Pages

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Minhas férias na cidade do meu amor Por Fabiana Vieira

Inicialmente, vou contar como nos conhecemos. Eu conheci o Rogério atráves do Facebook, quando postei algumas fotos de paisagens, e ele comentou, então começamos a conversar, eu o adicionei e surgiu uma amizade, descobrimos afinidades, conversavamos sempre, depois de um tempo ele me pediu em namoro e é claro, que eu ACEITEI !!
 Matéria completa AQUI
 

"Murici tem cultura, só basta ser enxergada." Wanderson Gomes


Encontrei com o blogueiro Wanderson José Francisco Gomes neste sábado, dia 22, no Festival Integrado de Artes Linha de Produção aos pulos curtindo cada banda e fazendo a cobertura do festival para o seu blog, o Cultura ao LadoNatural de Murici e terminando o curso de Ciências Sociais na UFAL. O seu TCC aborda o carnaval da cidade, que é um fenômeno na região. O Bloco Tudo Azul, com todos os foliões pintados de azul, arrasta uma multidão de mais de 65 mil pessoas. Gomes faz uma trajetória no tempo e através da sociologia tenta desvendar o sucesso do bloco para a cultura da cidade.

Mas Murici não é só carnaval. Wanderson destaca na cultura local as festas religiosas, entre elas a procissão do Padre Cicero, que termina com a romaria ao Juazeiro do Norte, e o Festival da Natureza, evento de música pop que acontece em novembro e atrai cada vez um público maior. Outra grande atração da cidade é a reserva de mata atlântica com várias cachoeiras e, principalmente, os pássaros que só existem na zona rural do município.

Wanderson diz que a cidade é acolhedora, mas a parte rural é mais bonita. A parte urbana (que sofreu com as enchentes) tem que se estruturar e ter espaços para a juventude. A cidade, segundo ele, não tem espaço para um público mais alternativo, o que faz com que as pessoas se desloquem para União, Arapiraca ou Maceió.
   
O blog Cultura ao Lado surgiu de várias influências que tratam de cultura em geral, normalmente excluída dos grandes veículos de comunicação. Como não tinha esse portal em Murici, ele resolveu criar para divulgar a cidade. Há um projeto com um selo do blog para divulgar os eventos de expressões culturais.

Aos 23 anos, o futuro sociólogo vem juntando os amigos e com estudos mostra a sociedade muriciense que a cultura da cidade é importante para a identidade da população e das futuras gerações.