Pages

sábado, 4 de agosto de 2012

Central de Atendimento à Mulher


A Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180 – funciona 24 horas por dia, de segunda à domingo, inclusive feriados. A ligação é gratuita e o atendimento é de âmbito nacional.

Atendimento qualificado – A Central funciona com atendentes capacitadas em questões de gênero, nas políticas do Governo Federal para as mulheres, nas orientações sobre o enfrentamento à violência contra a mulher e, principalmente, na forma de receber a denúncia e acolher as mulheres. Utilizam um banco de dados com mais de 260 perguntas e respostas elaboradas com base nas informações disponíveis na Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e em todas as denúncias já recebidas por sua Ouvidoria. A capacitação das atendentes foi desenvolvida em parceria com o Instituto Patrícia Galvão, de São Paulo.

A criação da Central atende a uma antiga demanda dos movimentos feministas e de mulheres e de todos aqueles que atuam no contexto de mulheres em situação de violência. Além de encaminhar os casos para os serviços especializados, a Central fornecerá orientações e alternativas para que a mulher se proteja do agressor. Ela será informada sobre seus direitos legais, os tipos de estabelecimentos que poderá procurar, conforme o caso, dentre eles as delegacias de atendimento especializado à mulher, defensorias públicas, postos de saúde, instituto médico legal para casos de estupro, centros de referência, casas abrigo e outros mecanismos de promoção de defesa de direitos da mulher.

As beneficiárias diretas desse serviço serão as mulheres, mas o enfrentamento à violência contra a mulher repercute positivamente sobre toda a sociedade. Com a Central de Atendimento, todas as mulheres poderão receber atenção adequada quando em situação de violência, sem nenhuma exposição, pois o sigilo é absoluto e a identificação será opcional. Mas não só as mulheres que podem acionar os serviços. Homens que queiram fazer denúncias de casos de violência contra a mulher serão bem acolhidos.

A Central de Atendimento à Mulher é uma parceria da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM) e as empresas Embratel, Eletronorte, Eletrobrás, Furnas e do Disque Denúncia do Rio de Janeiro.

Bloco a Franga da Madrugada fará concurso de bate cabelos no carnaval 2013.


Alicia e convidados no 1º Concurso de Cabeleireiros e Maquiadores em 2012

Quem ver as performance das Dreg queens nos concursos de bate cabelo fica imaginando como esses artistas conseguem movimentar a cabeça e os cabelos por tanto tempo. Os vídeos que chegam diariamente na internet são um sucesso. A dreg Alicia Alcântara já tinha vindo a União dos Palmares em 2010 mostrar porque é tão requisitada quando o assunto é bate cabelos.

Alicia Alcântara, que nos seus documentos é registrada como Leornado André, disse que seus trabalhos são mais para o público hétero, já que o público GLBTT prefere as performances dos artistas de outros Estados. Alicia veio de Pernambuco com a família aos 3 anos de idade, mas segundo ela sente-se tão alagoana que já venceu o Miss Gay Marechal Deodoro duas vezes (2010 e 2011). Quando não está se apresentando, Alicia cuida do visual dos clientes já que trabalha com cabelos e maquiagem.

Alicia disse, em nosso bate papo, que não teve tantos problemas com os preconceitos, mas sua família ficou temerosa com problemas futuros quando ele se assumiu. Segundo a dreg hoje tudo está tranquilo como deve ser e para ele o preconceito tende a diminuir como passar dos anos.

Em 2010, Alicia se apresentou em União usando perucas, porém revelou que não se apresentará mais com perucas, pois elas correm o risco de cair. O organizador da bloco canavaslesco Franga da Madrugada, Léo Sarmento, disse que no carnaval de 2013 teremos concurso de bate cabelo.

Alicia em maio de 2010 em União dos Palmares

Beto Baía e Eduardo Pedrosa visitam a feira livre de União



O candidato a prefeito da oposição, Beto Baía (PSD) e seu vice, Eduardo Pedrosa (PMN), estiveram na manhã deste sábado, 5, visitando a feira livre de União dos Palmares, localizada no centro da cidade.

Junto com os candidatos a vereador: Sergio Rogério, Madalena do Conselho, Céa e correligionários. A comitiva se concentrou durante toda a manhã na feira de roupas, que se estende por quase toda Avenida Monsenhor Clóvis.

O candidato teve boa recepção na feira e ouviu de muitos feirantes inúmeras reclamações, entre elas, a maioria teme que a Feira seja transferida do centro da cidade para a antiga Rua do Jatobá, às margens do Rio Mundaú. “Não quero que a feira saia daqui”, exclamou uma feirante quando viu Beto.

Segundo, Beto Baía, casos seja eleito, a feira não irá sair do centro da cidade, mas sim organizada. “Desde que nasci que essa feira está aqui e hoje é considerada uma das maiores do Estado, temos que investir cada vez mais aqui”, disse.


Site O Relâmpago