Pages

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Quando tudo parece estar perdido: Chega a Copa! E se perde o pouco que se tinha!



Por Reinaldo Sousa, Havana – Cuba,
Em 15 de maio de 2014, ano da Copa e não do Nosso Senhor!. 

Como diria Galeano que, paradoxalmente, gosta de futebol: “não tenho a intenção de convencer ninguém. Afinal, convencer é também uma forma de colonização do outro”. Contudo, apesar de gostar de Futebol ele não se exime da tarefa de fazer as críticas necessárias a essa forma tão forte e contemporânea de alienação.

Não me vejo em meio a essa grande massa que grita “gol” todas as vezes queum dos 22 jogadores em campo consegue a “difícil”, “árdua”, “complexa” e “trabalhosa” tarefa de fazer com que uma esfera de couro, preenchida com ar, ultrapassa a linha demarcada por um retângulo composto por três hastes de madeira e a linha do solo. 

Nada contra a prática desportiva, afinal necessitamos de exercícios para manutenção desta máquina incrível chamada corpo. Contudo, não consigo digerir a ideia de mercado a que essa prática foi submetida. Ninguém me convence dos valores pagos para estes jovens, muitas vezes em formação ou sem formação alguma, ou para seus algozes empresários, redes de tv, políticos etc. etc. 

No final do século XIX Marx alertava para o ópio do povo: a religião. Ele não fazia ideia do que seria o futebol. Só para uma ligeira compreensão da crítica: o simples salário de um mês de “trabalho”? de Neymar (ganhando para correr por algumas horas atrás de uma bola, ou para ocupar seu tempo com a dura tarefa de fazer exercícios físicos) é suficiente para pagar o salário de todos os Professores Doutores de Geografia da Universidade de Havana – Cuba, por simplesmente 120 anos. Se alguém tem coragem de dizer que isso é normal, o problema não é meu. Mas não posso me dar ao luxo de dizê-lo. 

Não é necessário dizer, para me convencer de que o futebol é mais uma forma de alienação, que a cada 5 segundos uma criança, menor de 10 anos, morre de fome, que 37.000 pessoas morrem de fome a cada dia e que 1.000.000.000 (um bilhão) de pessoas no mundo são mutiladas pela subalimentacão permanente. Isso, contraditoriamente, num mundo que se produz alimentos suficientes para 9.000.000.000 (nove bilhões) de pessoas, mas cujos alimentos industrializados estão alimentando as máquinas, através dos combustíveis, ou ao gado europeu para manutenção do “modus obesus” das sociedades consumistas. 

Mas que fique claro: não estou convidando ninguém a manter seu televisor desligado durante a Copa. Apenas pedindo que pensem todas as vezes que gritarem “gol!” em milhões de pessoas que gritam “comida”! 


 Mandem seus textos e fotos para os e-mails: jmarcelop_7@hotmail.com ou jmarcelop7@gmail.com

Vamos ter São João em União dos Palmares?

 O cantor Beto Barbosa na Festa do Milho em União dos Palmares
 
Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos

Livro de Walcyr Carrasco vira peça e terá adaptação e direção de Rhommel Bezerra


O livro “Estrelas Tortas”, do escritor e autor de novelas Walcyr Carrasco, vai virar peça, com adaptação e direção a cargo do Rhommel Bezerra (de “Comum de Dois”), do Grupo Itinerante. Para definir os nomes do elenco, serão realizados testes neste mês, no Rio de Janeiro, e as inscrições podem ser feitas até o dia 12 pelo e-mail elenco.estrelastortas@gmail.com, mediante envio do material.

A chamada convoca atores a atrizes maiores de 18 anos e com DRT. Os candidatos também devem ter disponibilidade para ensaios noturnos entre maio e julho.

“Estrelas Tortas” foi lançado em 2003 pela editora Moderna, e conta a história de uma paraplégica. Marcella é uma jovem bonita e ativa, que sofre um acidente de carro com a mãe ao volante, e passa a enfrentar um cotidiano cruel, tendo que se adaptar à perda de movimentos. 

Cada capítulo é narrado por um dos amigos ou familiares da protagonista, mostrando diferentes pontos de vista da tragédia.

Fonte:

Walcyr Carrascos com alguns atores de Amor à vida, sua última novela na Rede Globo (Foto: Instagram / Reprodução)

Lembrando que você leitor/amigo pode entrar em contato comigo através do Facebook, AQUI na comunidade do blog e AQUI, onde vocês encontram conteúdo exclusivo e, ainda, pode me seguir no Twitter no @jmarcelofotos