionado a esta instituição de ensino.

Mesmo apresentando um belíssimo arrojo arquitetônico, as limitações de espaço físico da escola dificultam ou impedem atividades recreativas e a circulação dos alunos nos intervalos e solenidades realizadas. Além disso, a escola não apresenta dependências importantes como auditório, refeitório e quadra esportiva, que não podem ser criados por se tratar de um prédio tombado (não pode ser modificado nem ampliado). Atualmente são notáveis os problemas estruturais que nos atentam à necessidade de reforma geral, constantemente comunicada aos órgãos competentes.

Comemorar o octogésimo terceiro aniversário da nossa querida escola nos faz refletir acerca da dimensão da importância desta instituição para a comunidade da região Serrana dos Quilombos. Tal reflexão nos leva a demonstrar a gratidão a todos aqueles que já fizeram ou ainda fazem parte deste grupo, que ao longo dessas décadas vêm colhendo os ótimos frutos de uma boa prática sócio-pedagógica na sociedade.

“Escola Estadual Rocha Cavalcanti: 83 anos contribuindo na construção de uma escola pública de qualidade”

Texto adaptado do “Histórico da Escola Rocha Cavalcanti”, por George Araujo Barbosa de Sena, em 28 de abril d 2011.

" Ensinar é Uma Profissão Árdua e Trabalhosa " Maria Salomé Ferreira De França


Um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino desta cidade, construído em linhas
Arquitetônicas do inicio do século.

União dos palmares 28 de abril de 2011. Prezados colegas e queridos alunos.

Quiseram as circunstâncias que eu aqui estivesse como professora deste grupo escolar, participando com grande entusiasmo das festividades que comemoramos todos os anos de sua fundação. Sinto-me plenamente compensada por isto, porque este é um caso incomum no ensino do nosso estado. Daí a justificativa de meu entusiasmo.

No entanto com a inesquecível colaboração de todos, sei que ao longo dos anos as dificuldades foram contornadas junto ás pessoas que fazem a família Rocha Cavalcanti. O que mais acentua a minha consciência do dever cumprido. Ensinar é uma profissão árdua e trabalhosa, bem o reconheço, pois lidar com crianças e adultos das mais diversas mentalidades requer qualidades excepcionais, aqueles que abraçaram essa profissão parabéns! Mas por deferência á data de hoje estou aqui com um só pensamento numa só alegria, sem queixas nem ressentimentos, comungando todos desta atualidade, que é octogésimo terceiro de nosso velho e querido Rocha Cavalcanti.

Neste dia inesquecível para todos nós, agradeço penhoradamente ás expressivas homenagens que a mim prestaram. Vejo na fisionomia de todos aqueles que nesta escola trabalharam para trazer o calor do aplauso e o incentivo de sua admiração inequívoca, leal, espontâneo. E a maior compensação para todos dirigentes e professores que deixaram o marco de sua passagem por este tradicional educandário é saber que estas salas outrora foram povoadas de crianças irrequietas, mas estudiosas, muitas delas hoje são pessoas que se destacaram lá fora, nos mais altos ramos da atividade humana, honrando sua velha escola, seu povo, sua terra.

Portanto, aliada a esta data 28 de abril de 2011, obrigado aqueles que colaboraram para o desenvolvimento desta memorável instituição que irá marcar para sempre a história da educação de União dos Palmares. E eu, como ex professora serei grata para sempre em meu coração a lembrança dos anos felizes que aqui passei e invocar, em todas as situações que a vida nos há de proporcionar, a figura querida desta escola e, com mais vigor, a data de hoje, dia do seu aniversário que é sem duvida, um dia que marca todos nós que por essa escola passamos.

Blog Escola Rocha Cavalcanti