Pages

sábado, 13 de outubro de 2012

Parabéns União dos Palamres, pelos seus 181 anos!!!

Foto do professor Sandreilson Lima

As vitórias de uma cidade é um processo lento e de difícil obtenção. Depois de algumas conquista, começam os esforços em busca de projetos direcionados ao desenvolvimento e que possam vir a sustentar toda uma comunidade. 

Sendo assim Emancipar, trás consigo a ideia de desenvolvimento e de caminhar com as próprias pernas. É nesse contexto que vejo a nossa amada “Terra da Liberdade”: Cidade de grandes conquistas e trabalhos. Uma cidade é sempre mais importante do que quem a governa. Uma cidade é sempre maior do que projetos pessoais e políticos.

Graças a isso e ao seu povo trabalhador, guerreiro e determinado, União dos Palmares chega aos seus 181 anos, enchendo-nos de orgulho e fazendo com que apliquemo-nos cada vez mais a defender essa terra e a nossa gente. Desejo, contudo que nosso município continue a trilhar o caminho do desenvolvimento e do sucesso! Que a nossa querida União continue prosperando por muitos e muitos anos!

Parabéns a todas as famílias Palmarinas, que fazem desta cidade, destaque no cenário regional. Orgulhosamente me insiro no rol daqueles que saúdam a cidade pelos seus 181 anos de fundação. PARABÉNS UNIÃO DOS PALMARES!
 
  
 Não haverá festas no dia da Emancipação em União dos Palmares 


Diferente do que já é tradição todos os anos no município, não haverá festa de comemoração dos 181 anos de Emancipação Política de União dos Palmares, neste dia 13 de outubro, lamentavelmente. Por coincidência ou não, não sabe se o adiamento do desfile das bandas de fanfarra das escolas, shows e outras comemorações foram suspensos por conta da derrota nas urnas do candidato da situação, Manoel Gomes de Barros (PSDB).

Ano passado a cidade viveu um momento importante com uma programação variada de inaugurações, atividades festivas, cultos ecumênicos e shows, que começou no dia 7 e foi até o dia 13. Entre as comemorações do ano passado, a entrega do Museu Casa de Maria Mariá, que passou por uma polêmica e total reforma, porque teve parte do seu acervo danificado. Esse ano a Prefeitura anunciou que não haverá festas.

Uma pena isso. Quando eu era menina essa data era uma das mais aguardadas pela população. Até os ensaios das bandas eram uma festa para a adolescência e juventude, que não tinham opções de lazer e acompanhava todo o percurso que as bandas faziam pela cidade nos ensaios, que aconteciam à noite. União dos Palmares precisa ser valorizada pela sua importância histórica. É necessário que o prefeito eleito Beto Baía (PSD), que assumirá no próximo mês de janeiro, faça um resgate cultural da Terra de Zumbi, juntando todas as forças do município.

A eleição já passou os palanques precisam ser desarmados. Beto vai governar para todos os palmarinos e não só para quem o apoiou. O celeiro da liberdade tem talentos e valores que precisam ser valorizados e apoiados, todos, independente de partidarismos e questões políticas. São talentos que ainda não foram revelados e reconhecidos, porque não tiveram oportunidade.
HISTÓRIA
Segundo os historiadores, os primeiros indícios de presença humana em União dos Palmares datam de finais do século XVI, quando os negros fugitivos dos engenhos de açúcar dos atuais estados de Alagoas e Pernambuco chegaram à Serra da Barriga, onde instalaram a sede do Quilombo dos Palmares, o maior símbolo de liberdade do país.

O Quilombo dos Palmares foi a primeira tentativa de vida livre promovida pelos trabalhadores africanos nas Américas, surgindo por volta de 1580, durando até 1695, ano em que foi morto Zumbi, seu principal líder, pelas forças comandadas pelo bandeirante Domingos Jorge Velho.

Por volta de 1730, o português Domingos de Pino chegou à região, onde construiu uma capela dedicada a Santa Maria Madalena. Daí, o primeiro nome oficial do lugar: Maria Madalena.
Já no Império, quando da visita da imperatriz Leopoldina, mudou-se o nome para Vila Nova da Imperatriz, em 1831, quando a vila ganha autonomia administrativa, após desmembrar-se do município de Atalaia. Assim chamou-se até meados do século XIX.

Em 1889, recebe por meio de Decreto de Lei a condição de cidade e passa a chamar-se União pelo decreto de 25 de setembro de 1890. Essa mudança de nome se deve à união ferroviária entre Alagoas e Pernambuco.

Mas o nome definitivo da cidade só veio a ser dado em 1944, quando houve o acréscimo de Palmares ao nome da cidade, em homenagem ao Quilombo dos Palmares. (Com informações da Wikipédia, a enciclopédia livre)

Olívia de Cássia Correia de Cerqueira - Jornalista - MTb/381/AL

Que Deus nos dê paz e harmonia 

VISITE MEUS ENDEREÇOS:
http://oliviadecassia.blogspot.com
http://www.tribunahoje.com/blogs/31/olivia-cerqueira

 Elayne Marques de Jesus

União, terra adorada! Aconchego palmarino, terra boa de viver; Lar de crescimento constante, mesmo retardado pela omissão e ambição de tantos... Lugar onde a violência tem vitimado muitos, onde a melhor qualidade de vida é para poucos, mas uma terra querida onde homens e mulheres, mesmo sob tanto penar superam as dificuldades e fazem uma história de luta por dias melhores, com hombridade, humildade, 'união e trabalho'.

União querida! Esse teu povo não foge e nem fugirá à luta e, com muita fé e esperança, continuarão dando o melhor de si para vê-la pelos olhos da vitória, do progresso, longe da violência, do desemprego, da pobreza e, de tantos outros males.

Neste 13 de Outubro, não são apenas 181 anos de nossa cidade, são 181 anos de uma história que merece ser lembrada a cada dia para que sirva de exemplo aos que irão "escrever as próximas páginas" de nossos tempos!

Felizes festejamos por mais um ano de grandes feitos, acontecimentos... E de coração, não só teus filhos palmarinos, mas cada um dos que escolheram esse lugar pra viver, desejam todos num só pensamento: "PARABÉNS UNIAO DOS PALMARES!".

 Luiz Modas
Eu Palmarino, não poderia perder essa grande oportunidade de parabenizar a nossa cidade por mais um ano de emancipação política de nossa querida União Dos Palmares. Parabéns a todos os governantes que fizeram crescer a cidade e ser o que ela é hoje. Essa cidade maravilhosa, parabéns a todos!!! Um grande abraço do amigo Luiz Modas a todos os Palmarinos!

 Que presente você daria para União?

Sábado dia 13 de Outubro União dos Palmares completa 181 anos de emancipação política. Será que a nossa querida cidade vem recebendo bons presentes? Qual sua evolução durante esse período? Será que no estado de Alagoas existem cidades, até mais jovens, que ganharam presentes mais significativos? Vejamos a cidade de Arapiraca. Com apenas 88 anos de emancipação ganhou de presente: 155 escolas ( 84 municipais), 53 escolas privadas, 1 escola federa (IFAL), 2 universidades ( UFAL E UNEAL),  9 faculdades particulares do CESMAC e um hospital regional.

Percebemos que nossa amada cidade  fez 100 aniversários a mais que a Jovem Arapiraca, ou seja, teve muito mais chances de ganhar bons presentes (nada mais que 100 chances). Observamos, ao caminhar pela saudosa Avenida Monsenhor Clovis Duarte, que o tempo não lhe trouxe grandes mudanças, pois nossos gestores só maquiam uma pseudo-evolução. Quero aqui listar alguns presentes para minha saudosa e amada União dos Palamres: 1 Hospital Regional, 1 Universidade Federal, 1 Instituto Federal e 1 Teatro e 1 “memória política” para todos os gestores que passaram pela prefeitura e esqueceram de dar bons presentes para nossa União dos Palmares.
  
Parabéns para cidade! Porque continua rindo mesmo sem ganhar “valiosos” presentes.

Paulo Basiliano

181 anos . – há 181 anos nossa adorada terrinha conquistou o que podemos chamar de independência, libertou-se de Atalaia. Não nasci aqui, mas tenho um orgulho enorme de morar há 10 anos nessa terrinha. E tem como não se apaixonar por essa tal terra da liberdade? Como não se apaixonar onde nasceu um alagoano tão ilustre como Jorge de Lima? Como não se apaixonar por essa terra que não, não é perfeita, mas a cada dia sua população anseia melhorar?

E é disso que precisamos: tentar melhorar. Porque está marcado nessa historia que o povo palmarino é um povo forte, guerreiro e disposto a lutar. Um povo que cresce a cada amanhecer, e foi por isso que nos emancipamos de Atalaia. Aqui o solo radia liberdade, radia beleza, força e fé.


Mas também é aqui que há diversos problemas na saúde, na educação etc. E espero que independente do governo, do prefeito... Enfim espero que União cresça, que se tenha empregos o suficiente para a população, que o estudo daqui melhore muito, que a saúde tenha uma grande melhora. Espero de coração conscientização desse povo de União. Espero que um dia nossa cidade se destaque positivamente. Espero que um dia eu consiga criar meus filhos com uma boa expectativa de vida. Espero que a cidade nós dê mais orgulho do que já nós dá. Espero que um dia Zumbi não se revire lá no céu e diga: ‘foi nessa cidade que dei o grito de liberdade’.


Desejo que mais 181 anos sejam comemorado, e que hoje se faça uma grande festa pois essa cidade merece, esse povo merece. Comemorem os 181 anos, e que possamos comemorar mais e mais anos numa cidade bem melhor.

Escutem o hino, honrem sua bandeira, lembrem de sua historia, agradeçam a Santa Maria Madalena e bata no peito com orgulho e diga: Sou palmarino (a).


Milena Medeiros